sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Improvável Dragão - O Caminho Marítimo para a conquista do Título

Olá amigos Dragões e outros demais que seguem connosco neste Mundo Azul e Branco.

Antes de mais pedir desculpa pela minha ausência nas ultimas semanas mas não me foi possível dar a atenção e o tempo necessário que este espaço merece. Este mês tem sido um pouco complicado e não me foi possível comentar as ultimas incidências desportivas.

A minha ultima aparição foi antes de visitarmos Braga, nela fiz a minha previsão do caminho para o titulo e ele está realmente cada vez mais perto mas não podemos baixar a guarda, este fim de semana temos para mim a jornada que vai deixar realmente claro se o nosso adversário mais directo vai poder sonhar mais um pouco ou não. Isto porque como sabemos é nesta jornada que eles depositam a esperança de nos ver chegar a um jogo com o Sporting em casa mais pressionados, já que nós ganhando amanhã na Madeira ele sabem que na próxima semana não deixaremos fugir o título em nossa casa!! Se jogarmos com a pressão da pontuação aí sim as coisas podem ser mais complicadas!!
Por tudo isto espero amanhã ver um Porto à imagem do clube que somos, um Porto guerreiro, forte, inabalável. Que o nosso treinador consiga passar uma mensagem aos jogadores (eles tbm têm já de saber) de espirito combativo e de que o sonho é já ali mas só será alcançável se estivermos bem acordados até ao fim do jogo, então depois dele acabar e termos conquistado a vitória poderemos dormir e sonhar!!
Não podemos baixar os braços antes da conquista final, isto tem de ser como na luta com quem nos anda a usurpar os direitos que este mês festejamos a conquista (os direitos que Abril consignou), não podemos baixar os braços pois se os baixarmos eles até nos comem vivos!! Sabemos bem que atrás de nós estão sedentos, aqueles que há 30 anos pouco ou nada ganham e sabemos que se nos desleixarmos vamos dar-lhes oportunidade de voltarem a sonhar!!
Assim qual Vasco da Gama que descobriu o caminho marítimo para a India nós teremos de ser os navegadores que vamos descobrir o caminho marítimo para a conquista do Título.
Eu acredito que seremos capazes de o fazer, somos melhores que o adversário que vamos encontrar mas sê-lo não basta, temos de demonstrá-lo durante os 90 minutos!! Ganhar amanhã é dobrar o Cabo das Tormentas, depois é seguir viagem acautelando os perigos para chegar ao destino e mostrar que passados mais de 500 anos no reino do Dragão existem homens da mesma fibra dos que partiram nesses anos longínquos!!

Sim pois de cada vez que olho para o estado do País, fico triste, pois segundo diz a história nós somos portugueses, descendentes de quem descobriu o caminho marítimo para a India, de quem descobriu o Brasil, de que fez a 1ª travessia aérea do Atlântico, eu quero acreditar que o somos, principalmente nós os Portistas, mas ás vezes penso que olhando no estado em que estamos e vendo tanto comodismo, duvido que sejamos descendentes de quem fez esses feitos, fico com a ideia que realmente não somos dessa descêndencia e que somos descendentes é dos que cá ficaram, os famosos Velhos do Restelo. Como eu sou Portista, adepto de um clube vencedor, que não vira a cara à luta, quero então que amanhã e todos os dias demonstremos que os Velhos do Restelo estão lá, na cidade que tem o local que lhes deu o nome!!!
Aproveitar esta altura para agradecer ao nosso principal Timoneiro pelos 30 anos de dedicação ao nosso clube!! Como ele o diz numa destas entrevistas relativas aos 30 anos de presidência: Eu não sou o presidente, sou é mais uma adepto!!! Palavras em tudo idênticas às que Bielsa ontem deixou depois de o Athletic se apurar para a final da Liga Europa: «Não levei Athletic à final, só o acompanhei»
Eu não gosto da alusão que alguns querem fazer dizendo que Pinto da Costa é o FCP, para mim o FCP somos todos nós e o Pinto da Costa com essas palavras mostra que também não quer essa colagem.
Só homens que vivem com paixão aquilo que fazem são capazes de produzir tais palavras!!


Vamos Porto, terra firme é já ali!!

Abraços e até para a semana
João Carlos

3 comentários:

  1. Excelente como sempre, João Carlos.
    Aproveito para lhe aconselhar uma visita ao blogue http://portistaforever.blogs.sapo.pt/ conduzido por uma Portista do Funchal.
    .
    Para o Artur Guedes, que costuma ler os nossos comentários, sugiro que proponha a esta nossa colega, uma troca de links.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo João, brilhante, simplesmente fantástico, excelente comparação...
    O que mais importa no jogo de hoje é a vitória e caso a consigamos como nós acreditamos, podemos dizer que temos as duas mãos na taça, basta depois não a deixar cair nas outras duas jornadas.

    Amigo Lima, concerteza que vou aceitar o seu conselho e tratar disso.

    Grande abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amigos!! Siga para a vitória!!!
    Abraços

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...