segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Improvável Dragão - Mais Uma Pseudo Verdade Desportiva

Olá amigos Portistas e a todos os seguidores deste Mundo Azul e Branco.

Na semana passada foi aprovada mais uma lei que quanto a mim visa acabar com o futebol de qualidade em Portugal, a proibição de empréstimo de jogadores entre clubes da 1ª divisão. Se à 1ª vista concordo com a medida pois a mesma é fácil de aceitar, quando se olha verdadeiramente para aquilo que é o nosso futebol deixa-me preocupado. Todos sabemos a dificuldade pela qual passam os clubes mais pequenos em Portugal e sabemos que muitos conseguem ser competitivos graças aos jogadores de qualidade que recebem principalmente dos clubes ditos "grandes". Assim sendo acho que esta lei seria causadora do fim da competitividade do futebol português. Como também sei que isto é fácil de dar a volta, não irá acontecer. Iremos é assistir a outras formas de "empréstimo", jogadores que vão ser cedidos a titulo definitivo mas que vão ter uma cláusula de recompra por um valor simbólico.
Mas o que mais me deixa intrigado é o quererem fazer passar que esta lei é para melhorar a verdade desportiva e que o clube menos satisfeito com isto é o FCP, pois segundo as mentes perversas, usamos isto para obter favores nos jogos ou coisa que os valha!!! O que esta malta não faz, é perder tempo a olhar para números, pois esses sim não enganam!! Para mim digo já que isso é algo que não considero, não acredito que um jogador emprestado seja capaz de tirar o pé quando joga contra o clube de origem, não acredito mesmo, pois se acreditasse o futebol deixaria de fazer parte da minha vida!! É isto que não compreendo em muitas pessoas, estão sempre a dizer que não acreditam no futebol, que é isto e aquilo mas no fim estão lá, a assistir e a dar audiências a algo que acham que é feito de forma ilícita. Eu se achasse que isto era tudo uma cambada de corruptos e de pessoas sem brio profissional, não assistia!!!

Isto para dizer o quê, usando os 3 clubes "grandes" como exemplo, o numero de jogadores emprestados por eles a clubes da 1ª divisão é o seguinte:

5L3 - 13 FCP - 8 SCP - 8

Então é isto que não entendo, se acham que esta lei é para defender a verdade desportiva, há que assumir sem rodeios que a equipa que menos a defende é o 5L3, mas isto não ouço ninguém dizer!!!
Eu como já disse não considero que isto defenda verdade desportiva alguma, pois quando ouço dizer que os "pequenos" ficam a dever favores aos "grandes" pelos jogadores emprestados eu não o considero, pois os "pequenos" também fazem um favor aos "grandes" que têm excesso de jogadores e precisam de os colocar a rodar e a ganhar experiência ou mesmo fazer com que se tornem num activo. Logo para mim é uma salutar convivência e troca de favores em que ninguém fica a dever nada a alguém!!!

Estive para escrever sobre a Selecção mas este espaço é do nosso FCP logo achei melhor não o fazer, também porque não tenho só boas palavras e o nosso seleccionador pode não gostar.

O que interessa é que hoje já arranca a nossa época e estou cheio de saudades da minha cadeira no Dragão!! Deixem-me lá ir renovar o lugar pois eu gosto e acredito no futebol como um desporto que ganha quem merece independentemente de tudo o que possam querer fazer e dizer!!! Prova disso é a Bi campeã da Europa!!!

Abraços e até para a semana,

João Carlos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...