sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O improvável Dragão - 70, não são 68 ou 69, SÃO 70

Amigos Portistas,
Aí está o 70º titulo do nosso FCP, um numero bonito mas no qual não queremos ficar, dentro de duas semanas queremos passar para 71, e domingo começamos a luta pelo 72º, diga-se de passagem que lutar por estes titulos não vai ser fácil, depois da revolução no nosso plantel esta temporada, partimos claramente em desvantagem, um clube que no defeso perdeu, Falcao, Hulk, Rolando, Guarin, Alvaro Pereira, João Moutinho, Sapunaru, James, Fernando, Rodriguez e não se sabe se vai ficar por aqui, vai ser muito dificil!! Temos que pensar seriamente o que andam a fazer os nossos dirigentes pois assim não pode continuar, acho mesmo que é melhor irmos para eleições antecipadas para ver se mandamos o Pinto da Costa embora!!!!
Depois de lido este parágrafo devem vocês estar a achar, "...este gajo tá bebâdo..., ...deve ter fumado daquilo que faz rir...", caros amigos eu não estou nada disso apenas me estou a guiar pelos "grandes" jornais desportivos que são ABola e Record, pois por eles já foi vendida metade da nossa equipa de sonho, todos os dias vemos nas páginas destes jornais que vendemos uns e compramos outros, no mesmo dia o mesmo jogador é vendido para clubes diferentes, e como eu "acardito" que temos um jornalismo desportivo de grande isenção e rigor só posso estar preocupado e desconte com a gestão do nosso clube!!
Lutar por titulos quando se faz uma revolução destas no plantel não é fácil e estou cada vez mais solidário com o nosso treinador, isto não se faz, o Homem mostrou ser um portista a sério pois não foi atrás das Libras e agora a administração vende os melhores jogadores do plantel!!
QUERIAM, ANSEIAM, DESEJAM eles que fosse assim, é por isso que tentam destabilizar a nossa equipa com estas noticias mas já deviam saber que isso não nos belisca, pelo contrário torna-nos mais forte, quem se deixar enganar por estes senhores depois de nos ultimos 35 anos termos ganho o que ganhamos sob a gestão do nosso presidente só posso dizer que é um cego, surdo e mudo pois só vivendo sem infelismente poder ver, ouvir e falar acha que tal é possivel acontecer.
Depois de finalmente (para Record e Bola) termos chegado ao primeiro lugar no que ao numero de titulos concerne, não queremos parar, não queremos ficar por aqui, não interessa quem ultrapassamos interessa-nos é estar em 1º, como em tudo onde estamos queremos ser o numero 1, mas foi dificil cá chegar pois quando pensavamos ter lá chegado eis que se inventa um novo titulo oficial a famosa, prestigiada e desejada por todos os clubes, a Taça Latina, mas o que ninguém conta é a história desta taça, como ninguém com esse dever o faz vou tentar contar depois da pesquisa que fiz.
Pois bem no ano de 1950 os participantes da Taça Latina foram, Benfica (campeão de Portugal 1949/50, o torneio era feito em Junho e eram convidados os campeões dessa mesma época que terminava), Atlético Madrid (campeão de Espanha), Lázio (4º classificado em Itália) e Bordéux (campeão de França 1949/50 mas em 1948/49 estava na 2ª divisão, veio participar na Taça Latina com as reservas), pois bem logo aqui a competição fica ferida de morte, dizem que este troféu é equivalente á taça dos campeões europeues e o troféu era tão prestigiado que o campeão de Itália desse ano recusou o convite e então foi convidada a Lázio!!
Depois descobri que esta competição era realizada num só país e nesse ano foi o benfica que organizou!! Uma competição a 4 em que o benfica ganhou 3-0 á Lazio (coincidência, a meia final foi com a equipa mais fraca e que 5 dias antes deste jogo participou num jogo do Torneio Teresa Herrera em Espanha contra o Atlético de Madrid, que acabaria por vencer mas que foi disputado num dia diluvioso que deixou mais de metade da equipa doente, jogou contra o benfica com grande parte das reservas, o Atlético que também ficou com vários jogadores doentes e veio participar na Taça Latina com as reservas), a final disputou-se entre o benfica e o Bordéux uma final caricata que teve dois jogos, já que o 1º acabou empatado 3-3 e no segundo o benfica ganhou 2-1 depois de marcar o golo da vitória aos 146 min. (pois é naquele dia resolveram que o jogo tinha que se resolver até alguém marcar). Isto tudo para claro comprovar aquilo que a FIFA (maior orgão do futebol mundial) esclareceu, essa competição pela forma como era organizada não é oficial ("A FIFA explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura não eram aplicadas nessa competição, logo não pode figurar nos titulos oficiais vencidos pelos clubes de futebol"). Pois é meus senhores a competição para além de ser por convite até tinha leis de jogo próprias e querem que este troféu seja considerado oficial!!
Quero com isto lembrar as pessoas que por vezes no que nos contam não contam tudo e como quem conta um conto acrescenta um ponto chegou-se aos dias de hoje a achar que a conquista da taça Latina tinha sido um feito inigualável quando podemos comprovar que certos torneios de trazer por casa são mais competitivos que este.
Mas mesmo depois disto tudo o Jornal Record, leiam o link anexo e vão perceber, faz questão de vincar que este titulo conta.
http://comunidade.xl.pt/Record/blogs/quintadocareca/archive/2011/08/11/ainda-a-pol-233-mica-dos-t-237-tulos-de-benfica-e-fc-porto.aspx
Depois de indagados por um leitor ,o senhor Alexandre Pais (director do Record), vem dizer:
"...A FIFA tem outra "decisão oficial"? Ótimo, quando fizermos o ranking de títulos segundo a FIFA não deixaremos de respeitar essa decisão.
Mas quando elaborarmos o nosso ranking, fá-lo-emos segundo os nossos critérios. E sabe o leitor porquê? Porque não temos tutelas e não respondemos perante a FIFA, nem qualquer outra entidade. Respondemos apenas perante a lei e os leitores, e são eles, no apoio do trabalho que fazemos – e não do que alguns acham que devíamos fazer – que nos dão a liderança da imprensa desportiva em Portugal..."
Deviam informar o senhor director que o Record é um jornal, e a sua principal função não é contar titulos e elaborar rankings, a função de um jornal é informar, dar noticias de forma isenta e essa isenção passa por noticiar dados de orgãos oficiais!! Se é um jornal que fala de futebol tem de informar o que o orgão máximo do futebol transmite como sendo oficial, pode elaborar rankings próprios com regras próprias mas tem de o dizer, não é fazer desses rankings tabelas oficiais e esconder a verdade!! Por isso é que ainda acho mais demagógico o que diz a seguir:
"...Quem não concordar connosco, sabe o que fazer: segue a concorrência, nomeadamente aquela que dá, aos adeptos ferrenhos de cada um dos dois clubes em causa, exatamente – e só – o que eles pretendem ler. Nessa política não entrará o Record..."
Pura demagogia Sr. Alexandre Pais, o Record com isto está a fazer isso mesmo, está a dar aos adeptos de um determinado clube aquilo que eles gostam de ouvir e está a menosprezar os adeptos de outros!! O jornalismo deve seguir reras deontológicas que os senhores fazem questão de passar por cima por isso não tente atirar poeira para os olhos das pessoas pois elas não são burras e uma coisa lhe digo, essa vossa cegueira vais vos levar para o caminho que leva todos aqueles que fogem à verdade e mais tarde ou mais cedo vão tentar voltar atrás, mas ai será tarde demais!! Sabe porquê? Nós FCP vamos continuar a vencer e de 70 vamos passar para 71, 72, 73 e por ai fora e vocês vão com muita azia ter de nos manter lá no topo pois ESSE É O NOSSO DESTINO!!!

Malta por estas e por outras é que Domingo vamos a eles, as nossas vitórias são causadoras de azias subitas para muita gente e na próxima semana espero ver o Dragão a ferver na recepção ao Gil Vicente!!

Abraços e até para a semana!!

João Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...