terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estratégias

Isto hoje só lá vai com notas soltas porque semana sem jogo de FC Porto e que antecipa deslocação de vibração duvidosa a Pero Pinheiro traz pouco para contar.
1)Iturbe e Alex Sandro vão estrear-se oficialmente de dragão ao peito na partida da Taça de Portugal a realizar no fim-de-semana. Não fosse a minha imensa curiosidade pedir Iturbe desde a Supertaça, uns minutinhos que fossem não teriam feito mal a ninguém, diria que a estratégia é perfeita.
Lançar contra o Pero Pinheiro o argentino roubado ao Paraguai (nós não roubámos nada, a culpa é do país de Maradona – sim, que Maradona é do mundo todo mas mais um bocadinho da Argentina ) e Alex Sandro (recuperado de lesão que o apoquentava praticamente desde que a mãe o deixou de amamentar) é meio caminho andado para dizer que temos estrelas.
Porquê? Porque só não faz uma exibição de sonho contra o Pero Pinheiro quem tem tanto de futebolista como o Passos Coelho de amigo dos desfavorecidos. Resumindo: o FC Porto vai ganhar por mais de meia dúzia, o resultado é para lá de secundário, e Iturbe e Alex Sandro vão fazer da equipa da III Divisão o que nós fazíamos quando andávamos no 12º ano e convidávamos os do 7º para um jogo no intervalo das aulas. Massacre neles que a hora é de mostrar serviço e dizer que somos bons.
E não é com o Benfica ou o Zenit que o deveríamos ter feito, não, porque aí as coisas poderiam dar para o torto e teríamos meio mundo a pedir responsabilidades a outro meio mundo pelos milhões gastos nos dois futuros craques.
Querem apostar que segunda-feira os jornais só vão ter os dois meninos nas capas? Eles e os jogadores do Portimonense a festejar a passagem à próxima eliminatória da Taça, espero.
O que é que isto tem de condenável? Nada. O que diz sobre gerir expectativas e experiência sobre como não atirar pressão sobre quem menos a ter, logo profissionalismo exemplar na gestão desportiva? Quase tudo.

2)Portugal joga hoje a cartada decisiva frente rumo ao Europeu 2012 num complicado jogo frente à Dinamarca. Convém não esquecer que não vencemos fora os dinamarqueses desde há praticamente 35 anos e que ainda está bem fresca na memória por eles no apuramento para o último Mundial (depois fomos lá empatar graças a um golo desse transmontano de gema chamado Liédson a poucos minutos do fim).
Poucos dias antes do jogo, salvo erro no domingo, Cristiano Ronaldo veio a público afirmar que tem jogado com dores, que não está nas melhores condições, que é quase um sacrifício entrar em campo e só o faz a bem da nação.
Ora, o que isto pode querer dizer? Que Portugal encontrou a desculpa perfeita para justificar um possível mau resultado na Dinamarca. Se perdermos e fomos relegados para o playoff, o que até nem é assim tão improvável, podemos sempre socorrer-nos da âncora do infeliz Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo a seguir a Messi, que não jogou em condições e nos impediu de realizar um brilharete em terras nórdicas.
A questão é que o comentário de Cristiano Ronaldo pareceu tudo menos revelador de um plano de comunicação bem conjecturado. CR7 foi sincero e ponto. Mas que o tiro acabou por acertar numa belíssima estratégia de comunicação lá isso é verdade. Pena é que tenha sido disparado com todas as intenções menos essa.

3 comentários:

  1. kakakak ainda me estou a rir tá demais és um fenomeno da escrita vou colocar-te sobre uma clausula de rescisão multimilionária

    ResponderEliminar
  2. Amigo Pedro, apesar de tambem estar muito desejoso de ver os putos a jogar, principalmente o "Iturbo", tenho que concordar que a estrategia de os proteger para que estes se ambientem à Europa e principalmente a Portugal, é a melhor, recordemos-nos dos casos de Anderson e mais recentemente de James, que quando apareceram foi para explodir, não podemos nem devemos cair na asneira do clube da gaivota, que traz muidos às carradas e que os lança logo às feras como que se eles fossem maquinas e que tinham obrigação de render de imediato, vejamos alguns casos, kardec, enzo perez, etc, foram lançados para o meio do circo e renderam zero, temos que tre paciencia amigo, embora custe muito estar sem ver o grande craque, assim espero.

    Quanto ao cr7, sinceramente nem sei o que dizer, será que aquele discurso foi encomendado já adivinhando que algo vai correr mal? ou ele proprio já conseguiu ver como todo o mundo que quando representa a seleção ninguem o vê em campo? e as poucas vezes que se vê é só a fazer asneiras? Nada de novo.

    Grande abraço amigo...

    ESTE É O NOSSO DESTINO

    ResponderEliminar
  3. parece que o transmontano de gema lá fez falta!! ele e os melhores jogadores portugueses que não são chamados!!

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...