sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O IMPROVÁVEL DRAGÃO - SER PORTO

Olá a todos os amigos portistas e demais visitantes deste nosso humilde blogue.
Quando se pensa que tudo está a correr mal e se passa a noite de 3ª e o dia de 4ª (até ás 21:15) a levar com benfiquistas e até ás 19:45 de 5ª a levar com sportinguistas todos eles achando que a nossa derrota de 3ª feira teria sido humilhante eis que a velha máxima do "não cuspas para o ar" acerta precisamente em cima desses amigos!! É compreensivel ver os nossos adversários eufóricos com as nossas derrotas eles com tantas vitórias nossas ficam sedentos, tipo vampiros em pleno ataque sanguinário, o que eles se esquecem é que se derrotas nossas eles vêm pouco já as deles nós vemos em elevado numero. Mas se compreendo a atitude dos nossos adversários já não posso dizer que compreendo a de alguns portistas!! Depois das vergonhosas atitudes em pleno estádio do Dragão por alguns adeptos das pipocas, foram receber a equipa ao aeoroporto de uma forma vergonhosa!! A memória de algumas pessoas é curta, esquecem-se que há menos de 6 meses foi esta equipa que trouxe mais uma taça europeia dentro do avião, foram estes mesmos que nos deram alegrias imensas durante o ano anterior, são estes que estão em 1º lugar do campeonato sendo a equipa com mais golos marcados e menos sofridos, logo não posso compreender este tipo de atitudes que só servem ainda mais para destabilizar o grupo. Não entenderão estas pessoas que estas atitudes é estarem a dar armas aos nossos adversários? Não entenderão estas pessoas que nós adeptos temos um papel extremamente importante e que nestas alturas o mais indicado era estar no aeroporto a receber a equipa dizendo que acreditamos neles, que queremos continuar a sentir que eles querem cá estar?


Sou o 1º a admitir que as coisas não estão a 100%, consigo perceber que falta naqueles jogadores alguma motivação ou até alguma paz interior para conseguirem dar o seu melhor, aceito que me digam que o treinador tem tido alguns lapsos, mas sinceramente acham que é com atitudes e comportamentos que têm tido alguns adeptos que as coisas vão melhorar, acham que é ao 1º lapso de um jogador no Dragão este deve ser presenteado com um coro de assobios? Acho que não é assim que ele vai melhorar nem ele nem os restantes jogadores da equipa pois começam a jogar sobre brasas, não querendo ter a bola nos pés fazendo passes precipitados que vão levar a mais assobios!!
Acho que isto é fácil de entender e de uma vez por todas estes comportamentos têm de ser banidos, os adeptos em Portugal têm muito a mania de dizer que a equipa tem de puxar pelos adeptos, eu sou de opinião contrária, eu acho que os adeptos é que têm de puxar pela equipa e quem assim não acha desculpem fiquem em casa, ir ao estádio para ter comportamentos de adeptos de uma equipa adversária, sim pois assobiar eu assobio os adversários os meus jogadores e o meu treinador terá sempre as minhas palavras de incentivo durante o jogo. Mesmo depois de um jogo menos conseguido tentarei sempre que as minhas criticas sejam construtivas pois sou adepto de um clube que nos meus quase 34 anos de vida me tem dado momentos que são marcos na minha vida.


Por isso adoro as palavras do nosso Capitão Helton quando diz que ser do Porto é fácil agora SER PORTO não é para qualquer um, a diferença é enorme pois nos ultimos anos ser do Porto é ser um adepto mal habituado que ganha quase sempre agora SER PORTO é estar ao lado da equipa em todos os momentos da sua história, é chorar de alegria quando se ganha, é não dormir quando se perde, é defender o nosso clube e principalmente AMAR e amar um clube é algo que nem todos compreendem mas que é possivel e como numa qualquer outra forma de amar, tudo tem de ser vivido, o bom, o mau, os dias de sol bem como os de tempestade. Acho que as palavras da minha amiga no facebook Ana Rita Gonçalves espelham bem essa forma de AMAR:

"O futebol tem destas coisas! Uns dias bestiais, noutras bestas! Porém, o fundamental de tudo, é o amor que se sente… Quando se ama e se vibra com uma equipa que tantas alegrias nos proporciona ao longo da vida, dificilmente se é capaz de abandonar ou voltar as costas quando as coisas não vão no rumo certo! Podem contestar o mau momento do PORTO… muitos dos que o fazem não têm e provavelmente nunca terão memória de ver o seu clube ganhar tantos títulos quanto o PORTO ganhou em tão poucos anos! Talvez nunca serão capazes de escrever, no futuro, um livro com história de vida que contenha passagens alusivas a penta campeonatos ou a conquistas europeias de que tenham vivido, como também talvez nunca serão capazes de enumerar sentimentos gerados aquando duma celebração de conquista de campeonato em casa do seu eterno rival! Ser adepto de futebol não é de todo fácil… Ou se ama e se respeita no bom e no mal, ou então dificilmente se poderão assumir no seu íntimo como verdadeiros adeptos! Se ser PORTISTA é ser do clube com MAIS TITULOS EM PORTUGAL e do clube Português com mais titulos na EUROPA, é viver em 21 anos tudo aquilo que já vivi, é ver a equipa perder e chorar, é ver a equipa ganhar e vibrar, é ir ao estádio e sentir-se em casa… Se ser PORTISTA é isto, então eu posso dizer que sim, SOU PORTISTA, com ORGULHO! ♥ "


Neste caso eu também digo que isto é SER PORTO e os que dizem que reclamam pois não estão habituados a isto eu digo, não estão habituados a quê!!?? A estar em 1ºs no campeonato?? A ter uma campanha menos positiva nas competições europeias, mesmo não estando ainda nada perdido??? Desculpem perguntem aos adeptos que SÃO PORTO há mais de 40 anos se o deixaram de ser quando era quase impossível ganhar?
Sou honesto comigo mesmo e digo que a equipa não está a passar por um bom período, o futebol praticado não é o mais agradável à vista, a campanha europeia está a ser desastrosa mas não me digam que assobiar nos jogos, receber a equipa com insultos é o melhor para dar a volta a esta situação!!

A unica forma de continuarmos o NOSSO DESTINO será mantendo-nos todos unidos em prol da equipa, é quando as coisas não estão a correr bem puxarmos ainda mais pelas nossas gargantas cantando incentivos á equipa e aos jogadores, só assim jogadores que possam estar pouco motivados ou andem a ser assediados por outros clubes vão ganhar motivação, eu pelo menos quando as coisas não me correm de feição gosto de ouvir criticas construtivas, palavras de apoio que me vão querer fazer mais e melhor, se só levar pedrada não vou conseguir melhorar de certeza!! Por isso faço um apelo á consciência de todos e no próximo jogo em casa façamos aquilo que é o nosso dever, apoiemos a equipa de principio ao fim, ajudem quando as coisas correrem menos bem pois tenho a certeza que se isso acontecer a nossa recompensa chegará no fim dos 90 minutos!!


Em relação a maus momentos lembrem-se de 2005/06 por esta altura estavamos eliminados da champions e nem o apuramento para a UEFA foi conseguido, todos pediam a cabeça de Adriaanse, no fim fomos campeões e ganhamos a taça, taça essa que foi a unica final em que estivemos presentes nos ultimos 13 anos que não consegui assitir in loco pois a afluência de adeptos foi tanta que não consegui bilhete!! Esta é a prova de que o mesmos que assobiaram nessa altura menos positiva foram os mesmo que depois andaram eufóricos a festejar!! São os mesmos que pediram o despedimento de Jesualdo vezes sem conta e no fim estavam lá a festejar!! Eu já disse a muitos Portistas que no fim eu vou para a baixa festejar mas outros não terão muita moralidade para lá estarem!!
Abraço e até para a semana!!
João Carlos

4 comentários:

  1. Meu caro João Carlos
    Parabéns pelo desassombro do seu artigo e críticas aos maus “adeptos” portistas.
    Eu, com esses, já nem perco tempo. Não são “portistas com orgulho” são é PORTISTAS DA TRETA!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo Lima!! Ser Porto é ser desassombrado por isso acho que é uam qualidade que nos une aos dois!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ser PORTO é estar no estádio debaixo de um autentico diluvio a aplaudir a equipa,ir ao estádio anos a fio sabendo que no fim era para um lugar secundário que éramos empurrados,sofrer durante 19 longos anos até cantarmos vitória,mas continuar de pedra e cal todos os Domingos a apoiar a equipa,sofrer em Torres Vedras a angustia calabotiana perpetrada pelo clube do regime,enfim aqueles pequenos pormenores que fazem a diferença entre ser do,e ser PORTO!Eu tenho orgulho em SER TRIPEIRO e SER PORTO!
    Porém,infelizmente,na net e no Estádio deparo com pseudo adeptos inchados de sabedoria opaca que olham o seu umbigo e se dizem portistas,porque não têm coragem de dizer aos PORTISTAS ,eu sou PORTO!A esses um conselho metam o computador e/ou o assobio naquele sitio que nós sabemos!Obrigado amigo João,este é o nosso destino.

    ResponderEliminar
  4. Caro Carlos Ribeiro
    Olhe que eu ESTIVE LÁ!
    Sim no Campo das Covas naquele dia...
    Foi há muito tempo, já somos poucos a recordar mas, para mim, é como se fosse ontem.
    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...