quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Até quando Vitor Pereira?

Viva camaradas portistas, sendo esta a minha primeira crónica para O Mundo Azul e Branco não vou falar de rivais, federações, boatos ou outras coisas que não digam respeito ao Futebol Clube do Porto. Vou-vos falar daqueles que são problemas para mim no que toca às decisões do nosso treinador. No sábado vencemos o Beira-Mar, mas houve alguns detalhes que me fizeram reflectir e escrever o que vou escrever. Até quando é que Vitor Pereira vai deixar um Maicon que nem na sua posição raíz é suficientemente competente para um clube com a nossa grandeza. Sei perfeitamente que o Porto atravessa uma grave razia de lesões no que toca a laterais, mas Maicon a defesa direito é na minha opinião um tiro no pé. Se existem jogadores que nos fazem ganhar pontos como Hulk, Maicon é o contrário, a sua capacidade individual coloca toda uma equipa em risco de perder pontos numa altura em que é fundamental não perder pontos para nos podermos isolar no campeonato. Até hoje ainda acho que Souza por exemplo seria uma melhor escolha para lateral direito, já que está habituado a fazer parte das transições defesa-ataque, quem sabe se não descobríamos um bom defesa direito, podem pensar que estou a dizer barbaridades mas pensem bem: em que posição jogava o Bosingwa no Boavista? Em que posição jogou Bosingwa na sua primeira época no FC Porto? Que jogador era até à altura e que jogador é hoje? O que eu posso acrescentar mais sobre isto é que não querendo rogar pragas a Maicon, ainda bem que ele se lesionou esta semana. Quem sabe se Vitor Pereira não aposta em jogadores que não ponham os pontos da equipa em risco.
No que toca a Djalma, muito sinceramente nem entendo porque foi contratado. Embora tenha sido a custo zero e o ache um razoável jogador, o seu potencial não é assim tão grande para que isso possa ser a razão da sua aposta. Em Aveiro provou que não é uma solução credível, ficou o jogo todo a dormir à sombra da bananeira, já só faltou pedir um café e um jornal. Antes de começar a apontar alternativas para o lugar de Djalma, há que dizer que Hulk a ponta-de-lança é também uma manobra incorrecta e de desespero de Vitor Pereira. Walter e Kléber podem não ser soluções ao nível de Falcao, mas são as soluções que temos e Walter no ano passado foi um suplente muito bom. Sempre que foi chamado a substituir Radamel nos jogos da Taça e em outras competições fê-lo com competência e marcou golos; e este ano já leva 6 golos (SIM SEIS=6 GOLOS) apenas nas competições nacionais já que não foi inscrito para a Champions. Kléber em alguns pormenores nota-se a sua inexperiência mas é um bom avançado e sinceramente acho que vale a pena apostar nele. Como disse são os avançados que temos e Hulk na direita rende muito mais do que a ponta-de-lança.
Voltando aos extremos, James Rodriguez é para mim um titular indiscutível, tem uma cláusula de 45 milhões e se atingir o seu potencial máximo essa cláusula facilmente é batida. Depois temos Varela e Cristian Rodriguez, dois jogadores que já tiveram dias melhores no Dragão mas ainda assim são melhores que Djalma e deveriam ter mais hipóteses do que o angolano. E no final temos Iturbe, uma das nossas jovens-promessas, que está tapadissimo por tanto extremo no plantel e que deveria jogar mais regularmente. Espero que assim aconteça agora que recuperou da lesão e que seja um diamante bem lapidado para um dia jogar ao lado de Hulk, assim como Messi no seu inicio de carreira jogava ao lado de Ronaldinho no Barcelona.
Por fim deixo a pergunta que fiz no inicio. Até quando vais continuar com Maicon e Djalma? Esta é a pergunta que gostava que Vitor Pereira respondesse.

PS: Recado para o Falcao =

3 comentários:

  1. João Carlos - Improvável Dragão15 de dezembro de 2011 às 14:39

    Antes de mais seja bem vindo a este blogue, esperemos tê-lo connosco durante muito tempo!!
    Posso concordar consigo em alguns aspectos, o Maicon tem realmente algumas paragens cerebrais que nos podem colocar alguns problemas mas sinceramente até acho que tem estado bem, tem esses problemas mas não é por estar a jogar a defesa direito, pois estes erros acontecem mesmo estando a central!! agora sinceramente acho que foi uma agradavel surpresa para substituir os lesionados Fucile e Sapunaru, mas realmente agora estando eles operacionais acho que deveria voltar a jogar com um jogador de raiz, falta saber quais têm sido os indicadores que esses jogadores têm dado no treino.
    Mas é bom ler várias e diversas opiniões, isso é que gera a discussão e troca de ideias.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Luis Ferraz, seja muito benvindo ao nosso blogue, espero que este seja o primeiro post de muitos.

    Quanto à sua pergunta, vou dar-lhe a minha opinião: Maicon, para mim não é nem nunca foi jogador suficiente para o nosso clube, mas neste momento foi uma boa escolha, porque se as coisas correrem mal temos a hipotese, que está a ser utilizada de Alvaro Pereira, poder subir mais à vontade e fazer o corredor todo, James passar a vir para o meio, posição que gosta e onde rende mais, e ficarmos com 3 defesas centrais para defender. Concordo que não é o jogador ideal para aquela posição e que até me assusta ve-lo jogar ali, como foi em Coimbra por ex. mas tb ja teve jogos em que se safou bem. Vem aí Danilo e espero que a questão defesa direito fique resolvida. Quanto a avançados é obvio que Hulk no meio não é o mesmo, apenas vai cumprindo, Walter apesar de gostar dele e de ter boa media de golos, não é jogador para o nosso clube, e Kleber, é o meu preferido, deste 3 claro para jogar naquela posição, tem muito que aprender é verdade mas vai conseguir, tem instinto.

    Grande abraço e espero ve-lo por aqui todos os dias.

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís Ferraz
    Primeiro quero agradecer-lhe o prazer de termos um novo comentador e logo, com um discurso tão bem estruturado e actual.
    Se me permite gostava só de ressalvar um ponto do seu primeiro período. É que assuntos aparentemente “laterais” ao nosso Clube podem ser muito importantes, como por exemplo, esta mudança de Corpos Sociais na Federação.
    É que, sabe, eu sou dos antigos daqueles que andam por cá há dezenas de anos (ainda vi jogos no velhinho Campo da Constituição) e, nas décadas de 60 a 80 fartei-me de ser roubado, facto aliás, que ainda hoje acontece, bastaria só relembrar as escandalosas arbitragens favoráveis à “instituição” e prejudiciais ao nosso Porto nas últimas jornadas.
    Por mim, que não sou grande conhecedor dos segredos das técnicas e das tácticas optei por escrevinhar umas opiniões que considero importantes para desmistificar o que os pasquins nossos inimigos por aí apregoam. Naturalmente que o Luís (permita que o trate assim) pode (e deve) optar pelo estilo e temas que entender.
    Um grande abraço de boas-vindas

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...