quarta-feira, 20 de junho de 2012

O ESTRANHO CASO DAS CADEIRAS


Nesta silly season a que os pasquins lisbonários nos tem habituado, nomeadamente com as aventuras dos inefáveis directores dos dois circos da 2ª circular, desta vez, assisti a uma entrevista feita por uma jornalista vestida de árvore de natal debruçada sobre um pobre indefeso, um tal Cristóvão presuntivamente ex-director dos Calimeros, que gozou que se fartou com as perguntas da senhora.
O homem anda metido numas trapalhadas tais, que nem o Sherlock Holmes teria conseguido deslindar. Até dava um título para um livro: O ESPIÃO ESPIADO.
Como o “terrível e hediondo caso” já transborda de outros pasquins, mormente o correio manhoso, especialista em rixas de faca e alguidar, o sopeiral assunto pouco deve ter interessado aos estimados espectadores.
No entanto, alguma coisa se aproveitou. O senhor em resposta a uma qualquer pergunta, não respeitou o guião e entrou com a deixa trocada: “sabe que há um estádio cuja dimensão das cadeiras não está conforme o regulamento?”
Eh pá, essa não, pensei eu. Agora é que tu me lixaste… E lá fui pressuroso a uma pasta que está no meu ambiente de trabalho: “leis, regulamentos e seus derivados”.
Não é que, no meio do “contrato de trabalho desportivo; lei de bases do desporto; regulamento de transferência de jogadores; regimento do conselho de justiça; regulamento de competições; regime jurídico das federações; direitos de transmissão da Champions, e vejam lá, até o regulamento do benfas star fund, lá encontrei no meio das trapalhadas do INDESP, o regulamento das condições técnicas e de segurança dos estádios que no seu art. 12º número 9 reza assim:

9 - Nas tribunas e nos camarotes com lugares dispostos em assentos individualizados ou cadeiras rigidamente fixas deverão ser satisfeitos os seguintes requisitos: 
a) Profundidade mínima dos degraus da bancada de suporte: 0,75 m; 
b) Profundidade mínima do assento ou cadeira: 0,35 m; 
c) Largura de cada assento ou cadeira: igual ou superior a 0,45 m;
etc. etc.

Posto isto, não estou a ver que algum dos novos estádios devidamente certificados, quer pelo Instituto Português de Desporto, quer, aquando da realização do euro 2004, pela UEFA, não tenha verificado o lugar onde a gente pousa aquela parte das costas que mudam de nome!
Não perceberam nada pois não? Vem já a seguir o nosso amigo Engº Custoias. Às quartas é o dia dele… That’s all folks.
Entre amigo, a cadeira de sonho é sua!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...