quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Lei de Ohm - O Manto Sagrado e os gajos do Tunel

O Manto Sagrado Azul e Branco
Bom Dia amigos e anónimos, BI CAMPEÕES (ou não...) que visitam regularmente este espaço de opinião parcial e completamente recheado de facciosismo.Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa hora do dia em que se encontram a ler este amontoado de letras que formam uma parvoíce qualquer.

Os meus mantos sagrados Azuis e Brancos normalmente não tem nome porque sempre achei que o Clube, e a Camisola, se sobrepõe aos jogadores. Os jogadores passam, cada vez mais depressa, mas o clube fica. O espírito perdura , os ideais mantêm-se. Porto é Porto. Vai continuar a ser o Clube Nobre e Leal que no pendão leva o escudo da Cidade que na Historia deu o nome a Portugal...

Nestas alturas do ano, mais que durante o resto, acho que a minha opção em não colocar nomes nas camisolas é a mais acertada. Os jogadores transformam-se em mercenários sedentos de Euros ou Dólares, esquecem quem os levou à ribalta do futebol, quem os fez serem assediados por clubes mais ricos (porque melhores que o meu não há...), quem os embalou, quem os apoiou, quem chorou e riu com eles.
Entra ou Sai? Entra virada? Criatura ou Terreno? Piada Nerd..
Óbvio que virão pessoas dizer que eles são profissionais e que se a me oferecessem 3 vezes mais para ir trabalhar para outro lado eu ia. Claro... Eu afirmei o mesmo aquando da saída do Vilas Boas!! Mas custa a um adepto ver isso como já me custou no passado. Porque um adepto não ganha dinheiro com o clube, gasta. O Adepto vê o clube como uma paixão, um amor, um amigo e um companheiro. E isso não se compra ou vende. Já diz o ditado que se troca de partido, mulher e religião... Mas nunca de clube...

Pois bem, por essas razões todas, repito, penso que a minha opção relativa ao Manto Sagrado azul e Branco é mais que válida! Mas é óbvio que há excepções...

Hulk foi uma delas. Deco e Domingos os outros. Porque? Simples...

Está a acabar a janela de transferências... O Adepto pode suspirar de alivio a menos que algum jogador se veja preso e amue...

Este final prevê-se movimentado para os lados do Dragão. Aliás, já tem sido... Janko já foi, Addy também, Bellushi, Djalma, Álvaro Pereira e Sereno também já rumaram a outras paragens. Até aqui, tudo bem. Embora goste do Janko... Sim, sou tolo...

Mas nesta ultima semana vem as verdadeiras dores de cabeça. Rolando, Kleber, Castro e Moutinho são falados como possíveis saídas e, principalmente, Hulk. O MELHOR jogador do campeonato Português (o Gobern dizia que o Gaitan era igual... Era Era oh Bosteiro... Nota-se...) é sempre falado, desde que chegou, como possível super venda do Porto. É provavelmente o gajo com mais mercado, embora tenha um preço proibitivo, e mais apetecível para as equipas espalhadas por essa Inglaterra e Espanha (ou Rússia...) fora e onde provavelmente iria dar cartas de caras...
O Maior! o Super Herói! Hulk!
Mas não se vê o gajo a forçar a saída... Porque? Porque não deu uma de Álvaro Pereira?? Porque é mais esperto?? Porque sabe reconhecer o que o Porto lhe deu?? Não sei!! Mas mais uma vez Hulk mostrou o porque de poder ter a honra, a par de Deco e de Domingos, de poder ver o seu nome escrito numa camisola minha.

O Hulk tem tido um comportamento exemplar. Dizendo sempre que é uma boa altura para sair mas que se ficar no Porto fica muito contente porque é muito feliz aqui! Será que ouviu o Lucho a falar? Será que se aconselhou com ele? É possível... Lucho disse em mais nenhum clube no mundo terás o tratamento que tens no Porto. E Hulk sabe disso. É um Deus no Porto! Ganha bem! Mas quer experimentar coisas novas e ganhar mais dinheiro. Mas não força. Espera. Se ficar fica feliz. Se for vai com o reconhecimento dos adeptos. Pelo menos é o que demonstra, e não lhe posso pedir mais!!

Mas por vezes o Clube é ingrato também... Poucas mas acontece... Um jogador que a mim me diz muito também, não por ser um portento de técnica, um criativo, um goleador ou um exímio jogador, mas porque, não sendo português, sempre mostrou um "amor à camisola" poucas vezes visto. Um jogador que passou por muito no clube. Que esteve encostado sem nunca reclamar o ano passado e, quando foi preciso, voltou em força e com humildade ao seu lugar.
O Maior, o Super Herói Pokemon. Sapunaru
Sapunaru!! É um jogador que parece que nasceu na ribeira, que passou pelas camadas jovens do Porto e que iria ser o novo Líder dos Super Dragões! Este tambem merecia ter o nome num manto sagrado meu!

E o que fez a direcção? Colocou o Romeno a treinar a parte como se estivesse de castigo... Não merece. Mais do que ninguém, e depois do que passou com o Hulk com a armadilha do Tunel, ele não merecia... Foram injustos, como muitas vezes os jogadores são...

São estes dois principalmente,Os Gajos do Túnel, as minhas grandes preocupações para esta semana que aí vem. Um porque quero que fique mas sei que é difícil segurar, outro que espero que saia para jogar porque merecia mais e melhor da minha direcção.

Desejo a melhor sorte para os dois, onde quer que joguem daqui a 8 dias. Por mim ficavam os dois. E o Sapunaru era capitão... :-)

E por hoje é tudo amigos!

Só um aparte:

No sábado quando cheguei ao estádio estavam a chegar os White Angels de camioneta.
Estou completamente sozinho com a minha Noiva. Estamos sozinhos na estrada, sem claques sem ninguém ao meu lado e não insultamos nem fizemos gestos, limita-mo-nos a parar para os deixar passar e um filho de um cão espanhol que ia em cima do autocarro atira-nos com uma garrafa de cerveja.

Alem de filho de um cão espanhol é uma nódoa para a comunidade ultra, pois com o autocarro a 10 km/h e um alvo (nada pequeno porque ate estou gordinho) a 3 metros consegue falhar...

No fim deve ter ido enfiar 4 garrafas pelo cu dele e dos amigos macacoides que saíram a chorar do Dragão.

Chupa boi!!
Chupem Casperzinhos Branquelas!!
Agora sim, é tudo.

BAMOS EQUIPA!!

RUMO AO TRI!!

LET'S TAKE THE LONG WAY HOME AND AIM FOR WEMBLEY!!!

E... SIGA PA BINGO!!

2 comentários:

  1. Amigo Custoias, tambem nunca fui apologista de colocar nomes dos jogadores na camisola, porque os jogadores passam, o clube, esse é eterno e quem estiver po bem que fique muitos anos, quem estiver de trombas, a porta é serventia da casa e andarilho daqui para fora. Hulk é fantástico e se ficar tenho a certeza que ficará contente. Sapunaru devia sem duvida outro tratamento pois mostrou ser um jogador à PORTO.
    Os adeptos, ou melhor, os porcos dos adeptos desse clube, nem merecem a dignidade de lhes dispender umas palavras, eu sei bem o que eles mereciam, mas nao posso...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Engenheiro Custoias
    Olhe que eu sou do tempo em que íamos a Guimarães ver os jogos no antigo campo pelado (da parte de cima do actual) e quando acabava o jogo, levávamos com guarda-chuvas, pedras, tudo que estivesse à mão.
    Aquilo é uma cambada “que eu vou-lhe contar”. Recentemente fizeram uma espécie de aliança com a “instituição” (lembra-se do pedido à UEFA para nos excluírem?) e, como todos os clubes que se metem nas mãos do clube da treta, vão à falência (Alverca, Estoril, Leiria, Varzim e Guimarães).
    Por razões familiares conheci muitos amigos em Vizela, terra espezinhada durante anos pela Câmara de Guimarães. Nos tempos áureos das fábricas de têxteis e calçado, os vizelenses trabalhavam e os vimaranenses “recolhiam” os impostos. Felizmente vinte e quatro anos depois do 25 de Abril conseguiram a sua autonomia com a criação do Concelho de Vizela, e respectiva Câmara Municipal.
    Quanto aos nomes nas camisolas, confesso que não tenho opinião formada. Salvo raras excepções em que um atleta merece ter o seu nome na camisola, é mais uma questão de marketing do que propriamente de endeusamento dos jogadores.
    Terceiro e último tema: Valentim Loureiro chamava aos jogadores “mercadoria”. Se calhar tinha razão. Os clubes agora (o nosso incluído) parecem entrepostos de jogadores. Não acredito que estes internacionais sul-americanos tenham qualquer amor aos clubes por onde passam, mesmo que, consigam ter sucesso desportivo. Já sabemos que com Pinto da Costa não brincam. Um jogador contrariado é como a fruta podre, deve ir imediatamente para o lixo: “andar violeta”!
    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...