quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Lider

Fonte: Jornal "O Jogo" de 2 de Agosto de 2012

Um lider, entre vários atributos, é aquele que consegue ser humilde e confiante.

Ora, o técnico dos encarnados, já todos o sabemos, é um homem desprovido daquelas qualidades essenciais que, à sua falta, pouca folga lhe dão para se impor perante o grupo e muito menos como referencial aos jogadores avermelhados.

Há muito que ex-jogadores deste treinador se têm vindo a manifestar, acusando-o de mau gestor de recursos humanos e, sobretudo da sua insensibilidade.

As cenas a que já nos habituamos, por via das televisões e dos jornais, são a eloquência do seu carácter e,  concomitantemente,  da forma arruaceira como se comporta e se move no futebol e de certa maneira justificam os anticorpos que grassam no seio do plantel  benfiquista que são visiveis, ainda que tentem ofuscá-los.

Desta vez, conforme as imagens publicadas no jornal  "o Jogo", e, usando a sua imagem de marca quando perde, ou não ganha, a vítima foi Ola John. Desabridamente, de dedo em riste, arrogantemente, em público e à vista de milhares de olhos, humilha o seu jogador. É de mais para um jovem que vai certamente recordar-se sempre deste episódio como uma mancha na sua carreira.
Nos muitos anos que já levo de futebol, não me recordo de ter assistido a espectáculo semelhante.

De resto, Jorge Jesus deixou  muitos rabos de palha pelos clubs por onde passou em termos de recursos humanos, piorando o seu comportamento desde que chegou ao clube da segunda circular, julgando-se com o "rei na barriga", o mais dotado e  o mestre da táctica, como tentaram impingir, o que não é de espantar quando se lida com os maus exemplos de Filipe Vieira, Rui Gomes da Silva, Silvio Cervan, Pedro de Vascocelos e quejandos.

Nos ultimos anos, sempre  que o Futebol Club do Porto entra em fase de substituição da equipa técnica o nome deste treinador aparece sempre referenciado como o mais candidato ao lugar. Se, por mera hipótese, um dia Jorge Jesus viesse a liderar a equipa técnica do meu club, só me restava engolir um sapo vivo.

José Xavier





  




5 comentários:

  1. Amigo Xavier

    Jorge Jesus deve estar com a cabeça num bolo. Repare: tem feito exibições miseráveis, iguaizinhas às piores da época passada. Quem tem salvo “aquilo” são os do costume: Artur, Luisão e o sonolento que, como está sempre ali à mama, é só esperar pela redondinha e atirar lá para dentro. Os outros 10 que defendam!
    Maxi parece um maluquinho. Faz lembrar o furunculoso quando fazia os 100 metros, trinta e sete vezes por jogo. (Em Madrid nem como suplente tem lugar. A boa notícia é que já lhe passaram os furúnculos. Eles lá não usam suplementos vitamínicos…
    O lado esquerdo da defesa é um caos há 2 anos. Este Melga, não vale um charuto. Eu acho-lhes muita graça, os amigos portistas criticam-me, mas entretenho-me com o mal deles (oxalá o nosso não esteja próximo). Repare: fiz uma listagem onde aparecem à data de hoje, 117 atletas passíveis de jogar quer na equipa A ou na B. São profissionais com contratos registados. Deste número, 44 são estrangeiros!?!? Dos que tem sido escolhidos (cerca de 30/32) para os jogos de preparação, 22 são estrangeiros (a UEFA só permite inscrever 17). E passo a citá-los: Artur, Maxi, Luisão, Garay, Jardel, Melgarejo, Javi, Matic, Witsel, Aimar, Bruno César, Gaitán, Enzo Perez, Salvio, Nolito, Olá John (vai ser o Roberto desta época), Saviola, Rodrigo, Cardozo, Kardec, Mora e Mitchel. Imagine como estará o carroceiro que mal sabe falar português, a ter que se fazer entender por esta babilónia.
    Dos portugueses, (é obrigatório colocar pelo menos 8 no plantel) só existem 7. Mika e Paulo Lopes (ambos guarda-redes), Miguel Vítor (defesa central anão), Luisinho (viu-se ontem a maravilha a entregar o empate à Juventus), Carlos Martins (pelas minhas contas não deve durar até ao Natal), Yannick Jaló (com a mulher a dar-lhe cabo daquela mona), e Hugo Vieira (quem?).
    Como é isto possível? E, repare o meu amigo, que ainda há para aí uns blogues que criticam o Pinto da Costa! Ih!Ih!Ih!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa Lima. Excelente trabalho de pesquisa
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo Xavier, parece que o amigo tem um dedo que adivinha, quando ia escrevinhar umas coisinhas sobre o sucedido, já o amigo se tinha antecipado, e muito bem. Amigo Lima, sempre actualizado e muitissimo bem informado, que grande relatório de como vão as coisas na instituição.

    Sobre o assunto só quero dizer uma coisa, será que a casa já está a começar a arder e ainda nem começou o campeonato? espero que sim e que esta epoca seja a desorganização total.

    Ps - aquela do vai ser o roberto desta epoca é fantastica...

    Grande abraço aos dois

    ResponderEliminar
  4. Caro José Xavier e restantes comentadores naturalmente.
    O amigo Xavier e muito bem, diz a certa altura que Jorge Jesus.....julgando-se com o "rei na barriga".....
    Ora meu amigo, eu tenho a certeza que ele tem o rei na barriga e porquê?

    1 - O que aconteceu a este treinador aquando a bofetada em pleno campo a um jogador adversário!?

    2 - O que aconteceu a este treinador quando afirma em público que o bandeirinha errou de propósito, implicitamente afirmando que o bandeirinha roubou o Benfica!?

    3- O que aconteceu a este treinador quando dentro do campo do estádio da Luz vai no final de um jogo ao encontro do árbitro e com o dedo indicador em riste e com a "tromba" encostada à cara do árbitro, o ameaça!?

    4 - O que aconteceu a este treinador que à frente de toda a gente e filmado pela TV, corre meio campo pela linha lateral para mandar o seu guarda redes atirar-se para o chão, gastando tempo de jogo!?

    Eu digo-lhe amigo Xavier; NADA, repito NADA! Logo ele tem o rei e quem manda no futebol na barriga! A ele tudo é premitido! Recordam-se daquela suspensão há uns tempos atrás que cirugicamente terminou exactamente quando o Porto jogou com o Benfica? Pois é, ele sabe que está muito bem protegido e por isso, vai fazendo o que lhe dá na gana, até ver!
    Grande abraço a todos
    ftavares

    ResponderEliminar
  5. Tavares: Bem relembrado de tudo a que não estejamos habituados, sobretudo, daquela suspensão cirurgicamente terminada em vesperas do jogo Porto/Benfica
    Abraço a todos
    Xavier

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...