quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Lei de Ohm - À margem de eles mesmos


Bom Dia amigos e anónimos, BI CAMPEÕES (ou não...) que visitam regularmente este espaço de opinião parcial e completamente recheado de facciosismo.Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa hora do dia em que se encontram a ler este amontoado de letras que formam uma parvoíce qualquer.

Ainda na sequência da saída de Hulk há que pensar quem vai ocupar o seu lugar. Se vamos optar por novas soluções, se mantemos o trio aberto nas alas... Quem entrará, quem passara para o banco, quem irá se afirmar como o próximo grande nome.

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Fernando Pessoa

Esta pequena genialidade desse grande Português poderia ser aplicada aos substitutos de Hulk no Porto. Sim é sacrilégio poético aplicar estas palavras a algo como o futebol mas... Futebol é o opio do Povo e opio é algo que era querido a Pessoa por isso penso até ser adequado!  Certo? Claro...

É o que espero dos extremos que ficaram!

Não fiquem à margem de vocês mesmos...Sois todos diferentes mas todos possíveis alternativas!Sim foi um abandono forçado às roupas mas...

Varela aparece renovado (literalmente) e um serio candidato à vaga de Hulk, deixando James numa posição de numero 10 que enverga bem (literalmente) na equipa quando VP lhe dá essa função.

James é a outra forte hipótese como extremo mas tem de perder o síndrome de Banco e aprender a jogar onde é necessário e não onde gosta. Tipo... O Hulk... Estrela da equipa e jogava a Ponta de Lança quando era preciso... Sem amuar...

Atsu, como ele disse, não é Messi mas pode vir a ser um pequeno grande extremo de extrema utilidade! Não é Hulk, não há mais nenhum Hulk, mas pode ser uma alternativa diferente...

Iturbe não é Messi também, mas já foi apelidado de novo Messi numero 3579 e tem características idênticas. Não é Hulk, mais uma vez reforço a ideia de que não há mais nenhum, mas pode ser, como Atsu, uma alternativa diferente... Foi a quem saiu a sorte grande com a saida de Hulk pois pode vir a ganhar mais espaço!!

Kelvin é mais um miúdo. Com um pé esquerdo fora do normal (não por ter 7 dedos mas porque é muito muito bom) e que pode trazer algo diferente mas que me parece pouco consistente (nem no Rio Ave era titular de caras...)

Podemos sempre reflectir na possibilidade de Alex Sandro e Danilo fazerem de Hulk em conjunto, tendo na equipa dois alas ofensivos. O que é uma hipótese lançada já por alguns colegas na Bluegosfera.

Qualquer delas é uma alternativa diferente de Hulk. Hulk há só um! E já la vai...

Está na hora de fazer a travessia miúdos! Está na hora de mostrar quem quer esse lugar com mais vontade... Não fiquem há margem do que podem ser... Ousem e  façam de tudo para serem o próximo nome na minha camisola!! Essa sim, a maior honra de um futebolista azul e branco ;-)

BAMOS EQUIPA!!


RUMO AO TRI!!

LET'S TAKE THE LONG WAY HOME AND AIM FOR WEMBLEY!!!

E... SIGA PA BINGO!!

4 comentários:

  1. Amigo Custoias
    Por opção própria, não costumo comentar aspectos relacionados com tácticas, técnicas e seus derivados. Considero que nos blogues onde colaboro, há pessoas mais qualificadas para isso do que eu.
    Gosto muito de todos os aspectos laterais do futebol como, Regulamentos, Contas, Estatísticas etc. mas não sou burro de todo, e naturalmente sei avaliar o que temos dentro de casa. Já são muitos anos de Portismo.
    Por isso ás vezes fico espantado com “pseudo-especialistas” como MST. Confesso que considero o homem um “bon vivant”, culto, bom escritor, embora de futebol jogado, não perceba nada. Como sente o ego ferido porque ninguém do clube lhe liga puto, despeja as suas malfeitorias nas páginas dum pasquim. Não compreendo como enaltece os Vieirinhas, Paulos Costas, Candeias, atletas medíocres que nunca provaram nada enquanto cá estiveram. Depois, quando se fixa em qualquer mal-amado, normalmente dá para o torto. A vítima actual parece ser o treinador, “et por cause” o Pintinho.
    Mas isso agora não interessa nada, foi só um desabafo. Afinal o que pretendo é comentar o seu artigo.
    Ponto número 1 (como diz o Portas) - Para saída de Hulk o treinador, melhor do que ninguém, deve saber com aquilo que conta (Monsieur de la Palisse não diria melhor). Mas, fora de brincadeiras, é mesmo isso. Não sabemos (pelo menos eu não sei), nos treinos, quem se “assemelha” mais a Hulk. James? Iturbe e Christian são mais para o lado esquerdo.
    Ponto número 2 – O problema é que não temos mais ninguém. Aqui há umas semanas ouvi aquela besta que vomita ódio no Dia Seguinte dizer que tínhamos mais jogadores do que o Benfica?!? Sinceramente fui contá-los e não encontrei sequer 25. Com nível de equipa principal, entenda-se.
    Ponto número 3 – Hulk não era um extremo, digamos, “clássico” tal como Ronaldo também não. Mas disfarçava bem. Na linha média, parece que estamos bem servidos e com alguma folga para eventuais castigos ou lesões. Penso que o melhor “substituto” será James. Joga nas 2 alas, anda à vontade pelo meio e faz assistências próprias de número 10. Ainda ontem o vi no Mundial, está cada vez melhor.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo Lima.

    Um “bon vivant” é provavelmente a melhor definição do MST. E sim, de futebol jogado percebe tanto como eu de pesca.

    Não concordo que a opção mais viável seja o James. Penso que com o Martinez se irá optar pelo Varela nas alas e o James a entrar para o lugar do Lucho. Penso que até ao final do ano o James será o dono do lugar e o Lucho ira entrar a espaços.

    Mas como disse o amigo, o treinador sabe melhor que ninguém. Vamos esperar para ver :-)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Amigos, de treinador de bancada todos temos um pouco, mas como é obvio, ninguem melhor que o treinador saberá qual deles o melhor para aquilo que ele pretende para a equipa, embora fique um pouco ceptico, pois já se sabe que o nosso trienador, quando não gosta de um certo jogador, este já não tem hipoteses, mesmo que isso prejudique a equipa.
    Para mim, quem entrava na equipa era James sem duvidas, arranjando a melhor solução para que ele quando a nossa equipa ataque "fuja" para o meio, que é claramente a posição onde ele gosta e joga melhor, basta ver as exibiçoes que faz na seleção, mas com Varela motivado e em forma, tambem é preciso te-lo em conta e depois temos Iturbe, que à semelhança de James joga melhor no meio, eu colocava Itrube de um lado e James do outro e dependendo do lado que a nossa equipa atacasse, quem jogasse no lado oposto ia para o meio ne distribuia o jogo...

    Abraço aos dois

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...