quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As arbitrariadades da justiça

Para quem tem responsabilidades de participação opinativa em espaços como este, o "nosso mundo azul e branco" é, deveras frustante, ver os acontecimentos  a sucederem-se e, pelas mais variadas razões, sem qualquer acção de partilha com os leitores  sobre aquilo com que somos confrontados, alguns dos quais, senão todos, a provocarem uma preocupação pela forma como os poderes judiciais agem, sejam eles desportivos ou não,  porventura provocatórias,  de uma revolta que  dilacera a alma de quem pauta a sua postura por principios de igualdade de tratamentos, sob pena de se questionar o estado de direito tão frequentemente propalados.

Neste espaço de duas/tres semanas, houve temas bastantes para abordar, sendo que, para mim, perderam actualidade e ficarão, apenas, para memória futura. As especulações jornalisticas dos " do regime", a venda da nossa joia de coroa, o inevitavel Hulk e sua saida para o Zénit a par da cirurgia operatória do nosso presidente, seriam matéria suficiente para uma abordagem mais expressiva, quanto mais não fosse para desmontar todos aqueles que não saiem da esquina á procura de uma eventual desgraça que nos possa acontecer,  para dai, eventualmente,  tirarem os proveitos que lhes vai na mente dos sonhos. Podem continuar sentados que com esse tipo de sentimentos nós podemos bem.


De permeio, uma palavra de solidariedade a Pinto da Costa, no plano pessoal, sabendo que se trata de um precalço fácilmente transponivel e muito rápidamente voltará ao leme, se é que, por algum momento deixou de estar.
Força Pinto da Costa.
Força presidente.

O tema de hoje, tem a ver, indubitavelmente, com a decisão do concelho disciplinar da FPF e da aplicação do castigo ao treinador do club de lá de baixo. Adjectivar o castigo de 15 dias de suspensão "do chiclas" é como chover no molhado, conhecendo, como todos conhecemos, os antecedentes em que os vermelhos são, reconhecemo-lo, peritos na abordagem e na forma como  se "safam" de situações semelhantes.

Todos sabem como os tribunais funcionam no nosso pais que, numa grande parte das suas decisões, são mais ofensivas do que quem pratica as ofensas.

Ora, o concelho de disciplina da FPF é, na estrutura de que faz parte, um tribunal e dessa forma é transportadora dos vicios e males que  são comuns a outra àreas judiciarias, sendo certo que os seus vereditos atropelam rodos os paradigmas da justiça, comportando-se como a correia de transmissão de "um" e, dos seus interesses, contra o prejuizo dos restantes e, pior do que isso, com explicações  que mais nao passam de autênticos atestados de estupidez dirigidos à massa humana que se identifica com o futebol.

Uma acção praticada em Março/2012 e ser sentenciada em Setembro com a puniçao conhecida, tanto na forma como no conteudo, seria deveras hilariante, se não estivessemos habituados a coisas iguais, em clubs iguais e pessoas iguais.
O que repugna, é a dualidade de critérios e a história está ai como comprovativo.

Mas esperem que vem ai mais.

Um processo para ser resolvido com caracter de urgência, segundo ordens das altas esferas internacionais que gerem o futebol, estão ainda na gaveta. "As voltas  da fuga", ainda não estão bem dadas...logo as consequências podem esperar, até que o "bacalhau fique bem demolhado 

José Xavier 

   

1 comentário:

  1. Amigo Xavier
    Como sabe, já ando por cá há muitos anos. Sou daquele tempo em, que não ganhávamos nada, éramos gozados e levados ao sebo, durante décadas.
    Primeiro pelo zbórden, o primeiro clube do regime, depois pelo clube da treta, recentemente auto proclamado “instituição”.
    Nós, “os parolos cá de cima” apanhámos nas ventas, sorrimos e agradecemos. Entretanto, desde 1982 alguma coisa mudou. Temos um presidente que conseguiu dar a volta ao texto. Ganhar tudo o que havia para ganhar e meter no congelador os Circos da Segunda Circular.
    Estranhamente, ou talvez não, parece que o estrebuchar das suas Contas, os passivos uniformemente acelerados, as falências à vista, devem ter alertado os actuais governantes da treta que resolveram deitar a mão “aquilo”.
    Os últimos acontecimentos são inquietantes. Pelo menos um dos Circos, anda a “arrebitar cachimbo”. O “castigo” a JJ é uma anedota de âmbito mundial. E achei graça, por alturas das eleições na LIGA e FPF, os inefáveis lacaios “comunicadores” da “instituição”, dizerem que Fernando Gomes e Herculano Lima estavam lá para beneficiar o nosso clube.
    Mas “desta” UEFA nunca se sabe o que vai sair. Platinis, Blatters e Companhia fazem parte da mesma corja. O senhor Herculano deve estar a mexer os cordelinhos através dos advogados amigos que frequentam o camarote da “instituição”.
    As últimas notícias dão conta de uma senhora, Cláudia Santos, cujo único currículo conhecido é “ter sido aluna de Ricardo Costa”, ser indigitada para presidente da Comissão Disciplinar da Liga, organismo dirigido por marionetas ao serviço dos clubes da capital e além-mar.
    Não sei o que vai acontecer no caso Luisão. Mas gostava que este Conselho de Disciplina da treta, lhe desse um castigo levezinho, depois aquilo fosse parar à UEFA, e lhe pregassem uma cacetada tão violenta como ele deu no árbitro. Por cá, se o homem não for castigado até nem me admira nada.
    Um Governo que coloca um tasqueiro a dirigir uma estação de televisão de serviço público, é tão espantoso, como colocar o presidente da RTP a dirigir as cervejolas.
    Não sei se me faço entender…
    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...