segunda-feira, 27 de maio de 2013

O IMPROVÁVEL DRAGÃO - VITOR PEREIRA


Olá amigos tricampeões e demais seguidores deste Mundo Azul e Branco.

É com muita pena que não tenho conseguido dar mais atenção a este espaço. Mas como o prometido é devido e como disse já há algum tempo que quando a época terminasse faria a minha avaliação a Vitor Pereira, cá vai ela.
Durante estas duas épocas fui sempre um defensor da continuidade de Vitor Pereira quando muitos andam há duas épocas a pedir chicotadas psicológicas a meio da época. A minha forma de pensar revelou-se acertada.
Vitor Pereira ficará para sempre na história do FCP, ganhou um campeonato sem qualquer derrota igualando o feito de Villas-Boas, em duas épocas perdeu apenas uma vez para o campeonato.
É verdade que a nível internacional ainda não atingiu um patamar de excelência, mas quantos treinadores na história do FCP o fizeram? Mourinho, Artur Jorge, Villas-Boas, sim mas estes são especiais. Considero que Vitor Pereira é um excelente treinador, um conhecedor do futebol, humilde e com um amor ao FCP igual ao da grande maioria de todos nós e isso supera um pouco da falta de "Special". Falta-lhe um pouco de discurso, retórica, é verdade mas carago ganhou 2 títulos de campeão nacional em dois anos, não perdeu sequer um jogo para o campeonato contra o melhor 5L3 dos últimos 20 anos. Sim, também temos que reconhecer que o nosso principal adversário está bem melhor do que esteve durante muitos anos e reconhecer isso é preparar melhor os próximos desafios!!
Ser como é o nosso adversário, que se julga o "mais maior bom" lá da rua deles, é que os faz andar a penar e a ter épocas como esta. Este não é o 5L3 de Artur Jorge, Paulo Autori, Ivic, de Fernando Santos, de Quique Flores, Camacho, este 5L3 apesar de quanto a mim ter um treinador banal, é um 5L3 que tem grandes jogadores, tem um orçamento bem maior que esses que mencionei. Agora nós sabemos que isso não faz uma grande equipa, é preciso algo mais que eles não conseguem atingir!!
Assim acho que Vitor Pereira deveria continuar, ficarei desapontado se isso não acontecer e ficaria bastante agastado se alguma vez fossemos buscar um treinador que se ajoelha contra o principal adversário e que chora no banco durante os descontos de uma final da Taça de Portugal em vez de estar focado em tentar virar o mau resultado.
Sei que provavelmente é um "amor" de Pinto da Costa mas JJ não tem condições para treinar o FCP até pela relação que tem com adeptos do FCP.
Aliás já o disse uma vez e volto a dizê-lo, se alguma vez JJ vier a ser treinador do FCP o meu lugar anual deixa-se de renovar e sei que o de muitos portistas também.
Vitor Pereira já mostrou que merecia mais respeito por parte dos adeptos do FCP. Durante dois anos foi sempre um mal amado, desrespeitado e até mesmo injustiçado!! Cometeu erros, claro que cometeu mas quem não erra! Agora eu não me esqueço da alegria e da humildade com que festejou estes dois títulos que venceu e se algum portista merecia estes títulos era ele!!
Alguns de nós devem fazer uma autocritica e pensar melhor no que é Ser Porto. Devido ao comportamento de alguns adeptos cheguei a prever que poderíamos tornar-nos em adeptos do tipo de adepto do 5L3, sei que enquanto tivermos Pinto da Costa a coisa está controlada, mas o homem não vai durar para sempre e depois dele sair nós os adeptos, mais do que ninguém, teremos uma prova de fogo. Nós é que iremos ter de demonstrar o que é a chama deste Clube!!
Outra coisa que não me esqueço foram as assistências confrangedoras que o Dragão teve este ano, sei que a vida não está fácil para ninguém, sei bem que estamos numa zona do país das mais afectadas pelo desemprego mas também sei que muitos lugares anuais que estão pagos para a época toda falharam muitos jogos, também vejo que são nos jogos mais caros que toda a gente quer ir. Devemos ter sempre presente que nos jogos teoricamente mais fracos é que os jogadores precisam de sentir um ambiente forte no Dragão para estimulá-los e espicaçá-los. Quem diz que um Dragão cheio contra o Olhanense não nos teria dado a vitória?? Nós adeptos temos um papel muito importante e não devemos estar presentes só nas vitórias, a nossa presença nos momentos difíceis é que nos vai preparar para enfrentar tudo e todos!!
Esta semana já saberemos o destino de Vitor Pereira, depois da entrevista de Pinto da Costa fiquei com dúvidas que fique, acho que Pinto da Costa tem um nome em vista e será de alguém que ainda não tinha terminado a época, sinceramente espero que não, que Vitor Pereira fique mas respeitarei se for o próprio a não querer ficar, assim como diz Mourinho devemos estar onde gostem de nós!!
Obrigado Vitor por estes dois campeonatos e duas Supertaças!!

O Improvável Dragão
João Carlos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...