sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O Inicio do Resgate...



No sábado, estreia-se o novo dragão, uma equipa renovada e com outra mentalidade, apontando ao objectivo de sempre, o principal, do FC Porto: ser campeão nacional. Acostumado a triunfar, detendo o monopólio do futebol português na última vintena e meia de anos, dominando a toda a linha internamente e conseguindo deixar a sua marca na História do futebol internacional, os dragões terminaram a época anterior, se bem que ganhando a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça de Portugal, com um enorme vazio causado pelo falhanço no campeonato, perdido para o Benfica e, até, com o Sp.Braga à frente. André Villas Boas chegou ao Dragão para iniciar um novo ciclo. Será um teste ao clube e ao treinador. Na primeira aparição, na Supertaça, o FC Porto saiu por cima: venceu e convenceu ante o Benfica. Na Figueira da Foz, frente à Naval, terá a batalha inaugural de uma longa guerra que quer ganhar.



O F.C.Porto renovou muita da sua estrutura: entrou um novo treinador, saiu o líder da equipa, e entraram novos jogadores. Villas-Boas trouxe consigo juventude e novos métodos de treino. Frente ao Benfica, porém, viu-se um Porto muito semelhante ao de Jesualdo, ou seja, uma equipa letal no contra-ataque. Contra equipas mais pequenas, os dragões terão de abordar os jogos de maneira distinta, não podendo apostar na estratégia do contra-ataque e sim no ataque organizado. Por essas razões, e embora a vitória na supertaça, não se vislumbrou ainda o verdadeiro FC Porto.



Porto esse que adquiriu neste defeso um grande jogador de nome João Moutinho. O ex-capitão do Sporting chega com espírito renovado e promete fazer épocas de excelência. Por outro lado, saiu um dos símbolos da história recente dos dragões: Bruno Alves. Além dele também Raul Meireles está de saída. A incógnita prende-se com o facto de não haver, pelo menos para já, um líder na equipa. Hélton vai-se aproximando desse estatuto mas não tem a alma e garra característica dos símbolos do dragão.

O meu prognóstico é de que o Porto é, a par do Benfica, o principal candidato ao título mas, como supracitado, ainda não se vislumbrou o verdadeiro trabalho de Villas-Boas, sendo o mesmo logicamente determinante para o desfecho final da classificação dos dragões.

3 comentários:

  1. Boa tarde, sou do Blog Negócios do Futebol e gostaria de saber se algum dos autores estaria interessado em escrever artigos de opinião no nosso espaço, numa rubrica intitulada "olhar sobre o Fc Porto". Se estiverem interessados, por favor respondam para negociosdofutebol@gmail.com

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Temos qualidade, temos treinador, temos adeptos, mas fundamentalmente o que teremos de ter sempre, é a mesma atitude e o mesmo espírito de vitória que tivemos frente ao Benfica. Não podemos ter tudo nos jogos mais importantes, de maior rivalidade, que dão mais pica e não ter nos outros. É aí que se vão decidir as coisas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Fiquei encantado com o jogo que fizemos na supertaça, que me fez lembrar os primeiros 20 minutos contra a Sampdoria, e como os caros amigos dizem, o que interessa é os nossos jogadores conseguirem manter os niveis de concentraçao e de motivação SEMPRE elevados, eles que nao se esqueçam que temos um titulo para resgatar...

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...