domingo, 30 de janeiro de 2011

O CHUMBO DOS ESTATUTOS

Sinceramente eu já nem me apetece perder mais tempo com tão ruim defunto mas lá vai mais uma vez:

1-As Associações (órgãos representativas dos clubes) estão filiadas numa Federação (órgão representativo das Associações).

2-As Federações (do espaço Europeu) estão filiadas num organismo de cúpula do Futebol chamado UEFA.

3-Independentemente, como é óbvio, de não desrespeitarem as normas da UEFA, as Federações (e por arrasto as Associações que representam), tem os seus Estatutos aprovados pelo Governo do País em que estão inseridas.

4-O Governo não pode nem deve imiscuir-se nos Estatutos que as Associações e Federações (sejam elas quais forem) têm como seus instrumentos reguladores e que a própria Tutela aprovou.

5-A UEFA não tem Estatutos ou Regulamentos “tipo” que devam ser seguidos pelas Federações dos Países filiados, excepto “recomendações”, assim uma espécie de “Fair-play Financeiro” onde são aconselhadas normas de “equidade” no tratamento entre todos os clubes, etç.

6-Não foi a UEFA que nos escreveu uma cartinha a exigir modificação dos Estatutos existentes mas, ao contrário, foi a nossa Federação que juntamente com o Senhor Laurentino e outros “amantes da verdade desportiva”, quem os inventou (sabemos todos o motivo) e foi a correr pedir o aval à UEFA.

7-Não venham para cá com histórias da carochinha sobre o envolvimento do FCP nesta confusão toda pois, como é conhecido, por opção própria, estamos fora dos órgãos de poder há muito tempo.

8-O senhor Madaíl, conforme anunciou no final da Assembleia-geral, lá vai de corda ao pescoço fazer queixinhas à UEFA sobre “a irresponsabilidade” dos clubes, blá, blá, blá. Anda a arranjar um lindo sarilho.

9-Por último um conselho: os comentadeiros, pasquineiros e ofícios correlativos devem, antes de dizerem asneiras, estudarem os Regulamentos e Estatutos do que fazem os clubes por essa Europa fora e, já agora, aprenderem um bocadinho de Direito Administrativo.

3 comentários:

  1. Grande Lourenço Pinto !
    Mais uma vez deixamos bem claro, que o Porto nunca foi conquistado !!!
    O gozo que me vai dar ouvir os paineleiros a chorar baba e ranho...
    Não vai ser fácil Seara "mãozinhas", ainda és muito pequenino para comer um Pinto !!!
    Amigo Lima continue a dar-lhes forte !
    Cumprimentos Artur :)

    ResponderEliminar
  2. Já decorre nova votação no nosso site.Desta vez perguntamos qual é o jogador que mais o tem surpreendido esta época e contamos com o seu voto pa nos ajudar a chegar aos 250.

    http://imperiofutebolistico.blogspot.com/

    Obrigado e Abraços

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente trabalho do amigo José Lima (ainda nao vi nenhum mau), que até eu fico a perceber como funcionam e em que estado estao estas coisas... Parabens amigo Lima.
    Bem vinda por tao humilde espaço amiga Manuela, espero ve-la muitas vezes por aqui.

    P.S.1 Qualquer dia ainda me vai dar o prazer de publicar aqui um post. Fica o desafio. cumprimentos a todos...

    P.S.2 - Amigo Miguel, pode contar com o meu voto com certeza...

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...