sexta-feira, 18 de março de 2011

ELEIÇÕES NO SPORTING

Tenho acompanhado tudo o que posso através da Net, as entrevistas dos candidatos (alguns até tem blogues próprios), os programas, etc. Mas há uma coisa que não consigo compreender. As eleições são para o Sporting/Clube. No entanto, em todas as entrevistas, nos jornais e tv’s, “eles” falam de jogadores, treinadores, director desportivo, assuntos que dizem respeito apenas à SAD, mais os titulares para os lugares de gestão da Academia ou das modalidades amadoras, o regresso de antigos jogadores para a formação que esses sim, são da responsabilidade do Clube, etc. No meu modesto entendimento, a SAD, embora vá ter, por força da percentagem dos accionistas Sporting/Clube e Sporting/SGPS alguns administradores nomeados pelo Clube que é quem detém estas duas sociedades, outros accionistas, como Joaquim Oliveira ou um seu representante que tem 10% da SAD, também terão direito a participar no Conselho de Administração. Ora, em lado nenhum é dito quem são esses “administradores” que, aliás, só podem ser eleitos em Assembleia-Geral da SAD por um período de 4 anos podendo ou não ser coincidente com as eleições no Clube.

No seguimento do empréstimo último que lhes foi concedido, as tais VMOC (que são Obrigações convertíveis em Acções no fim do prazo de carência de 5 anos) estão hipotecadas à Banca. Ou seja: se a SAD não as recomprar numa data determinada (creio que até Junho de 2013, os Bancos (BCP e BES) podem ficar com elas, tornando-se “donos da SAD” visto que representam 57% do Capital da Sociedade. Por outro lado, os “fundos” de que falam, demoram meses a preparar e isto, se a Banca os Investidores e a CMVM os aprovarem. Não convém esquecer que a última emissão de Acções foi um fiasco completo e o clube teve que as enfrascar, naturalmente pedindo o apoio à Banca.

Como é que “eles” (Sporting/Clube) estão a desenvolver planos e estratégias que só dizem respeito à SAD? É que se “isto” (a bolinha entrar ou não) falha, vai ser o bom e o bonito. Na próxima segunda-feira vai haver um debate na RTP-N às 22 horas com os cinco candidatos. Pode ser que expliquem “quem é quem” para o Clube e para a SAD. E mudar a cor das botas ou das cadeiras? Trazer de novo para o clube Santana Lopes que fechou o acesso à bancada por o teto estar a cair e deixa tudo falido por onde passa? Colocar numa lista o responsável pelo descalabro financeiro dos últimos anos? Promover o regresso do boxeur Sá Pinto? Construir uma bancada em cima do fosso ou vice-versa? Ecletismo e regresso do hóquei? Andar pela Rússia á procura de Fundos? Um Pavilhão para as modalidades? Um desfilar de dezenas e dezenas de “velhas glórias” acompanhados ao piano pelo Moniz Pereira? Às tantas ainda vão colocar os retratos dos 5 violinos em cima das mesas de voto!

Mas está tudo maluco ou quê?! Será que não conseguem arranjar alguém que perceba de futebol?

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...