quarta-feira, 23 de março de 2011

A Lei de Ohm - Porque não fazemos antes Japonices??

Kamikaze!


Bom dia amigos e anónimos que seguem este fantástico blog e que agora vão lendo as barbaridades que eu vou escrevendo por aqui.

Estas ultimas semanas que passaram foram semanas conturbadas. Conturbadas quer no Mundo quer aqui no Burgo.

Temos o Japão que levou com um Sismo, seguido de Tsunami, com a reativação de um Vulcão adormecido e no meio de isto tudo uma central Nuclear em ebulição pronta para criar um dos maiores desastres alguma vez vistos na humanidade.

Aqui no Burgo temos a Crise Política com o PEC4 ou o FMI na calha. Entretanto aconteceu manifestação "À Rasca" que contou com varias gerações nas ruas de todo o Pais num protesto com o intuito "inicial" de protestar contra a classe política.

No meio disto tudo temos a violência, mais ou menos grave, que vai passando pelo nosso Futebol e que tem como "Artistas Principais" o meu Porto e o Benfica.

E perguntam vocês: 
- Oh Custóias tirando o ultimo ponto o que tem isto a ver com futebol e com o nosso Porto carago??


Amigos... Muito...

Passo a explicar, do Fim para o Inicio... Ou do mais importante (para mim) para o menos.

Sim, temos violência no Futebol. Temos apedrejamentos, temos roubos, claques não oficiais à espera de julgamento por terem um arsenal guardado na sala oficial do seu estádio (confuso como alguém não oficial tem uma sala oficial...), estaladas, etc etc etc...
Passo a dizer que sou completamente contra este tipo de coisas... Futebol, é futebol... Só... 

Amo o meu clube... Sofro... Choro... Rio-me...Discuto...Mando Bocas...Comento resultados...Amuo...
 
O meu clube é tão importante para mim que tenho como um dos dias mais felizes da minha vida o dia em que vi, ao vivo, o meu clube ser Campeão Europeu...

Não há ninguém, repito ninguém, que seja mais Portista que eu... NINGUÉM!! (Em caps para saberem que eu estou a berrar!!) Pode haver, provavelmente até há, quem seja tanto como eu. Muitos até. Mas mais que eu... Não...
Nem ninguém, repito ninguém, é mais Benfiquista ou Sportinguista ou Vimaranense do que eu sou Portista.
Podiam estar de Camisolas de Clubes...
Então expliquem-me o porque de eu não ir mandar pedras para as autoestradas... Ou de ir roubar cenas... Ou de ir bater em pessoas... Não entendo...
 
Sim nos somos ostracizados, somos chamados de energúmenos... Ninguém nos dá o nosso devido mérito... 
Desde que me lembro, desde tenra idade, que isto é assim... E no entanto nunca me deu para Chorar e para Bater a adeptos dos outros Clubes... Nem incendiar autocarros... Nem agredir equipas de Hóquei... Nem roubar estações de serviço...

Amigos... Não entendo... Se há clubes que promovem este tipo de atitudes, e que apela "às armas"? Sim há... Se as coisas são mais empoladas de um lado do que de outro? Sim são... Mas isso não nos dá o Direito de nos tornarmos Homens das Cavernas...

Eu vou ao estádio, apoio a equipa, não assobio. Abano a Bandeira. Levanto os cachecóis. Festejo e sofro... 

Para o resto não contem comigo...


Dizem vocês: 
- Ok Custóias e agora o que tem isto a ver com o FMI e com o PEC4 e até com a Manif "à Rasca"?

Simples amigos... Nas alturas de grande instabilidade política vem ao de cima a estupidez das pessoas. Nascem as revoltas. Nascem as Manifs, Nascem as revoluções. Boas dirão vocês!! Algumas. Outras nem por isso...
Nas alturas de instabilidade cresce a violência, porque ai vem ao de cima o Gorila reprimido nos mentecaptos espalhados por cada país.
E juntando a isso a quantidade de pessoas, digamos, pouco inteligentes, para ser simpático, que temos espalhadas no pais temos um cocktail explosivo!!! Gorilas lideram... Burros Seguem... Fácil...
Ao ver a Manif "à Rasca" consegui ter a noção que o nosso pais esta povoado por gente muito pouco inteligente... Uma Manif que devia ser contra o estado das coisas, a situação em que chegamos... Passou a ser um Festival de Verão antecipado em que as pessoas mais inteligentes diziam que estavam contra o Governo... E todas as outras entoavam cânticos de KiriKiri e não faziam puto de ideia do porque de estarem a manifestar-se...

Voltamos a isto...
Este é o nosso povo... Burro na sua maioria... E como meio animalesco que é... Atira pedras... De um lado... E do Outro...
Querem brincar aos Holligans?? Façam como os verdadeiros... Como os Ingleses... Combinem entre os Lideres (Não é lidres como os jornalistas dizem...) uns dos outros e vão para um descampado andar ao estalo... Assim só lá vai quem quer...

Dizem vocês: 
- Ok Custóias, então achas que a violência no futebol é também um reflexo da sociedade em que vivemos, mergulhada numa crise política e que trás ao cimo o estrume que existe no nosso pequeno País. Mas o que tem isso a ver com os coitados dos Japoneses???

Pois meus amigos, aqui chegamos ao cerne da questão... O Povo... A Diferença está no Povo (Não na pasta)...
Li um artigo no Diário de Notícias com o qual não podia concordar mais. Como amante da cultura Nipónica e com algum conhecimento da mesma concordo com todas palavras que la estão...

O Artigo é este:

Nem um sismo e um maremoto os abate 

«Aqui há uns 30 anos, um conhecido meu que tinha uma loja de modelismo em Lisboa, viajou até ao Japão para contactar os fornecedores de modelos de aviões.
Convidado para um passeio por um deles, foi levado a um jardim onde havia um santuário dedicado à memória dos pilotos kamikaze da II Guerra Mundial. Tocado pela singeleza e beleza do lugar, o meu conhecido, espontaneamente, fez uma pequena homenagem aos mortos ali recordados: uma vénia e algumas pétalas de flores espalhadas em redor. Os anfitriões não fizeram o menor comentário a esta atitude e o passeio continuou, seguido de jantar. Na manhã seguinte, dia da partida para Portugal, o meu amigo tinha à saída do hotel, um grupo de crianças de uma escola de Tóquio agitando bandeiras portuguesas, numa alegre e ordenada "guarda de honra".
Esta tão única maneira de ser dos japoneses, milenarmente apurada pela cultura, pela educação e pela organização social, expressou-se mais uma vez quando do cataclismo que atingiu o país há uma semana. A reserva emocional, a contenção e o estoicismo colectivo de que os nipónicos estão a dar provas face a um desastre destas dimensões têm ficado patentes nas imagens das televisões. Contam-se pelos dedos de uma mão os acessos de choro, as perdas de controlo, as berrarias descompassadas ao gosto latino. A exibição escancarada da dor não tem nada a ver com os japoneses.
Perante isto, e o trabalho das equipas de socorro, ficamos com a convicção de que o Japão estará recuperado e a caminho da normalidade nalguns meses. Alguns povos agigantam-se nas catástrofes, enquanto que outros deixam-se esmagar por elas

Eurico de Barros
in Diário de Notícias, 19 Março 2011.

Pois bem amigos... Numa altura de crise, como estamos agora, devemos chorar menos e fazer mais... Eles foram arrasados... E no entanto... Ninguem ouve um pio... Não andam à batatada uns com os outros... Não pilham... Não se aproveitam da situação de desespero dos outros...

Respeito!! Acima de Tudo RESPEITO!!!

Como dizia Kennedy (o presidente dos EUA não o Faisal)

“Don’t ask what your country can do for you. Ask instead what you can do for your country”

No Futebol é igual. Nos nossos Clubes é igual... O que eu vou fazer? Apoiar... Muito... É isso que o CLube precisa que eu faça... Pelo País? Trabalhar... Muito... E votar... VOTAR!! 
Tudo o resto... É treta...

Respeito... 

Por hoje é tudo, espero por vocês na próxima semana para mais uma Lei de Ohm. Espero que tenham gostado e se tenham divertido a ler.
Desculpem falar pouco de futebol hoje, mas ás vezes é preciso levar um estalo...
Até à próxima amigos e SIGA PA BINGO!!!

4 comentários:

  1. Ó Eng. Custoias que fique bem claro, à "rasca" não ando :)
    Realmente numa época em que todos os homens tiram pelos, não se compreende essa vontade de andar à pedrada....Sejam urbanos !
    Gostei do artigo !
    Ainda falta muito para matematicamente sermos Campeões?
    Eu quero é festejar com a minha gente, Carago !!!

    ResponderEliminar
  2. Acerca de “Líderes”
    Olha que rico mote o Engenheiro nos deu!
    Vou começar pelo fim. Eu apoio o meu clube há dezenas de anos. Sempre. Por coincidência nos últimos 30, tem sido “sempre a aviar”. Naturalmente apoio o nosso grande Presidente, é o nosso grande Líder. Quero lá saber que a corja pasquineira o critique por causa das namoradas, das bitaitadas, ou das noitadas. Que lhe façam bom proveito.
    Já me importo saber que o inefável Get Smart (nome carinhoso porque é conhecido o Rui qualquer coisa da Silva) também ele um Líder (foleiro, mas prontos!), tivesse dito ontem numa cerimónia da AFL que no seu clube, o “orçamento da SAD em 2011 devia subir para os 170/180 milhões de euros”.
    Alguém o devia avisar (os verdadeiros Líderes da instituição” o Vieira e o Dominguinhos que é o homem da maçaroca) que amanhã, conforme convocatória da SAD, vai haver uma Assembleia Geral Extraordinária para cravarem à Banca mais um Empréstimo Obrigacionista de 50 milhões. Já será para o tal orçamento do próximo ano? Não meu amigo. Segundo o texto da própria convocatória, esta aventura, que naquele clube parece ser cada vez mais normal, destina-se à “reestruturação da sua dívida”, eufemismo que significa mandar os credores esperar pela “bondade” da Banca ou, no melhor dos casos, “passem por cá daqui por 2 meses, sempre depois do dia 20!”
    Para se ver o tipo de valor que estamos a falar, basta dizer por exemplo que o Orçamento do Braga para toda a época é de cerca de 11M€. Cravar 50 milhões é mesmo, “muita nota”. Interessante que no Expresso do último Sábado li uma entrevista de António Pires de Lima, outro Líder, Administrador da Unicer que como sabem, caiu com 40 milhões para a “instituição” ter podido respirar este ano, uma frase muito curiosa acerca destes investimentos: “Acho que se fizeram algumas loucuras na fase em que os principais operadores (está a referir-se a ele próprio e à Central de Cervejas), se envolveram em guerras, com investimentos avultados em marketing e patrocínios, em especial ao nível do futebol”. Portantos! Este já se arrependeu de ter metido 40 milhões no benfas.
    Voltando à vaca fria, quer dizer ao cravanço dos 50 milhões à Banca, o meu amigo faça contas, às taxas de intermediação, comissões dos Bancos, seguros de Risco, 6% de juros ao ano, etç e veja por quanto “esta brincadeira” lhes vai ficar. Ora vejam as percentagens da Banca num dos pontos do último Empréstimo Obrigacionista que vem referido no folheto informativo da operação:
    CAPÍTULO 18 – INFORMAÇÕES DE BASE
    18.1. Interesses de Pessoas Singulares e Colectivas Envolvidas na Emissão/Oferta
    Os Líderes na qualidade de intermediários financeiros responsáveis pela organização e liderança da presente Oferta Pública de Subscrição de obrigações, e os membros do Sindicato de Colocação, tiveram um interesse directo de cariz financeiro na Oferta a título de remuneração pela prestação daqueles serviços e pela colocação do empréstimo obrigacionista. A Emitente pagará aos Líderes e aos membros do Sindicato de Colocação as seguintes comissões:
    Comissão de organização e liderança de 1%, flat, incidente sobre o valor nominal total das Obrigações, com um mínimo de € 250.000 e um máximo de € 400.000 a pagar aos Líderes;
    Comissão de colocação repartida entre as entidades do Sindicato de Colocação e os Líderes da forma acordada entre eles, resultante do somatório das seguintes parcelas:
    i) 2% de comissão de colocação sobre o montante até € 20.000.000 (inclusive);
    ii) 3% de comissão de colocação sobre o montante superior a € 20.000.000.
    Caso a emissão não venha a realizar-se, e independentemente do motivo que origine a sua não realização, será devida pela Emitente aos Líderes uma comissão mínima de € 250.000.
    Cá está. Estes é que são os verdadeiros Líderes, como o nosso FCP, nunca perdem!
    Para si, caro Engenheiro, que se tornou o verdadeiro Líder deste blog, um grande
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente post, como não podia deixar de ser. O proposito do mesmo é muito importante e actual, e com o qual eu concordo plenamente, principalmente na parte do apoio aos clubes, e, já que o amigo Custoias não me deixa ser mais Portista que ele, rsrsrs, uma coisa eu lhe garanto, então sou tão Portista como voce. :-)
    Já chega de tanta violencia, é pena é que so façam bruaaaaa quando é com os outros, mas enfim.

    PS- Amigo Lima esse comentário dava um excelente post...
    Cumprimentos a todos...

    ResponderEliminar
  4. Amiga Manifcp

    Devia ter escrito realmente a palavra completa (Manifestação) para não haver confusão com quem anda "à rasca"!! eheheh

    Muito bem visto a questão dos pelos!! Nunca me tinha lembrado dessa!!

    Falta pouco para a matemática nos dar o merecido titulo! Este já não escapa! Se for na Luz... Ótimo! Importante é ficar invicto! Queria um campeonato sem derrotas!!

    Amigo José.

    Sim 50 milhões são muitos milhões... Mas eu já previ, em conversas com amigos, que mais tarde ou mais cedo o Benfica vai falir... E só não irá desaparecer porque é... O Benfica... E provavelmente aparecerá um Messias (Estado??) que o vai salvar.

    Se a Sagres se arrependeu? Claro... Ver um clube patrocinado pelo "rival" ganhar o seu campeonato quando tem no mesmo um clube também por si patrocinado... Deve doer e fazer repensar toda a estratégia de Marketing...

    Quanto ao ser o Líder do Blog!! Não... Isso está bem entregue ao Amigo Artur!! (Com quem concordo que o seu comentário daria um excelente post)Eu só mando uns bitaites e tento animar a malta! Mas fico muito muito agradado e orgulhoso (babado vá...) com os elogios e o feedback que tenho recebido de toda a gente! Esperoq ue continuem a gostar tanto de ler as minhas patacoadas como eu tenho gostado de as escrever!!

    Muito obrigado!

    PS: (Escrever PS hoje tem algo de irónico...) Amigo Artur, somos todos uns grandes Portistas! Sem duvida do melhor que o nosso clube tem para oferecer:-D

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...