quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Lei de Ohm - Adepto Fanático? Sim... (Viagem ao centro do Relvado)

Eu na "Minha" Baliza. A baliza Norte! Aqui festejo de Perto!

Bom dia amigos e anónimos Destinados a Vencer e que já contam os dias para o começo da Época "a doer".

Tive uma experiência fantástica esta semana. Só não foi melhor porque não pude levar a minha princesa... Mas pisar aquele Relvado foi fantástico... Mas já falo nisso!! Essa ida ao relvado e alguns Post's em Blogs Azuis fizeram-me pensar.

Será que sou Um Adepto Fanático??? Já la vamos...

Já está feita a apresentação.

Feita a meio gás, sem alguns nomes de gabarito que ainda não chegaram (nem se sabe se chegam todos) e outros de menor conhecimento para os adeptos irão provavelmente partir antes do inicio a doer da época.

E está feita a apresentação e foi vivida de maneira diferente para alguns privilegiados, como eu.

Ida ao Relvado Magico
Bem meus amigos posso dizer que quando recebi o email não queria acreditar, tinha sido escolhido, ou ganho, alguma coisa dada pelo meu clube. Eu que nunca ganho nada e estou sempre lá... Fiquei radiante.

Chegando lá vi que era eu e mais quase 2000 privilegiados. Mas porque? Porque foram estes escolhidos? Soube depois, e foi anunciado nos spekers do estádio, que fomos escolhidos porque somos os mais assíduos! É justo!

Vesti a camisolinha branca a dizer "Somos Porto" que me deram e la me fui sentar na bancada do nosso bonito "Dragãozinho". Depois de uma seca de 2 horas e de uns briefings por parte da organização la arrancamos pelos túneis que ligam os dois Dragões a caminho das bocas de entrada no relvado.
Boca de Entrada no Relvado
Abriu a época com o já tradicional despertar do Dragão por parte do nosso treinador e eu já em pulgas juntinho à verdinha. Ia ver as taças, os jogadores... Tudo... De perto, no Relvado Magico... Com 40.000 a aplaudir! Fantástico!!
Eng. Custóias ao Vivo e a Cores
Primeiro sentimento ao pisar a relva foi "Onde está a bola e o Hulk para lhe fazer a cueca à Custóias..." eheheh
Somos Porto!!
Depois, passo apressado para a "passerelle" Azul para esperar pelos Super Heróis todos. La estive, bem pertinho, a dar um "High 5" aos jogadores quase todos e antes disso a observar as belas taças, algumas bem recentes, que conquistamos por esse mundo fora!

Vou deixar aqui os Vídeos em 1º mão da reportagem do Eng. Custóias no centro do relvado!

1º Chegada ao Centro do Relvado

2º As Taças Internacionais

3º Os jogadores

Cheguei a casa, depois do jogo que não foi mau (Kelvin é Craque...Kleber também....O Hulk parece que vai a meio da época... Que poder!!) e estive a ler os Blogs Portistas. Tinha alguns em atraso. Deparei-me com esta imagem tirada de um Blog Azul chamado: A Mística Azul e Branca (Concordo com o artigo aliás)

Adepto Fanático!!
Pensei: Será que sou fanático?

Segundo a imagem tenho alguns requisitos, mas não todos...
- Tenho o símbolo do meu clube tatuado...
- Pratico o desporto de "ida ao estádio" todos os Domingos
- Cachecol (2 até...) não podem faltar, mas não gasto assim muito dinheiro em marchendasing do Clube...
- Sim cerveja indispensável, violência não...
- Cornetas não, insultos sim. Fazem milagres no aliviar de Stress... Melhores que ir ao psicólogo ou psiquiatra...
- Olhos vidrados? Depende... Mas acredito que no Domingo devia estar um bocadinho quando estava no Relvado...

Depois desta imagem lembrei-me de algo que li noutro Blog Azul bastante conhecido o Sou Portista com Muito Orgulho que colocava la esta opinião de Ian Jack sobre camisolas e depois emitia a sua própria opinião (cada um tem a sua, e não condeno quem a dá... Embora não concorde...)

Ian Jack na colectânea editada por John Turnbull, Thom Satterlee e Alon Raab
"The Global Game: Writers on Soccer"

(Bison Books, 2008)

"Há futebol a mais: é impossível fugir. No outro dia de manhã, os meus filhos descreveram em pormenor os problemas do osso escafóide de Beckham. Duas noites antes assistimos todos juntos à derrota do Celtic frente ao FC Porto na final da Taça UEFA em Sevilha. Fui à casa de banho por uns minutos e pouco depois os meus filhos trepavam dois lances de escadas, por duas vezes, para bater na porta e me informar sobre os golos que eu acabara de perder: o resultado passara de 1-1 para 2-1 e depois para 2-2. De novo sentado em frente à televisão, olhei para aqueles milhares de adeptos do Celtic nas bancadas, quase todos vestidos como os jogadores no relvado, com camisolas às riscas verdes e brancas.

Lembro-me do primeiro dia em que vi um homem vestido assim - vestido como um jogador com as mesmas riscas verdes e brancas.
Ele vivia no fim da nossa rua, na aldeia. Era católico. Nós achávamos que ele era pateta. 'Um homem crescido, alguma vez viram uma coisa destas...' e assim por diante".
Equipado!!
Eu uso... Uso a minha todos os domingos... Uso a camisola, a cueca, a meia e o cachecol, um no braço e outro no pescoço. Tenho 29 anos, sou um homem feito, trabalho e pago impostos. Estudei, formei-me e penso daqui a nada constituir família.

Sou portanto um Homem Crescido. Pateta na opinião deste senhor, Fanático na do outro senhor...

Sim.

Sou.

Como se ve na primeira foto, na primeira imagem que constitui este Post... Sou um Fanático! Saudável!

Espero que daqui a 20, 30 ou 40 anos continue a ser, a festejar com os meus filhos e a minha mulher e que possa voltar a pisar o Relvado Magico, estar junto à baliza onde festejo mais de perto os golos na bancada Norte, como Fanático que sou e como eles vão ser também. Fanático saudável claro! :-)

Por hoje é tudo amigos. O nosso destino é vencer! Porque Afinal...

SOMOS PORTO!!!

BAMOS EQUIPA!!! ATÉ OS COMEMOS CARAGO!!

ATÉ À PRÓXIMA AMIGOS!! Siga pa BINGO!! :-D

3 comentários:

  1. Amigo Custoias toda essa "aventura" resume-se em poucas palavras, parabens e inveja.
    Parabens pelo premio, pois denota a assiduidade e inveja porque é o sonho de muitos, o meu principalmente...
    Deve ter sido absolutamente FANTASTICO

    ESTE É O NOSSO DESTINO... VENCER

    ResponderEliminar
  2. Amigo Custóias tbm lá estive, foi um momento para recordar para toda a vida!! Aliás até apareço ai no seu 2º video entre os 2'45'' e os 2'48''!! Já temos uma história para contar aos nossos filhos e netos!!
    Só não posso concordar quando diz:
    "Bem meus amigos posso dizer que quando recebi o email não queria acreditar, tinha sido escolhido, ou ganho, alguma coisa dada pelo meu clube. Eu que nunca ganho nada e estou sempre lá... Fiquei radiante. "
    Caro amigo nós adeptos do FCP do que não nos podemos queixar é de não ganhar nada!!! eh eh eh!! Aquelas taças comprovam isso!!

    ResponderEliminar
  3. Caro Engenheiro
    O meu amigo é uma lufada de ar fresco nos blogs desportivos. Eu, quando tinha a mania que era fotógrafo, também já andei "lá por baixo junto ao relvado e, de facto é uma sensação indescritível. Parece que fazemos parte do espectáculo.
    O seu texto está com muito humor mas... olhe que eu, que sou dos antigos, estou há 30 anos a "receber" prendas. Ih!Ih!Ih!
    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...