quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Lei de Ohm - À Conquista de Portugal (Viagem ao Passado e de volta ao Futuro)

Cruzado Moderno!

Bom dia amigos e anónimos Destinados a Vencer e que, como eu, pertence ao grupo do "Somos Porto"

Como não vou ter ferias (pelo menos dignas desse nome) fui aproveitar o fim de semana prolongado para passar uns dias fora do Porto. Peguei na Fofinha e la fui eu para Vila Praia de Âncora, simpática terra ali entre Viana do Castelo e Caminha.

Vista de uma perspetiva!
Vou a VPA passar ferias desde os meus 12 anos e posso dizer que é uma das praias mais bonitas de Portugal, com um areal enorme, com a foz do Rio Ancora pelo meio e umas dunas fantásticas. Mar lindo onde podemos andar durante uns bons metros quando esta maré baixa e onde podemos dar uns mergulhos potentes quando esta alta. Recomendo a todos!


Visto das Dunas!
VPA, como Viana, Caminha, Ponte de Lima e todas as Terras próximas é terra de Benfiquistas. Sempre foi.

O Minho é vermelho.

Desde os meus 12 anos que estou habituado a ver futebol em VPA e a lidar com a população benfiquista. Sempre que descia a rua para ir para a praia com a minha camisola Azul e Branca ostentando orgulhosamente o símbolo lindo do nosso Mui Nobre Clube sentia os olhos postos em cima de mim. Nas janelas ou nos passeios sentia que a população local me seguia com algum desdém e revolta, como se eu estivesse a profanar algo de sagrado na vila. Eu, como puto ranhoso e reguila, seguia seguro com o meu ar provocador e de peito inchado como se aquela camisola fosse um colete anti-balas que me protegia contra tudo e contra todos!

Também andei la com uma destas!!
Não poucas vezes ouvi "bocas" das janelas ou mesmo de pessoas que passavam por mim. A que ouvi mais vezes, quando passava por janelas, era: "um dia chove-te um balde de lixívia para cima rapaz". Eu sorria, batia no peito, no símbolo do Porto e dizia: "É da maneira que fica lavada e amanha volto a trazer" (eu não sabia que a lixívia manchava tanto...) Mesmo na praia, com os amigos à minha volta (amigos que fiz na base da porrada... Gajo do Porto não se aninha nunca e isso a malta respeita e aprende a admirar... Era assim quando era miúdo...) em que a maior parte deles eram vermelhos, alguns verdes e poucos azuis, levava umas "boquitas" e umas provocações da malta que não conhecia.
Eu era mais ou menos assim!!
Era conhecido como Quim do Porto, Quim porque sou Joaquim e porque quem a gente não conhece é "um Quim" e do Porto porque... Era do Porto cidade e Clube. E dizia a toda a gente isso, com orgulho. Sou do Porto carago! Ostentava uma melena comprida o que me fazia ser mais notado ainda e como na altura Fernando Couto espalhava magia nos nossos relvados, eu com a camisola do Porto e a jogar à defesa italiano no areal de VPA fui rapidamente comparado com esse portento de Futebol. Era o meu ídolo de infância. Dava mortais e tudo quando marcava os meus (poucos) golos.

Resumindo, rapidamente passei a ser reconhecido na sociedade de VPA por Portista. Isto porque não era normal alguém ser do Porto no Minho logo era facilmente identificado. Claro que havia mais Portistas, mas não o aclamavam com tanto orgulho aos 7 ventos como eu. Eu era original!

Fui crescendo e passei a ver a bola nos cafés com os velhotes do Benfica e o meu grupo de portistas cada vez mais desinibidos. Já berravam golo do Porto como eu, já comentavam alto as bocas dos Encarnados e já discutiam bola com qualquer um. Fui ficando cada vez mais orgulhoso. Tínhamos um grupo de Portistas no coração do Minho, Bastião Encarnado.

Os cafés eram de Benfiquistas e frequentados por Benfiquistas. O agora chefe da casa de Benfica de VPA era dono do mais popular onde costumava ver a bola. Era senhor para ter mais 30 anos que eu e defendia a sua dama com unhas e dentes. Embatemos de frente muitas vezes com opiniões obviamente distintas e sobre as quais, por eu ter menos 30 anos que ele e ser um puto, ele nunca dava o braço a torcer. Houve até um período em que fomos "banidos" da zona onde se via o futebol. Era so para "amigos" dizia ele barrando a entrada do grupo no andar de baixo onde havia a TV e os sofás. Estes amigos obviamente eram todos os que fossem do Benfica. Nunca me encolhi, sempre que o via, mesmo ser estar a ver a bola, tentava discutir os lances do ultimo fim de semana, ou do campeonato passado, as roubalheiras para mim, as roubalheiras para ele... Sempre que podia la ia eu picar o senhor de bigode que era o meu alter ego Encarnado em VPA.

Depois dos 22 anos de idade fiquei alguns anos sem lá ir... Outras andanças e outros destinos me esperavam mas nunca deixei de ter contacto com alguns amigos de VPA, um deles é daqueles que vai ser eterno, não de sempre mas para sempre, o Mecco, portista como eu. Fui voltando obviamente a espaços mas não tinha muito contacto com as pessoas, passava poucos dias por lá.


Este ano fui lá passar então estes 3 dias e deparei-me com uma nova realidade em VPA. Sim já tinha visto festa quando o Porto ganhou a LC em 2004 e a Taça UEFA em 2003. Mas este ano...

Sai à rua e parei para tomar café. A pé como fazia quando era miúdo, passei pelas casas com o símbolo do Benfica pintado na parede, com caixas do correio a dizer "Casa do Benfica", com churrasqueiras com azulejos cheios de águias. Casas pintadas de Encarnado, grades vermelhas e brancas. Tudo igual... Mas chegando ao centro, perto da capela, vejo o primeiro. Um puto, com 12/13 anos, envergando uma bela camisola Azul e Branca cheio de orgulho. Disse à minha Fofinha que parecia eu... A entrar no café vejo mais um... Oh... Estranho... Dentro do café um boné azul com o Símbolo do F.C.P. e mais um miúdo, este mais velhinho com uma camisola azul e branca. De sorriso na boca la me sentei e dei de caras com o Bigode farfalhudo do Maior Benfiquista de VPA, dono desse café também. (Tem agora um império de cafés e pastelarias naquela zona do país) Reconheceu-me, cumprimentou-me com um sorriso como se estivesse a ler na minha cara o espanto de tanto azul espalhado pela vila... Gostei do gesto, afinal somos rivais mas sempre fomos educados um com o outro, e o futebol é bonito assim. Vendo que eu já não era um miúdo e rendido às evidencias azuis, o Bigodes finalmente deu o braço a torcer e sorriu! Chegando à praia vejo um grupo de "velhotes" com calções do Porto. Uma toalha do Porto. Mais um boné do Porto. Era dia de Guimarães - Porto... A Malta estava equipada!

FANTÁSTICO!!

Anos passaram e algo mudou no Minho... Não sei se em todo mas penso que sim... Ali, no meu cantinho de ferias mudou... O Azul já não é só usado por "forasteiros" ou em casa a medo... O Azul está espalhado, o azul está enraizado.

O F.C. Porto alem de ganhar no campo, alem de ter dado a volta aos títulos de futebol e de ser o Clube português com mais títulos, 70, o Porto começa a ganhar no povo. Os miudos são cada vez mais do Porto, as mentalidades estão diferentes.

O Benfica já não tem 6 milhões... Ponho as mãos no fogo... O Porto ficou com alguns!!

Por hoje é tudo meus amigos. Dei-vos uma seca? Espero que não, espero que tenham viajado no tempo e vos tenha passado o sentimento que tive ao ver o Minho mais Azul.


O Nosso destino é vencer! E vencemos já 70 vezes... E Portugal já é mais azul agora...


Somos daqui, somos de todo o lado!!
SOMOS PORTO!!!

BAMOS EQUIPA!!! ATÉ OS COMEMOS CARAGO!!

ATÉ À PRÓXIMA AMIGOS!! Siga pa BINGO!

P.S. Uns apartes do fim de semana: Jogo fraco em Guimarães... Falcao desiludiu-me... O Artur salva o Benfica... O Domingos já é do Sporting...

1 comentário:

  1. amigo Custóias cada vez somos mais, e para isso temos todos de fazer a nossa parte, eu por exemplo, a familia da minha mulher é de Viana do Castelo, daquelas terras ali á volta, Vila fria, barroselas, os tios são quase todos benfiquistas, há um ou outro sportinguista e portista só um que é casado com uma tia, o filhos mais velhos desses tios também são na maioria benfiquistas, ora eu conheci a familia há 10 anos atrás e uma coisa lhe digo a geração a seguir a dos primos mais novos são todos portistas, sabem as musicas do Porto de cor, o nome de muitos jogadores do Porto e só dizem que o benfica não presta, claro que eu fiz a minha parte, em pequenitos era um cachecol do Porto para cada um, quando começam a crescer vão logo comigo ao Dragão, temos que fazer como as cruzadas, tentar ir ao bastião dos infiéis e dragonizar os que ainda não vêm vermelho, outro exemplo é a minha afilhada, neta de benfiquista doente, até tem o simbolo do benfica tatuado, mãe e tio outros doentes e ela sócia desde os 3anos, quando começou a entender musicas do FCP no carro, idas ao Dragão, e qual é o clube dela, FCP pois claro!!
    Como eu costumo dizer o futuro é das crianças e é nelas que temos de apostar para o crescimento do apoio cada vez maior ao nosso clube pois ESTE É O NOSSO DESTINO.

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...