quinta-feira, 22 de setembro de 2011

As raízes de uma paixão azul

Olá a todos!
Em primeiro lugar, quero agradecer o convite que me fizeram para colaborar e integrar esta família portista. Foi uma honra e é com todo o prazer que o faço.
Sendo este o meu primeiro artigo, queria falar-vos um pouco sobre as minhas raízes desta paixão que nos é comum a todos. Sermos PORTO!
Nasci portista, estava-me no sangue. Mas só comecei a gostar verdadeiramente de futebol no ano de 1987, esse ano glorioso, em que fizemos história e gravámos o nosso nome para sempre, na elite das maiores potências do futebol europeu.
Saí para festejar e senti-me inebriada pela magia de uma cidade vestida de azul, gritando cânticos de vitória. Foi aqui que me apaixonei. Porque mais do que um clube, nós somos o ex-libris desta cidade, erguendo bem alto o nome do nosso país por esse mundo fora!
No ano de 1988, entrei como sócia do clube e presto-lhe o meu amor e a minha fidelidade até aos dias de hoje. No “velhinho” Estádio das Antas, tive a honra de poder ver jogar alguns atletas que hoje fazem parte integrante da história do nosso clube, jogadores como Madjer, Futre, Geraldão, André, João Pinto, Rui Barros e tantos outros, marcaram a minha infância e fizeram com que esta paixão fosse crescendo cada vez mais.
A maior tristeza que trago na memória desses tempos, foi a partida do Rui Filipe, um jovem talento e uma promessa do futebol português, que nos deixou após aquele fatídico acidente. Lembro-me que passei o dia a chorar, mas também me recordo bem da forma como os seus colegas, chorando a sua morte, foram bravos naquele jogo em Aveiro, onde conseguiram vencer e dedicar-lhe, justamente, aquela vitória!
Ser PORTO é ter esta união, esta bravura, estas atitudes de verdadeiros heróis, é ser-se uma família. Quem chega de novo, logo incorpora a mística do clube, cria laços, respira ambição e sede de vitórias.
É um orgulho pertencer a esta família azul, ter o nome gravado nas paredes do mais belo estádio do Mundo. Exibir, com alguma vaidade, o azulejo de Júlio Resende que embeleza a estante do meu quarto. E será um orgulho incomensurável receber, daqui por dois anos, a roseta de prata, fruto de 25 anos de paixão por este clube!
Até lá, continuarei sentada na minha cadeira de sonho, apoiando idefectivelmente o nosso clube, rumo a mais um ano de brilhantes vitórias! Simplesmente, porque é este o nosso destino…
Para finalizar, e como amanhã temos AQUELE jogo que queremos sempre vencer, pedia a todos vós que preenchessem também a vossa cadeira de sonho e marcassem presença no nosso estádio, que acredito estará com um ambiente frenético para mais uma inesquecível vitória! E, quem sabe, saiamos todos no final, a cantar mais uma vez: “Ora dá cá um, e a seguir dá outro…ora dá mais um que só dois é pouco…”

Abraços portistas, Cláudia Botelho

6 comentários:

  1. Cláudia nós é que te agradecemos a disponibilidade para ajudar este blog a crescer!! As pessoas não sabem mas este blog tem a particulariedade de ninguém dos que escrevem se conhecerem pessoalmente, mas temos todos a mesma paixão, o nosso Porto e essa paixão é que vai levar este blog a ser uma referência para todos os portistas visitarem e comentarem os nossos artigos!!

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente brilhante. Isto sim, é pura paixão ... absolutamente incondicional!!!

    ResponderEliminar
  3. Seja muito benvinda Claudia, espero que seja o primeiro de muitos, obrigado e parabens.

    Quanto ao texto esté lindo, uma forma excelente de mostrar o amor pelo nosso FC PORTO, sentando-se todos os jogos na sua cadeira de sonho.

    Se bem me lembro, nesse lindo anod de 87 eu já com 6 aninhos, lembro-me perfeitamente de dizer aos meus colegas do outro clube que o meu FC PORTO era campeão europeu, claro que ainda não tinha bem a noção do que era isso,mas pelo que ouvia os mais graudos a dizer, era algo em grande pela certa, desde aí tenho vivido momentos lindos e mágicos com o nosso FC PORTO.

    Como o amigo João disse e bem, este blogue tem a particularidade, talvez unica, de entre todos os colaboradores, não haver o conhecimento pessoal entre eles, apenas atraves do blogue, mas em breve poderá acabar essa "adversidade".

    Cumprimentos...

    ResponderEliminar
  4. Bem vinda!

    A Paixão é uma coisa linda! :-)

    Sexta vamos sair felizes, tenho a certeza!

    Cumprimentos e Siga pa Bingo!

    ResponderEliminar
  5. Partilho as mesmas raízes dessa paixão :) Muito bem escrito! Espero que seja para continuar Sra. Cronista!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos pelos comentários, especialmente à minha irmã, minha companheira de sempre,nesta jornada e nesta Paixão!!

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...