terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ser Portista

Antes de mais, obrigado aos administradores do blog pelo honroso convite que me fizeram para colaborar neste espaço. Todos os verdadeiros dragões serão sempre poucos para expressar a força do clube.
Quiseram as circunstâncias do calendário que o meu primeiro artigo neste espaço coincidisse com o empate do FC Porto ante o Feirense. Jogo que merecíamos ter ganho, deveríamos ter ganho e que nos devemos envergonhar de não ter ganho (sim, no FC Porto o objectivo é sempre a vitória, tudo o resto são vergonhas). De qualquer forma gostei da atitude da equipa, aumentei a consideração por Vítor Pereira e quis que o James Rodriguez apanhasse o primeiro avião para a Colômbia logo após a expulsão (lá está, isto de ser portista há 34 anos dá-me o direito de desprezar quem tem tanto de bom jogador como de estúpido o suficiente para cometer uma infantilidade que lhe vai custar a ausência no próximo jogo com o Benfica e, igual dose, para apoiá-lo neste momento complicado). Isto tudo pode parecer contraditório, reconheço. Mas o futebol não se explica e ser portista muito menos; sente-se de forma tão pessoal e intensa que transformar tudo em palavras é mais complicado do que construir um arranha-céus numa manhã.
Bem, tristezas à parte, importa dizer o que é ser FC Porto. Pelo menos o que é para mim ser do FCP, que pelos outros não falo. Ser portista, antes de mais, é a consequência lógica de ser portuense e tripeiro. Não consigo conceber como alguém do Porto consegue torcer por equipas de Lisboa, sendo que estão a pactuar com aqueles que mais têm prejudicado a minha (nossa) cidade e a região Norte desde há longas décadas. É contraditório, mas enfim…
Ser portista é ter orgulho no que é uma cultura de vitória, uma cultura que procura a excelência, uma cultura que vive com o foco em patamares onde só estão os melhores, uma cultura onde a palavra derrota não consta do dicionário e em que o encolher de ombros perante o insucesso não só não é admissível como é intolerável. Tivesse Portugal inteiro esta mentalidade e seríamos um país com patamares de desenvolvimento ao nível dos mais evoluídos, quase posso garantir.

Ser portista é poder afirmar que a minha cidade tem muito mais projecção graças a uma entidade (também podia escrever marca, mas resumir um clube de futebol a um simples negócio é estragar a beleza que lhe dá brilho enquanto instituição que serve o desporto) que faz mais por ela do que qualquer outra.
Ser portista é ter orgulho num clube que nunca desistiu do seu trilho, das suas raízes, do seu mote, do seu lema. E que sempre soube crescer sem abdicar das suas premissas. Mais ainda, que soube ultrapassar as fronteiras de uma região para se tornar num clube à escala mundial (eu sei que para muitos ainda custa engolir que o FC Porto não tem adeptos apenas no Norte, mas com o mal dos outros posso eu bem).
Ser portista é também não ser anti nada, mas 100 por cento FCP. Não precisamos de ser contra algo para afirmarmos a nossa identidade. Já nos tornamos tão enormes que são os outros que nos têm que olhar de baixo para cima e não o contrário. Se assim não nos olham, o problema é deles. Se preferem a inveja ao reconhecimento do mérito alheio, problemas deles também. Fiquem onde estão enquanto nós crescemos mais e mais. O que, bem vistas as coisas, não nos é mau de todo.
Ora, isto não quer dizer que a rivalidade não me faça mover enquanto dragão. Claro que faz, porque todas as rivalidades o fazem, seja qual for o clube, seja qual for a parte do mundo. Só os falsos puritanos ou os hipócritas, no fundo são a mesma coisa, são capazes de afirmar que as rivalidades prejudicam o futebol e o matam. Mentira absoluta. O que seria o Brasil sem um Fla-Flu ou um S. Paulo-Corinthians, a França seu um Marselha-PSG, Espanha sem um Barça-Real Madrid, Itália sem um Nápoles-AC Milan ou até a Ucrânia sem um Shakthar Dontesk-D. Kiev? Apenas amostras sem sal de campeonatos de futebol. E o futebol, acima de tudo, vive das emoções, sem elas seria desprovido de sentido.

A rivalidade explica-se de uma forma simples. No meu caso, a posição em relação ao Benfica é extremamente simples de explicar: quero que eles percam sempre, se possível por mais de setenta golos de diferença em relação ao adversário. E só não peço que desçam aos distritais porque assim se perderia o estímulo de ter um rival por perto, por muito que a sua qualidade piore ano após ano, , Além de que a rivalidade espicaça a qualidade. Ou será por competir contra o Gil Vicente ou o Rio Ave que o FC Porto vai ambicionar ser cada vez melhor? A verdade é que, já lá vão quase 40 anos, o FC Porto tomou o Benfica como referência, e quis tornar-se tão bom ou melhor do que ele. Não só o conseguiu como ultrapassou as melhores expectativas. Mais, ao invés do Benfica, o FC Porto cresceu na História, soube evoluir adaptando-se aos novos tempos e evitou que as taças guardadas no museu do clube fossem a única referência. Olhou em frente e tornou-se maior ainda. Outros houve que se julgaram grandes e pararam no tempo, estagnando e olhando com desconfiança e inveja o sucesso de quem os ultrapassou com mérito e inteligência. E também isso faz-me sentir orgulhoso de ser portista: o não precisar de sentir inveja de ninguém para continuar a seguir o meu caminho e continuar a encher o peito de vitórias e conquistas.
No entanto, se há algo que a rivalidade com o Benfica jamais me fará dizer é que vibro mais com uma derrota deles do que com uma vitória nossa. Não penso assim e quem assim pensar que me desculpe mas não é um verdadeiro dragão. Quero que eles percam sempre, sim, mas uma vitória do FCP frente a um Joane que seja sabe sempre melhor do que uma derrota do Benfica na final da Champions (algo que nunca vou ter oportunidade de assistir, é certo, porque eles para chegar aos oitavos de final é sempre um ai Jesus).
Para terminar, permitam-me que desabafe que pela primeira na vida concordei com Rui Santos (um dia explico por aqui a minha teoria em relação a esta figura tão típica do Portugal no seu pior). Foi quando recentemente afirmou que o FC Porto utiliza o campeonato nacional como treino para a Liga dos Campeões. Acertou em cheio. Porque, por cá, o trabalho fez-nos atingir um degrau tão alto que, mesmo com empates contra o Feirense pelo meio, o campeonato é-nos demasiado pequeno para as nossas ambições e a nossa grandeza.
Bom, agora que já me alonguei mais do que suficiente, vou ali e já venho. Volto para a semana se me deixarem.

Viva o Futebol Clube do Porto!

Pedro Emanuel Santos

11 comentários:

  1. TXCHIIIIIIIIIIIIII....... QUÉ QUÉ ISTO!! até me arrepiei todo amigo Pedro, já vi que acertei na murche em convidar-te para dar uma mãozinha aqui no blog!! Penso exactamente assim Porto sempre em 1º lugar!! bem-vindo e para a semana cá te espero!!

    ResponderEliminar
  2. Txhiiii... Nada de exageros :)
    Para a semana cá estarei com todo o prazer!

    ResponderEliminar
  3. Sr. Pedro, seja muito benvindo ao nosso humilde blogue, pelo que desde já um bem haja.

    Para primeiro tema, deixe que lhe diga, não consigo colocar/retirar um ponto ou uma virgula, está excelente.

    São maneiras de ser e de estar que TODOS os portistas deviam ter, os outros é que têm que falar de nós, nem que seja mal, é sinal que somos melhores que eles, ao falarmos deles estamos-lhes a dar a importância que não têm, principalmente com cantigos estupidos, agora já se canta no nosso estádio para o "inimigo"? não compreendo.

    "Ser portista é também não ser anti nada, mas 100 por cento FCP. Não precisamos de ser contra algo para afirmarmos a nossa identidade. Já nos tornamos tão enormes que são os outros que nos têm que olhar de baixo para cima e não o contrário." - esta sua frase diz quase tudo em relação a essa parte.

    Mais uma vez parabens, benvindo e para a semana não o quero ver por aqui, ou melhor, não o quero ver só na proxima semana, lol, mas sim todos os dias, na proxima semana contamos com mais um excelente artigo. Obrigado por aceitar o convite do amigo João Carlos, bem como todos os outros que se juntaram a nós esta semana, pela amostra isto promete e muito. Obrigado a todos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Tenho forçosamente de comentar porque foi um artigo que deu gosto estar a ler! Identifico-me com a sua maneira de ser Portista e só acrescento que no jogo contra o Feirense, apesar da falta de sorte, houve momentos que apeteceu-me bater em certos jogadores que ainda não devem ter interiorizado a mística do Porto, um jogo só acaba quando o árbito apita e até lá há que dar tudo!... Espero sinceramente ter o prazer de ler mais artigos seus!
    (Mª José - Mulheres de Sangue Azul)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Pedro, falou e falou muito bem! Isto é que é um Portista de raça que fala com o coração.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Maria Jose terá com certeza, às 3ª feiras encontrará sempre os artigos do Pedro!!! venha as 3ªas mas tbm nos outros dias!! é um prazer receber no nosso blog as Mulheres de Sangue azul!!

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns Pedro, o texto está excelente, Ser Portista é isso mesmo e por falar em rivalidades, que na próxima 6a estejamos ao mais alto nível, enormes, para que os outros nos continuem a "olhar de baixo para cima" porque "Este é o nosso Destino" Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá Pedro.
    Parabéns pelo excelente texto, será com certeza mais uma grande "contratação" para o nosso blogue.
    Só umas perguntinhas que não tem nada a ver com isto:
    1 - alguém me sabe informar o que se passou com o Trio de Ataque?
    Desapareceu como o fumo... Estaríamos a incomodar muito o clube da treta?
    2 - Viram ontem a miserável intervenção no Dia Seguinte daquele palhaço que representa a "instituição"?
    3 - Leram uma croniqueta miserável do Manhoso no Rascord de hoje? Não há quem lhe mande um encharcado pelas ventas abaixo?
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos pelas vossas palavras. É um prazer escrever neste blog.

    Abraço

    Pedro Emanuel Santos

    ResponderEliminar
  10. Boas Amigo Lima, O trio de ataque foi adiado para sexta feira a seguir ao jogo devido á entrevista do Steps Rabbit e aos programas de debate sobre a dita entrevista!!
    O dia seguinte já não vejo, a minha televisão andava a sofrer o risco de partir de cada vez que arremessava o comando contra a cara desse palhaço!!
    A croniqueta do Manhoso por acaso até fiz alusão a ela na minha página do facebook, e desculpem-me a linguagem esse Manhoso é um cabrão e Filho da Puta!! Estes gajos é que já não há vergonha eles são pagos para atacar o Porto!! Já agora amigo Lima tem pagina no facebook?

    ResponderEliminar
  11. Obrigado João Carlos
    Fiquei furioso, pensei que tinham cancelado o programa. Ainda é o único que se pode ver. O Dia Seguinte, o Prolongamento, o Tempo Extra, e o outro da TVI24 onde aparece aquela gaja com cara de ovo estrelado, estão no ar, simplesmente para queimar o nosso Clube.
    Outra coisa. Não estou no Facebook. Presentemente só tenho uma crónica semanal no Mística, e mando para este, uns bitaites, de vez, em quando.
    Mas se me quiser contactar pode fazê-lo para o email joselima918@gmail.com
    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...