sábado, 17 de setembro de 2011

Mulheres que amam futebol

Já lá vão os tempos em que o sítio perfeito para as mulheres era a cozinha. Hoje olhamos para os estádios de todo o país e verificamos o aumento da participação do sexo feminino, num mundo que até há pouco tempo era considerado pelos mais conservadores como sendo exclusivo do sexo masculino. As mulheres cansaram-se de ver os jogos na televisão, cansaram-se de não poder gritar golo em publico, cansaram-se de não poderem chorar pelo seu clube, enfim cansaram-se do estigma imposto por uma sociedade machista e preconceituosa que atribuía aos homens a exclusividade de perceberem e discutirem o futebol e a sua essência, para além da paixão clubista.
Nesta minha primeira crónica resolvi dar destaque a este tema, primeiro porque sou mulher e adoro futebol e depois porque eu própria sofri na pele, a imagem da “mulher de calças” que em princípio era apenas uma intrusa no meio dos homens, mas que depois reconheceram,”ela afinal até domina o assunto”. Ao ponto de o meu marido me pedir antes de sairmos de casa “para não falar tanto de futebol, porque parecia mal, uma mulher só deve falar de novelas”.
Nunca me resignei perante tais afirmações, fui sempre eu, a mulher que ama futebol.
Hoje com 33 anos, sou esposa, mãe e portista a tempo inteiro e foi a pensar em tantas outras mulheres como eu, que criei um grupo feminino com o nome Mulheres Sangue Azul, que tem por objectivo juntar as mulheres portistas e apoiar o clube ao vivo, pois já somos um núcleo feminino dos super dragões.
Hoje em dia este trajecto está mais facilitado, existe uma maior compreensão e mais respeito por todas as mulheres que amam o futebol. Hoje podemos dizer que está na moda, mas ainda não podemos dizer que será uma tendência permanente e definitiva, as modas são passageiras. Por isso para finalizar quero dirigir uma mensagem a todos vós. O amor pelo clube não escolhe género, classe social ou religião, nasce e cresce dentro de nós até ao fim dos nossos dias, cabe a cada uma de nós mulheres, senti-lo e mostrá-lo sem vergonha e com orgulho e cabe a cada um de vós homens respeitarem-nos e admirarem-nos pela força e garra que temos tido ao longo de tantos anos e chegadas a este dia podendo dizer sem complexos: Sou mulher e amo futebol.

Carla Rodrigues

21 comentários:

  1. Lindo!!Um belo texto escrito por uma grande chefe!

    ResponderEliminar
  2. Carla, não podia estar mais bem descrito! Apesar de ainda ser recento no grupo "Mulheres de Sangue Azul", e de não poder participar tão activamente como gostaría, é de louvar toda esta iniciativa que tiveste. Sabemos bem que as mulheres continuam, e continuarão, a ser descriminadas em muitas áreas, não só no futebol. Sempre me senti muito revoltada com esse tipo de coisas, mas claro que uma só voz não tem o poder e a entoação como tem um grupo. OBRIGADA pela iniciativa, pela garra, pela força, e por conseguires dar VOZ a tantas mulheres que pensam e sentem de igual forma!!
    Erika

    ResponderEliminar
  3. Parabéns...este texto transmite a nossa essência e o nossso amor pelo club....obrigado

    ResponderEliminar
  4. De facto, antes o futebol e as mulheres não andavam juntos; o mais perto do estádio que uma mulher chegava no carro a fazer crochet durante a hora do jogo enquanto o "chefe da casa" se divertia a ver futebol.
    Tive a sorte de o meu pai não pensar da mesma maneira, e sempre me levou ao futebol, desde muito novinha, e o resultado é que completo 25 anos de sócia este mês e tenho lugar anual desde o primeiro ano, ainda no Estádio das Antas, que normalmente é me oferecido pelo meu pai.
    Mas fora de casa, na escola, universidade e trabalho, sempre fui conhecida pela rapariga/mulher que gosta de futebol e que se junta com os homens para o discutir. No inicio estranhavam, mas depois já ninguém reparava no facto de ser mulher ou não.
    Hoje em dia, já é muito comum as mulheres gostarem de futebol, irem ao futebol e discutirem futebol.
    Se os homens discutem e ensinam cozinha, porque não poderiam as mulheres fazer o mesmo em relação ao futebol?

    Maria Manuela

    ResponderEliminar
  5. Està PERFEITO!!!! este texto parece que fala da minha própria esperiência!!! Parabens!!!

    ResponderEliminar
  6. Ainda me lembro no dia que fiz 7 anos, o meu Pai ofereceu-me um pequeno radio portátil para ouvir o relato do meu Porto.
    Enquanto subia a Rua Fernando Magalhães de mão dada ao meu Padrinho, era sempre eu a dizer o nome um a um da equipa que o treinador escolhia para aquela tarde nas Antas.
    Há 40 anos atrás muito poucas meninas se juntavam na imensa multidão composta por homens.
    A minha irmã não entendia, a minha Mãe detestava, eu queria lá saber, o meu Amor já falava mais alto...
    Até Sexta feira Amigas, e que nunca a voz nos falte !!!

    ResponderEliminar
  7. Não me canso de repetir o quão orgulhosa me sinto de fazer parte deste grupo magnifico que são as Mulheres de Sangue Azul e que efectivamente existe por ter uma líder fantástica, a Carla! Partilhamos muitos temas, mas o comum entre todos os membros é que somos mulheres, gostamos de futebol e amamos o Porto!!!

    ResponderEliminar
  8. Desde que me lembro de mim, que me lembro de ser do FC PORTO. Cresci a ver o meu pai e o meu avô a acompanharem fervorosamente os jogos do Porto e a influência sobre mim era inevitável.
    Ainda me lembro como se tivesse sido ontem do que senti aos 12 anos quando o Porto se sagrou Campeão Europeu!! Até a mim me fazia confusão... Como podia eu estar a sentir algo tão intenso, tão forte SÓ por causa do futebol?
    Inevitavelmente, e com o passar do tempo, acabei por perceber que esta coisa de se ter amor a um clube é mesmo assim: corre nas veias, como o sangue, e por isso nos faz vibrar tanto e é mais forte do que nós porque é tudo Emoção e tem pouco de Razão... Como deve ser uma boa Paixão!!
    E se as mulheres são tão boas e tão capazes a AMAR (os maridos, os namorados, os filhos, as amigas, etc), porque é que isso seria diferente no que diz respeito ao Futebol?!...
    Obrigada Carla por ajudares as pessoas a entender. :)

    ResponderEliminar
  9. BELO TEXTO AMIGA É ASSIM QUE AMAMOS O NOSSO CLUB OBRIGADA

    ResponderEliminar
  10. Amiga Carla, dou-lhe as boas vindas ao nosso humilde blogue.

    Um artigo excelente, num tema por muitas vezes no qual ainda se sente alguma discriminação. Quanto a mim hoje em dia já não se vê muito isso, facto pelo qual se vê o nosso Dragão cada vez com mais mulheres.

    Em relação a todas as outras nossas visitantes/comentadoras, sejam tambem benvindas, espero ve-las por aqui todos os dias e a comentarem todos os artigos, pois vejo que amam o nosso FC PORTO tanto como nós...

    ResponderEliminar
  11. em 1º lugar quero dar as boas vindas à minha nova colega de blog, é um prazer enorme ter no grupo de colaboradores uma pessoa que mostra tanto amor ao nosso clube e que depois o faz formando nucleos, contribuindo em blogues, etc tudo isto que fazemos pelo amor ao nosso clube é que o faz crescer cada vez mais!! Bem-vinda Carla!!
    Em relação ao post, somos da mesma idade e sinceramente sendo homem nunca achei que o futebol é para homens, até porque cresci a ver uma mulher a falar de futebol, a ir ao estádio, ia desde os anos 60 com o meu avô, pois é tou a falar da minha mãe que já nos anos 50/60 ia com o meu avõ ver o seu clube, não é portista mas leixonense ferrenha e até aos dias de hoje ainda quando pode acompanha o seu clube!! Vi-a durante anos a ir com o meu pai aos jogos do Leixões em casa e fora por isso para mim o futebol é para pessoas, homens, mulheres, crianças, idosos, o futebol é de todos e todos temos que contribuir para que assim seja!! tenho 2 afilhados uma menina e um menino e os dois são sócios do Porto, o Padrinho cumpriu o seu papel e coloco-os logo de sócios!! Não fiz destinção por ser rapariga ou rapaz!! e mais uma coisa as mulheres são mesmo necessárias nos estádios, assim eles ficam mais bonitos!!
    Ficarei sempre atento aos seus artigos já vi que serão de leitura deliciosa...

    João Carlos
    O Improvável Dragão

    ResponderEliminar
  12. OBRIGADA CARLA POR TER CRIADO ESTA FAMÍLIA DE MULHERES DE SANGUE AZUL,ONDE TODAS TEMOS O MESMO GOSTO EM CUMUM O NOSSO F.C.PORTO
    INES DIAS

    ResponderEliminar
  13. Srª InÊs Dias, deixe que lhe diga que este nosso espaço também é vosso, pelo que desejo que TODAS voces que por aqui hoje andam, nos visitem todos os dias e deixem as vossas opiniões, aqui não eles nem elas, aqui TODOS somos PORTO, contamos com a vossa presença todos os dias e que tragam mais amigos. Obrigado a todos...

    ESTE É O NOSSO DESTINO

    ResponderEliminar
  14. Carla, és a maior! Pertenço a este grupo MSA com muito orgulho! O que dizes é perfeitamente verdade e correcto, embora eu como sócia desde que nasci (e já lá quase 50 anos) nunca sentisse verdadeiramente esta discriminação. Lembro-me de ir aos jogos com o meu pai e vibrar tanto como ele e com ele durante os mesmos, no velhinho Estádio das Antas. Lembro-me ainda de andar atrás do FCP por vários estádios deste Pais, pois o meu pai fazia questão de acompanhar muitos dos jogos ao vivo e a cores. E nessa altura ia a familia toda: pai, mãe e irmãos. E às vezes ainda se juntavam alguns casais amigos com os filhos e era uma festa! No entanto concordo contigo quando dizes que só mais recentemente as mulheres ganharam consciência que também podem participar das discussões e dos jogos de futebol como qualquer cidadão. Obrigado por existires! Obrigado por teres dado voz a este amor que muitas mulheres têm pelo seu clube do coração: FCP! Obrigado por teres criado as "MULHERES SANGUE AZUL"!
    Maria de Fátima Cardoso

    ResponderEliminar
  15. Carla
    Permita que a trate assim, mesmo tendo o dobro da sua idade. Não sei onde o Artur vai buscar os colaboradores para o blogue mas, modéstia à parte, são 5 estrelas e, cada qual com o seu estilo.
    Sabe minha amiga, eu já sou burro velho. Sou do tempo dos jogos no Campo da Constituição (agora Dragon Force), depois Campo do Lima (emprestado), Estádio das Antas e finalmente Estádio do Dragão.
    Tive a felicidade de em 1958, assistir ao jogo em que nos sagramos campeões, no velhinho Campo das Covas em Torres Vedras, no célebre encontro com o clube da terra, treinado por um treinador do benfica emprestado (!) e apitado por um tal Inocêncio Calabote, uma espécie de Lucílio Batista dos tempos de outrora!!! É que já naquele tempo, “eles faziam a coisa pelo outro lado”. Fizeram-nos tanta trafulhíce naquela dia... nem queira saber. Felizmente ficámos campeões e, quer saber quem lá estava? O nosso querido Pôncio e o Senhor Pinto da Costa a assistir. Se perguntar a alguém mais velho da sua Família, provávelmente conhecem a história.
    Esta introdução foi para me apresentar mas a verdadeira finalidade deste texto é cumprimentá-la pelo seu desassombro em aparecer num blogue de “homens”. Vai entre aspas, porque dantes era mesmo assim. “Não vais nada ao futebol, isso é desporto para homens”, dizia o meu Avô à minha irmã! Enfim...
    Olhe! Estimo que nos dê o prazer de aparecer mais vezes com a sua prosa fresca e arejada que por cá temos excelentes comentadores. Eu também faço uma perni nha no http://misticaazulebranca.blogspot.com/ tenho a mania das fotomontagens, quando quiser apareça por lá. Sou (fui) contabilista, e uma indefectível admiração pelo Senhor Pinto da Costa. Às vezes até digo ao meu filho e a amigos mais novos quando o criticam: “vocês estão é mal habituados. Antes dele, pouco ou nada tínhamos ganho”!
    Um beijinho para si
    PS - Não sei porquê, mas palpita-me que vamos bater o record de comentários.

    ResponderEliminar
  16. Cumprimento a CARLA pelo excelente texto com que aqui presenteou toda a comunidade PORTISTA.

    Todavia, permito-me fazer uma ligeira rectificação, no que concerne à presença de mulheres em jogos de futebol.

    Na verdade, a CARLA ainda é muito nova (33 anos de idade) para poder dizer que a presença de mulheres no futebol, era um facto de menor importância, sempre sob a crítica mais ou menos velada do Pai, Marido ou Namorado.

    Nos anos 70, após o 25 de Abril, mais própriamente, assistiu-se a um boom de mulheres que deixaram de ficar dentro dos automóveis a fazer crochet e esperarem pelos maridos e namorados, outras que se deslocavam para as imediações do Estádio, aguardando aí o reencontro com os seus.

    Na defesa deste argumento, bastar-nos-ia fazer uma ligeira pesquisa ao acréscimo do número de senhoras que se filiaram como sócias do FCPORTO, com a a categoria de AUXILIARES.

    Não só no futebol, como nas modalidades de pavilhão. O normal, era ver-se dezenas e dezenas de mulheres no basket, óquei em patins, andebol, futebol júnior e juvenil, aos sábados à tarde e domingos de manhã.

    Óbviamente que a população cresceu e cresceu também a prática desportiva por parte das mulheres. Passaram a ter opções de ocupação dos seus tempos livres que, associados ás contínuas vitórias do FCPORTO nas suas diferentes modalidades, levou a que hoje vejamos milhares de mulheres de todos os extractos sociais, equipadas a rigor, discutindo, praguejando, invectivando, apoiando e gritando, na comunhão da paixão que assola e varre todos os que habitam no Estádio do Dragão.

    E como é gostoso discutir futebol com uma mulher, que perceba da poda.

    Há uma Super-Dragona, PORTISTA de rebentar que mete na linha o mais pintado. Discute futebol com conhecimentos que fazem inveja a muitos e muitos homens.

    Quisesse ela escrever e não sei se, conjuntamente com a CARLA, rebentavam com a escala de comentários.

    Mas ela só gosta de fazer comentários curtos e sempre incisivos.

    Porém, quando o alvo é o Clube da Galinha Voadora, também conhecido por Benfica, ela é absolutamente dilacerante e implacável.

    Meus Senhores, que dupla haveria por aqui.

    A Carla deixou-nos com água na boca.

    Mantenha-se, é o que lhe pedimos.

    ResponderEliminar
  17. Amigos, se voltarem a ler este artigo, é só para lhes dizer que o record de comentários está batido, ou seja até ao momento este é o artigo mais comentado cá no burgo, como tal o proximo objectivo é bater este nrº... contamos com todos voces diariamente no blogue de TODOS nós, TODOS somos PORTISTAS, TODOS somos PORTO, pois, ESTE É O NOSSO DESTINO.

    ResponderEliminar
  18. Snif snif... fui ultrapassado!! eh eh eh!! é isto mesmo que queremos, comentários aos artigos, são os vossos comentários que nos dão alento para continuar!!

    ResponderEliminar
  19. Olá e bem vinda!

    Penso que o estigma da Mulher que não percebe patavina de futebol está ultrapassado principalmente no nosso clube. Temos inclusive uma comentadora no programa de entrevistas no Porto Canal.

    Eu, por exemplo, tenho ao meu lado no Dragão as minhas duas irmãs, uma das quais tem um marido Benfiquista ;-)

    Mais uma vez, bem vinda e muito bom trabalho aqui no Blog.

    E Siga pa Bingo!!

    Eng. Custóias

    ResponderEliminar
  20. Eu nasci e cresci no meio de 3 homens(irmãos)k falavam muito de futebol,inclusivé, um era jogador, por isso até hoje amo o futebol e nunca sofri na "pele" esses preconceitos, mas, sei que ainda hoje existem e precisamos de mulheres como tu para que esse amor pelo futebol não fique entre portas...obrigada pelo incentivo que dás a todas nós!

    ResponderEliminar
  21. boa noite,

    gostava de saber como me posso juntar as mulheres de sangue azul?

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...