terça-feira, 29 de novembro de 2011

Palavras chave


Carácter, personalidade, garra, ambição. Era isto que se pedia ao FC Porto nos jogos com Shakthar Donetsk e SC Braga. Coisa simples. Afinal, carácter, personalidade, garra e ambição são sinónimo de FC Porto. São a base do sucesso que tanto custou conquistar e cimentar. São o espírito de um emblema cuja sede de vitórias é insaciável. Foram as palavras que faltaram a um conjunto mais vasto de jogos que o desejável nos últimos tempos. E que esperemos nunca mais saiam do dicionário nos próximos, para bem dos nossos corações azuis e brancos.
Na Ucrânia e no Dragão, pedia-se um FCP que se superasse. Um FCP que soubesse ir ao fundo do poço buscar forças que pareciam inexistentes e arrancar das trevas vitórias que muitos pensavam impossíveis. Bastou, lá está, ser FCP e tudo aconteceu com uma naturalidade quase notável.
Balão de oxigénio recebeu-o Vítor Pereira. Pena é que a sua relação com os adeptos esteja, arrisco dizer, definitivamente deteriorada. Basta um exemplo para o comprovar. Quando Defour foi substituído no domingo, quanto a mim uma decisão correcta pois era o médio mais esgotado fisicamente, o coro de assobios com que a bancada o brindou o treinador foi a prova de que a massa portista não está com ele. E que só estará, e mesmo assim com muito mais dúvidas do que certezas, quando ele conquistar o título. Não um título qualquer, mas o título nacional.
Por isso, Vítor Pereira continua a parecer uma imitação do Pedro Granger no Elo Mais Fraco. O fato de treinador do FCP fica-lhe tão mal como o de apresentador ao actor que agora conduz o tal concurso da RTP. Parece desajustado na forma e no conteúdo. Mas ambos ganham sucessivamente balões de oxigénio, um pelas vitórias, o outro pelas audiências. E lá vão continuar enquanto os deixarem respirar.
Vítor Pereira, contudo, continua a ser o meu treinador. Ainda não defraudou expectativas ao ponto de estarmos com a época perdida antes da viragem para o ano 2012. Fomos eliminados da Taça de Portugal, é certo, mas merecemos. E, quer se queira quer não, a Taça é consolo dos pouco ambiciosos. Estamos a uma vitória dos oitavos de final da Champions - se ficarmos em terceiro passaremos a ser dos principais favoritos a ganhar a Liga Europa - e estamos em primeiro lugar no campeonato, competição para a qual não perdemos há 50 jogos. Se isto é crise, devo estar a necessitar de uma revisão de conceitos.
E o que há a dizer sobre o Benfica-Sporting? Zero. Os outros nada interessam a quem é 100 por cento dragão.

2 comentários:

  1. ola amigo gostava de comentar o seu texto, sou portista e gosto de futebol , vejo a bola como o meu desporto favorito , e o sr VP nao tem culpa de os jogadores amuados nao querem ganhar no porto mas sim ganhar milhoes noutros clubes que vvem com ofertas que o sr PC ainda nao aceitou as tais propostas , eu vi o porto perder contra o barcelona mas vi luta entrega ao jogo de todos os jogadores, a eliminacao da taca foi um favor ao pedro emanuel pois acho que vai ir a final para ir as competicoes europeias , pra alem disso foi bom sermos arrumados desta taca , assim podemos recuperar forcas pra liga dos campeoes e sermos apurados para os oitavos, ainda temos a taca da liga que ainda nao ganhamos e penso que esta no tempo de ganharmos aquele caneco que falta na nossa montra de premios. Espero que este descanso agora venha por bem agora vai ser jogos da taca e nos nao jogamos e ficamos em descanso pra liga dos campeoes, depois veem mais dois jogos ate ao natal e penso que ganhamos e ficamos em primeiro lugar ate ao natal com a entrada do ano novo muita coisa vai mudar na estrura da equipa pois estao os tubaroes da europa a atacar os nossos jogadores com os seus milhoes, ai sim quero ver o vitor pereira a ter os testicolos no sitio e mostrar e que posto de treinador no nosso GRANDE PORTO JORGE LIMA

    ResponderEliminar
  2. Li as "palavras chave" e estou de acordo, Vitor Pereira merece apoio e não podemos virar as costas pois ao virar-lhe as costas estamos a voltar-mo-nos em favor dos nossos adversários, Sou portista sempre

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...