quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VÍTOR PEREIRA ACABOU

Amigo Artur

Leio com atenção os comentários que o meu amigo e os restantes colegas têm colocado no nosso blogue sobre a “crise” do Clube, por isso gostava de partilhar convosco algumas reflexões que podem ajudar a compreender o que se passou.

Vamos lá ver por ordem cronológica:

1 – A época de sonho com Villas-Boas não deve ser fácil de repetir. O homem foi “apenas” um treinador duma equipa da franja da Europa a quem tudo calhou bem.

2 – A SAD (e quando digo SAD quero dizer Pinto da Costa porque, os restantes Directores apenas fazem parte da paisagem) foi apanhada completamente de surpresa com a sua saída. Isto parece consensual. O nosso Presidente, atenuou um pouco o que aí vinha, ao renegociar a cláusula de rescisão quando teve conhecimento dum “encontro” em Londres entre o então nosso treinador e representantes do Chelsea.

3 – O facto de existirem alguns contactos não era suficiente por si só, para se ter a certeza que seria possível um clube pagar aquele balúrdio por um treinador praticamente desconhecido. Até o termos contratado, era um adjunto de Ferguson como já o tinha sido Queiroz. Vítor Pereira, ou Pedro Emanuel também eram adjuntos. O trabalho que AVB efectuou na Académica não foi nada de especial, e no Chelsea já teve mais derrotas do que nós.

4 – Depois da rescisão se ter consumado toda a gente que eu conheço achou normal a substituição, aliada ao facto, também conhecido, de se dizer que era VP “que dava o treino”, lá dentro no relvado.

5 – Inicialmente tudo pareceu correr bem, pese embora algumas exibições menos conseguidas onde, apesar de tudo, acabámos por pontuar.

6 – O sinal de alarme aconteceu no jogo da 6ª jornada. Com o factor psicológico conseguido com os 5-0 do ano passado tínhamos que entrar a matar. Mas não. A equipa entrou medrosa, sem convicção, e hipotecou uma subida na tabela classificativa que provavelmente seria fatal para o nosso adversário.

7 – Mas estávamos no início de Março. Alguém, pensando racionalmente, adivinhava que o pior estava para vir? Claro que não. Qual seria o clube que trocava de treinador naquela altura com a Liga, a Champions e a Taça de Portugal para disputar?

8 – Facto importante: o nosso Presidente sempre defendeu até ao limite os nossos jogadores e os nossos treinadores. Ora sendo ele quem, de há muitos anos, escolhe o treinador, imagine-se o que seria, se com uma sequência de jogos a decorrer quase em simultâneo, uma troca imediata de treinador, não resultasse!

9 – Tenho para mim que as “convocatórias às Selecções” tiveram um impacto muito importante na desarticulação da equipa. Não acredito que os jogadores estejam “a fazer-lhe a cama”. Ninguém na Europa liga puto à nossa Liga. Apenas do êxito desportivo que tivermos nas provas Europeias, depende o futuro dos atletas.

11 – Mesmo com a vitória de ontem, Vítor Pereira acabou como treinador no FC Porto. Mas qualquer precipitação poderá ser fatal para a continuação da época. Ainda temos a Liga e a Taça Lucílio Batista para disputar, e o jogo com o Braga é muito importante. Agora não se pode falhar outra vez. E não estou a ver, assim de repente, treinador à espreita. Nem me falem de alguns nomes que ouço por aí. Só quem não conhece Pinto da Costa admitiria que Villas-Boas pudesse voltar. Por mim, mais rameiras… nem de borla!

Abraço

5 comentários:

  1. Amigo Lima, critiquei algumas opções do treinador, mas sempre achei/acho que a culpa é dos jogadores, se eles não quiserem, não há treinador que resista, vou ficar à espera para ver, mas acredito que vamos voltar a ser quem somos, o verdadeiro FC PORTO...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente nos tb estamos mal habituados pois maus momentos tb sao normais no mundo do futebol!Vamos ter calma!Abraço!

    ResponderEliminar
  3. CONCORDO. COM ESTES COMENTÁRIOS, E MAIS ACHO QUE OS VERDADEIROS PORTISTAS, ESTÃO COM O CLUBE NOS BONS, E NOS NEMOS BONS MOMENTOS. A VERGONHA QUE SE PASSOU NO AEROPORTO E NO ESTÁDIO DO DRAGÃO, NÃO SÃO PORTISTAS DO CORAÇÃO, MAS PORTISTA, PORQUE O PORTO É UMA EQUIPA GANHADORA. PESSOAS COMO ESTAS SÓ ENVERGONHAM A FAMILIA PORTISTA. CONFIO NO NOSSO PRESIDENTE.
    E TAMBÉM NI NOSSO TREINADOR.

    ResponderEliminar
  4. Claro que um verdadeiro portista está sempre com o clube, agora custa muito vir o Victor Pereira com ar de fanfarrão dizer que agora é que vai ser e continuar tudo na mesma. Também não compreendo como jogadores que jogam nas seleções dos seus clubes, e no nosso não tem lugar.Algo não vai bem no nosso reino.

    ResponderEliminar
  5. Acredito que este é o momento de viragem e de regresso aos bons tempos, aos tempos do verdadeiro Dragão.

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...