segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O último voo de Falcao


Falcao voava sobre os adversários e marcava que se fartava. Fartava é uma forma de expressão, que fartos nunca ficaram os portistas de o ver marcar, ao contrário dos outros, que certamente se terão fartado de olhar como para o colombiano como quem surpreende a mulher na cama em brincadeiras fartas com o amante. Ainda por cima com vários amantes de cada vez, que Falcao frequentemente não era jogador para se ficar por um golo por jogo, o açambarcador.

Como o homem gostava de nos alegrar abanando as redes adversárias com uma frequência assinalável, o seu bom coração talvez o tenha transformado, se bem que involuntariamente, num bom samaritano para os dirigentes da SAD do FCP e para a panóplia de intermediários que a rodeia e chula, sejam eles quem forem ou quais forem, aquando da transferência para o Atlético Madrid, essa potência do futebol espanhol que luta época após época, louve-se-lhe a insistência, por um singelo lugar na Liga Europa. Que títulos só os ganham 20 em 20 anos ou mais. Pior que o Sporting, portanto. O que não deixa de ser um cartão de visita pouco apresentável.

Mas Falcao e a SAD não quiseram saber do prestígio do destinatário e não descansaram até terem tudo preto no branco com o clube do Vicente Calderón, o homem que foi o Pinto da Costa do tal emblema e que dá nome a um estádio que tem a particularidade de ter um túnel rodoviário a atravessar-lhe uma das bancadas e para o qual estão prometidas umas certas obras por um certo presidente de um certo clube português que equipa de vermelho que tem um certo presidente que não consegue articular certas frases sem que lhe caiam erros de português no discurso.

Ora bem, esta conversa para dizer o quê, que as pessoas têm mais do que fazer do que ler textos de alguém como eu que não promete resolver a crise nem tem nada de interessante para contar? Para dizer, indo aos finalmentes, como afirmava abundantemente o personagem da telenovela ‘O Bem Amado’, que nós, portistas, devemos sentir-nos enganados. E enganados porquê? Porque nos venderam a história que o Falcao foi a mais cara transferência de sempre do FCP e do futebol português – 45 milhões, já incluindo o apêndice Rúben Micael – quando, na verdade, o Relatório e Contas da SAD, a acreditar no que veio escarrapachado em 95 por cento da comunicação social, revela com a maior desfaçatez que o negócio rendeu aos cofres da dita uns míseros 20 milhões de euros, exactamente metade do anunciado. É obra!

Justifica a SAD que os restantes 20 milhões da transferência foram direitinhos, por exemplo, para colmatar “custos com serviços de intermediação”, para pagar “o mecanismo de solidariedade”, mais outras, não tão poucas quanto isso, minudências relacionadas com contas de duvidosas empresas registadas em off-shore – logo, dinheiro livre de impostos.

O cúmulo é a própria SAD admitir que a verba resultante da transferência de Rúben Micael é pouco relevante. Ou seja, o madeirense saiu de graça e nós pouco importados com isso.

Que haja portistas que fechem os olhos a isto, o problema é só deles. Eu, que não sou accionista mas não preciso de ter acções para ser mais portista do que muitos dos administradores da SAD, acho tudo uma vergonha. Foi dinheiro roubado ao clube, à empresa, ao que lhe queiram chamar. E dinheiro que nunca mais terá retorno.

Repito novamente, passe a redundância. Muitos até podem assobiar para o lado e continuar a cantar que o Pinto da Costa é o maior. E é. Mas poderia ser maior ainda se nós, os verdadeiros portistas, discutíssemos esta e outras questões que colocam em causa o clube e não ficássemos tranquilos até ele nos vir explicar direitinho todos os detalhes desta tão estranha contabilidade.

Se continuarmos a assobiar para o lado e fingir que está tudo bem, então o mesmo, quase aposto, vai passar-se nas próximas transferências milionárias que estão por chegar. Mas depois não podemos queixar-nos que não sabíamos de nada…

4 comentários:

  1. Caro amigo mais uma vez concordo contigo!! Este negócio envergonha-nos a todos!! Sabemos bem que temos um presidente que sabe o que faz mas por vezes devemos questionar!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo que me causou uma enorme confusão essa parte do Relatório e Contas da SAD,notem que o Clube é outra coisa, e mais surpreso fiquei por aquela Comissão das "acções"na Bolsa ter aceite sem reservas.Porventura as alíneas referentes a "custos com serviços de intermediação"e "mecanismo de solidariedade" são figuras de estilo que existem mesmo,eu é que não sei o que são,mas também depois de saber que uma SAD de um clube ter transaccionado jogadores(verbas)com um clube que não existe e essa mesma Comissão das "acções"na Bolsa também nada investigar,e ainda depois de saber como funciona aquela Organização do Fernando Nobre,e...ainda,depois do Governo ter efectuado cortes nos vencimentos, subsídios e pensões de reforma e agora vir dizer que tem dinheiro a mais mas não o devolve,garanto-vos que sobre economia e finanças já nem a minha sei como é que se faz,estou mesmo ultrapassado.É a vida,como dizia o outro!

    ResponderEliminar
  3. A mim não me surpreende tal negócio, foi o possível, no tempo....
    Quando um jogador, Falcao, e o empresário deste querem muito.
    Preferiam o quê ? Um falcão amuado, que andasse a jogar contrariado...Já cá temos alguns , obrigado.
    Continuo a pensar que o verdadeiro "cancro" do futebol são os chulos dos empresários.
    Infelizmente nos tempos que correm, não tenhamos ilusões são eles que ditam as leis....

    ResponderEliminar
  4. Amigo Pedro, concordo com algumas coisas mas discordo de outras, em relação ao negocio do Falcao, foi, como a amiga Mani disse, o possivel na altura e concordo com elea, prefiro a venda a te-lo amuado, pois jogadores amuados dão no que está à vista, adeus taça de portugal e adeus Liga dos Campeoes...
    Gosto de Pinto da Costa como é obvio, nem podia ser de outra maneira depois de tantas alegrias e vitorias que nos deu, mas não podemos concordar em tudo o que ele faz e da maneira que ele faz, nao somos como os da manada.
    Mas deixo uma possivel analise ao relatorio ou mais concretamente a este negocio para o amigo Lima, para que fiquemos mais esclarecidos.
    Sem duvidas nenhumas que os empresarios sao o maior cancro do mundo do futebol, e infelizmente esta epoca temos muitas provas disso.

    Só uma coisa, TEMOS EQUIPA....

    Cumprimenos a todos e bem hajam

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...