terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bienvenido, ‘Comandante’

Um FC Porto mau, um Gil Vicente digno, uma arbitragem vergonhosa. Assim resumiu Vítor Pereira o descalabro de Barcelos, ele que terá sido o último culpado pela derrota. E foi o resumo perfeito.

O que se viu em campo no domingo foi um conjunto de mercenários, salvo raríssimas excepções, que utilizam o FC Porto como plataforma de transferência futura para emblemas onde um dia possam ganhar mais do que ganham por cá. Não importa para onde irão, apenas lhes interessam os zeros a mais que irão receber ao fim do mês quando partirem. Pena é que o plantel do FC Porto seja dominado por gente desta, uma espécie de putas mimadas por não as deixarem sair que não hesitam morder a mão de quem lhes dá de comer.

O balneário está minado e só não percebe isso quem não quer. Um mentecapto como Bruno Paixão apenas ajuda a compreender o que há muito salta à vista e que as vitórias recentes foram ajudando a disfarçar. Falta ao FC Porto um núcleo forte de jogadores que sintam verdadeiramente o emblema que carregam no peito e saibam respeitar o clube. Foi esse um dos grandes segredos desde que Pinto da Costa, pena que o presidente tenha deixado que o local sagrado viva sem líder que se conheça, se dê ao respeito e seja respeitado por quem chega de fora.

Por isso se saúda o regresso de Lucho González, o jogador que mais classe passeou no Dragão desde a saída de Deco e que mais fez o balneário respirar FC Porto. Lucho não é argentino, é Dragão. Um senhor que merece ser aplaudido de pé mesmo que falhe um golo de baliza aberta. Assim, aliás, se vê que Pinto da Costa ainda demonstra a sageza que muitos lhe apontam desaparecida. Os erros que cometeu sabe-os ainda corrigir a tempo. Como quem desvia um tiro que segue directo ao coração.

Ou como a derrota de Barcelos foi transformada numa goleada 7-0 com a chegada de ‘El Comandante’… A mestria não tem idade nem desgaste de poder.

4 comentários:

  1. há quem diga que não se pode branquear a má exibição com a arbitragem, o que não entendo pois más exibições fazem parte do futebol, agora roubos como aqueles é que não deveriam fazer parte, por isso acho incrivel que PORTISTAS se deixem levar na onda da nossa comunicação social centralista e estejam a contribuir para o branqueamento desta arbitragem vergonhosa!!
    Como sempre Pedro tocas nos pontos certos e a vinda de El Comandante é uma mais valia, agora vou é esperar para ver pois tenho a certeza que muitos dos que agora estão eufóricos com a sua chegada serão os 1ºs a brindá-lo com um coro de assobios se as coisas não correrem bem!!
    Abraço e até para a semana...

    ResponderEliminar
  2. Caro João:

    Espero que não tenhas depreendido do texto que tentei branquear o roubo do Bruno Paixão. A questão é que, como escrevi, por mais que esse mentecapto nos tenha roubado, e roubou muito, a exibição denotou podres que julgava terem desaparecido depois do jogo com a Académica para a Taça de Portugal e que vieram ao de cima em Barcelos. Estou convencido, aliás, que as coisas teriam corrido mal mesmo se o árbitro fosse outro. Mais ainda: geralmente, quando o FC Porto tinha um árbitro nitidamente contra a equipa, a tendência era superar-se em campo. Domingo foi a de baixar os braços, o que é lamentável.

    Quanto ao Lucho, dou-te toda a razão: espero que os que o agora aplaudem não sejam os primeiros a assobiá-lo. Mas, infelizmente, há ingratidões que por vezes não compreendo nos adeptos do FCP, portanto nada me surpreenderá, infelizmente. Se calharem é por estarem mal habituados, muita embora uma coisa seja exigência, outra completamente diferente intolerância.

    Grande abraço

    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Pedro não era em relação a ti que me referia quanto ao branqueamento do roubo do Bruno Paixão!! Referia-me a muitos bloguers e opinadores que se dizem portistas mas que só sabes criticar destrutivamente. A tua opinião pelo contrário é a certa e coerente!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada amigos, o que mais nojo e nervos me meteu no pos-jogo, foi ver muitos desses que se dizem Portistas a branquearem a situação e a dizer que o Porto não jogou nada, que se tivesse jogado melhor que tinha ganho, gente que de futebol nada percebe. Eu jogue futebol durante alguns anos, a nivel da regional e como sabem na regional é o que é a nivel de arbitragens, como tal, quando jogavamos contra um clube que tinha a seu favor arbitragens como a de Domingo, mesmo que fossemos melhores nunca conseguiamos, até porque animicamente e psicologicamente não tinhamos hipoteses, era de mais para tentar conseguir algo, isto tudo para explicar que com os profissionais é mais ou menos a mesma coisa, os jogadores perceberam que não dava para mais apenas foram tentando o impossivel.

      Grande abraço aos dois...

      Eliminar

Golaço marcado por...