quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Lei de Ohm - O Pai do Dragão



O Maior de Todos os Tempos

Bom Dia amigos e anónimos que visitam regularmente este espaço de opinião parcial e completamente recheado de facciosismo.Bom dia, boa tarde, boa noite ou boa hora do dia em que se encontram a ler este amontoado de letras que formam uma parvoíce qualquer.

Fez esta semana 30 anos! Sim 30. Tantos como eu vou fazer na data de festejo de todos os Tripeiros, na véspera de S. João. (Sim, a população que vêem na rua estão todos a festejar o meu aniversario, não um santo...)

Fez 30 anos que a balança mudou, que o mundo futebolístico viu o nascimento do Dragão (seria uns anos depois que iriam encontrar o animal mitológico que sempre esteve no símbolo e transforma-lo numa marca). 30 anos que o maior dirigente de todos os tempos fez equilibrar a balança de títulos de futebol profissional e finalmente, no ano passado, desequilibrar a nosso favor.

Pegou numa equipa que tinha medo de passar a Ponte D. Luís e caminhar ao sul, que tinha medo da própria sombra. Uma equipa ostracizada pela capital do Império, deixada ao abandono no Norte do Pais. Equipa com o nome da cidade que "Na Historia deu o Nome a Portugal", nunca conquistada sempre invicta e mui nobre. Com uma mística especial construída sobre a fibra de Homens do Norte. Com um grupo de adeptos especiais, fervorosos, dedicados, entusiásticos e nunca desistentes. Fez uso da expressão "Das Tripas Coração" e tornou bandeira de batalha a união Portuense.

Ele sabia que para vencer o Porto tinha de ser melhor do que todos. O Melhor de Todos. E mesmo assim não bastaria pois o Poder da capital é imenso. Então ele fez do Porto não o melhor... Mas "O Muito Melhor" do que todos os outros.

30 anos. Quase o dobro dos Títulos de futebol e uma infinidade de títulos de modalidades amadoras.
O Pai do Dragão Demolidor
Em 119 anos o Porto tem 70 títulos de futebol profissional (Penso que não me enganei) em que 54 foram ganhos nos últimos 30 anos. Destes 54, 7 são títulos internacionais. Os únicos do clube e que fazem do Porto o clube com mais títulos internacionais em Portugal (com o dobro dos outros todos juntos se não estou em erro...)

Posso dizer que nasci nesta época de ouro e que vi, ao vivo e a cores, o meu clube ganhar tudo inclusive ganhar o único Penta do futebol Português, ganhar, ganhar, ganhar e ganhar...

30 anos é uma marca histórica para qualquer pessoa e 30 anos à frente de um clube com tantas vitorias é sem duvida um feito apenas ombreado pelo também mítico Santiago Barnabéu.
Santiago Barnabéu
O Maior dirigente do Mundo, de Todos os Tempos, inimitável, inigualável... Fez do Futebol Clube do Porto um clube à sua imagem.

Parabéns Presidente. Parabéns Jorge Nuno Pinto da Costa. Que te façam uma estátua e que a possas ver, pois as homenagens devem ser feitas para que possam ser desfrutadas por quem as merece.

Que festejes este ano com mais um titulo pois tu, mais que ninguém, o mereces.

Tu és...

O Pai do Dragão

Parabéns Presidente!
Por hoje é tudo meus amigos. Até para a semana amigos e...

BAMOS LÁ GANHAR O CAMPEONATO!!!!

SIGA PA BINGO!!!

5 comentários:

  1. Caro Engenheiro
    No Futebol Profissional, o nosso presidente, tem 55 títulos. Nas modalidades mais 164, o que dá um total de 219. http://expresso.sapo.pt/30-anos-de-fc-pinto-da-costa=f719465
    Se juntarmos as equipas de futebol de escalões jovens, são mais 70.
    Também pode ver no site do Clube, do lado esquerdo os palmarés das modalidades, faltando ainda, aquelas que já se extinguiram.
    Já tive isso tudo contabilizado, vou procurar e depois coloco.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bom amigo Custoias!! Mas só uma pequena correcção se me permitires, nem Santiago Bernabeu pode ombrear com o nosso Presidente, pela simples razão que o Bernabeu era presidente de um clube de capital, presidente do clube do regime franquista, tipo aquele clube que temos cá em Portugal!! Pinto da Costa teve que fazer muito mais para conquistar o que conquistou o nosso clube!!! Abraço!!!

    ResponderEliminar
  3. Nem mais... João Carlos.
    Só que, há mais um pequeníssimo e refinadíssimo pormenor: É que por cá, em vez dum, temos dois. Os Circos da 2ª Circular!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sim Santiago Barnabéu foi presidente de um clube do regime e foi também um soldado desse mesmo regime... Mas foi um marco no futebol, outros presidentes existiram e não conseguiram o mesmo que ele.Ele ombreia com o Pinto da Costa principalmente pelos títulos internacionais. :-)

    Quanto aos números amigo Lima, ninguém melhor que você para me por as contas corretas :-D Vi na Tv que eram 47 nacionais e 7 internacionais no futebol profissional. Enganaram-me :-D

    Grande abraço a todos!

    ResponderEliminar
  5. Amigos
    Podem ver mais actualizações dos 30 anos em
    http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/2012/04/largos-dias-tem-100-anos.html
    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...