sexta-feira, 18 de maio de 2012

ALTERAÇÕES AO REGIME JURÍDICO


“A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) propôs ao secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) alterações pontuais no regime jurídico das federações, nomeadamente na composição das Assembleias-Gerais e na utilização do método de eleição de alguns órgãos.
Numa carta enviada a Alexandre Mestre e a que a agência Lusa teve acesso, a FPF expressa "as preocupações sentidas na realização das últimas eleições e se prevêem no exercício do presente mandato", acrescentando que estas "se prendem sobretudo com a representatividade e eficiência da Assembleia-Geral (AG) e funcionalidade dos demais órgãos".
A FPF mostra-se convicta de que a eficiência da AG fica comprometida pelo facto de os delegados serem eleitos para mandatos de quatro anos "por clubes que não se mantém perenes na competição representada".
O organismo entende que a eficiência é também posta em causa pela utilização de listas próprias e do método de Hondt na eleição dos conselhos Fiscal, de Disciplina, Justiça e Arbitragem, uma vez que "não garante a execução do programa mais votado, nem a operacionalidade dos órgãos sociais eleitos".
O organismo federativo coloca-se "à inteira disposição" da SEDJ para esclarecimentos e aguarda o agendamento da discussão do assunto em sede do Conselho Nacional do Desporto.
A 30 de Abril de 2011, em AG extraordinária, a FPF adequou dos estatutos ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, mas os sócios da FPF assinaram um acordo de princípios no qual manifestaram aquelas preocupações e anunciaram a intenção de propor ao Governo a reestruturação do documento.”
E sabem quem foi o culpado disto? Aquela besta do Laurentino que conjugado com uns juristas da treta, forçaram a alteração dos anteriores Estatutos para aquilo que viria a ficar conhecido como NRJFD (Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas) sem terem estudado devidamente os efeitos que poderia provocar.
Não era de lhe enfiar um encharcado pelas ventas acima? E tudo “aquilo” para quê? Para o clube do regime ganhar as eleições na FPF e continuar a mandar na Liga como fizeram desde o Algarvegate de Cunha Leal até ao Campeonato dos Túneis e a Taça Lucílio Batista, da dupla Hermínio Loureiro/Ricardo Costa.
Resultado: Conseguiram arranjar uma trapalhada vergonhosa com o processo eleitoral da FPF, que agora querem modificar, e elegeram uma marioneta rodeada de robertos, para a Liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...