sexta-feira, 6 de julho de 2012

Só dá Porto.

Dentro daquilo que era expectável, os titulos individuais mais relevantes foram, pela liga de clubs, atribuidos ás tres figuras que mais se destacaran na época futebolistica  passada e por ordem:

Vitor Pereira, Hulk e James os melhores treinador, futebolista e revelação do ano.

Todos estão de parabens mas, um, merece  mais aturado e justo encómio pelas mais diversas razões. 

O nosso treinador é um justo vencedor. Se a memória das pessoas não é curta, todos estarão recordados do seu inicio de carreira como treinador principal  na primeira liga. Sendo, ou não, apanhado de surpresa com a "fuga"  de André Vilas Boas para o Chelsea, o nosso mister não se intimidou e, convidado e "almofadado" pelo Presidente, assumiu os riscos sabendo de antemão as dificuldades que o esperavam, agravadas com a não menos "fuga" de Falcão. Nem estes contratempos o fizeram desanimar. Vitor Pereira, apesar da enorme onda de contestação que se espalhou pelas redes sociais, algumas a roçar a má educação, e outras vindas de figuras prestigiadas do universo portista a todas resistiu. Com humildade, com portismo e ansia de de  vitória
   
A determinada altura da competição, muitos julgavam que tudo estava perdido e no entanto, o mister, puxou dos galões e foi rebuscar atributos onde eles pereciam perdidos. Deu mais Porto ao Porto, mais alma à equipa e acrescentou-lhe mais motivação. Ele soube, no momento exacto, de que fibra  é feito o FCP, ou não fosse ele um homem da casa.

Claro que todos gostariamos de ver uma época igual a de Vilas Boas ou Mourinho sendo que, independentemente do valor técnico de quem dirige, tais feitos só são repetiveis em periodos mais ou menos longos, mesmo nas grandes equipas, como é o nosso caso. O que se exije de um técnico que sirva o club é a conquista das maiores provas nacionais, liga e taça de Portugal e supertaça(quando a taça da cerveja for oficial, lá estaremos) o resto vem por acréscimo.

Posto isto, é bom que os portistas se habituem a respeitar as decisões de quem já nos ensinou a escolher bem, a contestação não faz parte do nosso ADN. Ser portista é, para além de outras motivações, ser solidário com tudo e com todos, desde o presidente ao mais humilde sócio ou funcionário. É esta a minha forma de estar e sentir o Porto

Vitor Pereira é o meu treinador, independentemente dos resultados desportivos, quanto mais não seja, porque é uma escolha de Pinto da Costa, que nos habituou a escolher quase sempre bem, direi mesmo irrepreensivelmente bem .

Jose Xavier

   
  

8 comentários:

  1. Clap, clap, clap!! Muito bem amigo José Xavier, acho que ainda não lhe tinha dado as boas vindas!! Eu sou o Improvável Dragão, João Carlos!!
    Concordo com tudo o que escreveu, quem me foi acompanhando sabe o quanto defendi este Porto de Vitor Pereira!!!!
    Abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro João:

      Obrigado pelo forma elogiosa como me dá as boas vindas, que de facto ainda não o tinha feito. Não é relevante mas é agradável

      De igual forma, fico satisfeito em saber que o meu amigo faz parte do grupo de portistas que sente o club, defendendo tudo e todos quantos estamos no mesmo barco

      Um abraço

      Eliminar
  2. Caro Xavier
    Parabéns pelo artigo. Tive curiosidade de ir espreitar o seu perfil e reparei que somos da “tal” geração, embora eu seja um pouco mais velho. Lembro-me perfeitamente desse jogo, dos 4-0 à “instituição”, era o Senhor Pinto da Costa “apenas” Director das Modalidades Amadoras e o treinador era o Teixeira (o nosso ponta-de-lança que tinha substituído Tommy Docherty).
    Lemos ganhou, um prémio de 40 contos e uma batelada de electrodomésticos oferecidos pela Electrovisão do Major (na altura Capitão) Valentim Loureiro.
    Infelizmente nunca conquistou um título (foi o período negro de 19 anos onde só vencemos uma Taça de Portugal com Pedroto).
    Acho graça porque os sócios actuais que andam sempre a protestar nos blogues portistas-qualquer-coisa nem sonham o que nós passámos… para chegar ao que somos hoje.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Lima:

      Obrigado pelos parabens

      Quanto aos pormenores que faz o favor de me relembrar, eles são tantos que só uma memória prodigiosa consegue armazenar.

      De facto, só a nossa geração e as anteriores são testemunhos do quanto se sofria em ser Porto. Felizmente que os tempos mudaram como mudou o rumo dos feitos desportivos.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Amigos "Zés",o Lima e o Xavier, permitam-me trata-los assim, eu tb sou Zé,deixem que meta a minha colherada.
    Felizmente, eu e muitos como eu, como no caso o amigo João, não somos desse tempo, somos do tempo em que fomos habituados a ver o nosso clube ganhar tudo e mais alguma coisa e a ganhar muito, mas isso não fez com que nos habituassemos a ter que obrigatoriamente vencer, embora sempre o queiramos e o esperamos. Queremos que o nosso clube vença sempre, mas compreendemos que algumas vezes (poucas felizmente) assim não aconteça, não somos daqueles que são do FC PORTO quando vence e que ao minimo desaire começam a disparar em tudo e todos e em todas as direções, apesar de como disse, estarmos habituados a vebcer sem sofrer muito. Somos Porto, defendemos o FC PORTO sempre, mas com o descernimento suficiente para vermos o que vai mal na nossa casa, fazendo uma critica construtiva, mas apoiando sempre os nossos.

    Grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem dito Artur. Fala quem sabe!
    Uma lembrança para os colaboradores:
    Eu tenho colocado muitos posts porque vou ao blog todos os dias e, a maior parte das vezes, não tem nada de novo.
    Por isso pedia aos colaboradores que colocassem pelo menos, 1 ou 2 artigos por semana, mesmo que coincida com outro colega que já tenha colocado o seu.
    Não tem mal nenhum, antes pelo contrário, aparecerem vários artigos no mesmo dia, para ver se desenvolvemos o blog.
    Aos comentadores, ou simples leitores, queria que soubessem, que é para eles que escrevemos.
    Esta época temos que estar atentos, preparam-se por aí grandes patranhas...
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Claro que tem de ser assim, Lima. Mas como deves compreender, só agora é que a coisa começa a "aquecer", dai que haja mais possibilidades "matéria-prima"

    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...