terça-feira, 25 de setembro de 2012

A montanha pariu um rato

Depois da encenação mediática montada pelo clube lá de baixo, após o jogo com a Académica e, vistas  e revistas as imagens televisivas, os comentários jornalísticos(e jornaleiros) e os paineis televisivos, facilmente se conclui que a montanha pariu um rato.
Com efeito, todo este barulho, que só tem um efeito e já lá iremos, destina-se a tentar passar um atestado de estupidez a todos os que olham aquilo que, certos figurantes, querem esconder ou, pior do que isso, substituindo-se ao comportamento da avestruz.
Vamos por partes.
Em primeiro lugar, analisados os lances de que tanto os vermelhos se queixam, sinto uma enorme dificuldade em encontrar matéria susceptível de responsabilizar a equipa chefiada por Carlos Xistra, um arbitro não consensual para, quase todos os clubes, porventura com inteira razão, dada a sua pouca apetência para o desempenho das funções que desempenha e que, segundo a minha  opinião, há muito que já devia ter ido embora.
Mas, azar dos azares, neste Académica-B..fica, desde que o vejo actuar, Xistra,  teve um desempenho digno dos maiores aplausos que até a mim, sempre com um pé atrás em relação às suas actuações, me deixou de boca aberta, com apenas um erro.
Analisados um a um ao pormenor, não apenas por mim mas, por muito bom entendido na matéria, não se vislumbra qualquer possibilidade de contestação logo, cai por terra a argumentária avermelhada.
Esteve bem o arbitro, com o benefício da dúvida na falta que deu origem ao penalti, cometido pelo substituto do caceteiro que viu o jogo da bancada. Vi e revi os lances telescópicamente, assisti aos habituais programas das 2ª feiras televisivas da SIC e TVI24, vinte e quatro horas passadas e apoiadas pelos meios tecnológicos postos ao dispor se, perante tudo isto, ninguém "enxerga" nada de censurável, excepto,  Rui Gomes da Silva,  relativamente a actuação do juiz da partida, como se pode condenar quem, em 1 segundo, tem de tomar uma decisão desta natureza que a, meu ver(e de todos), foi bem resolvida(o que é de estranhar em Xistra).
O único erro que cometeu, o chamado 2 em 1, foi não ter advertido o dirigente da Académica por estar a pisar áreas que lhe são interditas e não ter exibido a cartolina(cor ?) por uma "marrada" dada ao aludido dirigente.
Aqui chegados,   importa dizer que o sr Rui Gomes da Silva e seus pares directivos mais não fizeram do que dar um tiro nos próprios pés.
Na fúria incessante contra o FCP já só acreditam os que meteram a cabeça na areia. Sim, que esta demagogia à volta do Académica_Eles, tinha um destinatário bem conhecido e, por coincidência, vai em 1º lugar na Liga, destacado 2 pontos à  4ª jornada.  
E só continuam a acreditar os que, em 27 de Setembro(segundo creio), não são capazes de confrontar os dirigentes vermelhos com os últimos números apresentados no relatório e contas da SAD e que apontam para falência técnica, fruto da incapacidade de gestão, não tanto financeira mas, muito mais, de recursos humanos. Ter 110 jogadores sendo que perto de 90 não exercem actividade profissional, tem os seus custo.
Mas, pronto. Detalhados que estão os aspectos relacionados referentes ao jogo e os números que já são conhecidos, o importante, o mais importante, é que bem podem, o sr Luiz e o sr Rui, conspirarem à vontade, que nada nem ninguém consegue desviar o rumo que nos está traçado desde 1893.
Continuamos destinados a ganhar, porque somos melhor, porque ganhamos mais porque os vícios de vitória fazem parte do nosso ADN , porque os funerais que sempre antecipam com a saída deste ou de outro jogador, mais nos motivam.
Podem berrar à vontade, que é um direito que lhes assiste. 
Mas façam-nos, ao menos um pequeno favor. Reconheçam que somos FCP

José Xavier                  

3 comentários:

  1. Plenamente de acordo com essta resenha, mas queria acrescentar que o Benfica acaba por ser beneficiado com a situação global, senão vejamos: Seguindo os mesmos critérios o jogador do benfica deveria ter sido exxpulso quando foi marcado o penalti, se o jogador da Academica levou vermelho direto o jogador do benfica deveria ter levado também, porque as circunstancias eram as mesmas, não havia mais ninguem além dos jogadores. Pertanto (como diz Jorge Jesus), eles que se calem e foram benefeciados, porque eram 10 contra 10.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo:

    Plenamente de acordo. Foi isso que também vi, optando por não mencionar de nodo a evitar qualquer acusação de empolamento.
    Apareça sempre, que é bem vindo
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigos, mas esta é a situação normal e usual daquela estirpe, partantes nada de novo, é deixa-los andar que eles hao-de acabar por se cansar e render à nossa superioridade...

    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...