sábado, 2 de março de 2013

Balas e Bolinhos - E esta heim...


O resultado líquido negativo da Benfica TV agravou-se mais de 50%, para os 274 mil euros, em termos semestrais. Os custos para adquirir direitos de transmissão de jogos internacionais, que ainda não incluem os jogos da primeira liga inglesa, são a explicação para a descida, avança o Jornal de Negócios.
A Benfica TV apresentou um resultado negativo de 274 mil euros entre Julho e Dezembro do ano passado, um prejuízo que é 54% mais elevado do que o registado no período homólogo, quando a instituição registou um prejuízo de 178 mil euros
“A variação [é] principalmente explicada pelo aumento dos custos reconhecidos no período com os direitos de transmissão de jogos internacionais”, indica o comunicado emitido pela Sociedade Anónima Desportiva do Benfica através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O canal transmite jogos do Brasileirão, campeonato brasileiro, e, na sua programação, conta ainda com partidas dos EUA e Grécia.
Neste período não estão ainda reflectidos os custos que o canal de televisão da equipa da Luz vai ter com a compra dos direitos de transmissão televisivos da Premier League, a primeira liga de futebol inglesa, uma operação hoje divulgada ao público.Nem João Gabriel, da comunicação do Benfica, nem o gabinete de imprensa da Premier League quiseram avançar valores para esta operação, quando contactados pelo jornal. Os jogos em que se enfrentam clubes como Manchester United ou Arsenal estarão, até ao final da presente época, na Sport TV.
O volume de negócios da Benfica TV, detida em 49,9998% pela SAD encarnada e em 50,0002% pelo clube da Luz, atingiu os 2,4 milhões de euros no primeiro semestre fiscal da cotada, “o que representa um crescimento de 6,4% face ao período homólogo”.
O resultado negativo de 274 mil euros do Benfica TV neste semestre é reportado num período em que a SAD do Benfica, liderada por Luís Filipe Vieira e que conta na administração com o antigo líder da TVI, José Eduardo Moniz, atingiu um resultado líquido positivo de 20,9 milhões de euros. Este resultado da SAD encarnada é consolidado, porque incorpora os resultados das participações financeiras das entidades associadas, entre as quais a Benfica TV e a Clínica do SLB.
Apesar de a Benfica TV ter apresentado um resultado líquido negativo no primeiro semestre fiscal de 2011/2012 - tal como no presente ano -, quando se analisam as contas anuais dessa época (de Julho de 2011 a Junho de 2012), observa-se um resultado líquido positivo da empresa de 5,2 mil euros, que terá sido conseguido, então, no segundo semestre.

in "fora de jogo"

Este texto que li, colocou-me várias questões, sendo a principal, se o clube do regime tem prejuizos de tal ordem como é que teve/tem capacidades financeiras para comprar os jogos da Premier League?
A outra noticia do dia é que o pseudo-canal do clube do regime vai passar a ser pago a partir da proxima temporada, desconhecendo-se ainda o valor a ser pago por quem o quiser ver. Segundo foi informado pelo gajo das orelhas enormes, a Sportv ter-lhe-á oferecido 22M de euros por epoca para a transmissão dos jogos daquele clube, tendo o mesmo rejeitado, alegando que era pouco dinheiro, tendo o mesmo dito que espera que essa marca, os 22M, sejam ultrapassados.
Ora não fazendo eu ideia como funcionará e se haverá pagamentos e serem efectuados por alguém relativamente ao numero de audiências, será que ele quer ver essa quantia ultrapassada só com o dinheiro de quem adquirir o canal, não faço ideia, mas acho que não vai chegar nem perto, mas como diz o outro, as contas fazem-se no fim, mas numa coisa eu estou certo, este é o gajo ideal para chular os adeptos daquele clube, sem duvidas algumas.

Gostava de saber a vossa opinião sobre estes dois temas.

Cumprimentos
Artur Guedes 

2 comentários:

  1. Meu caro, é óbvio que não há mercado que compense o investimento, muito menos que garanta os 22 milhões que oferecia o Quim Oliveira. É uma fuga para a frente, mas sem riscos. Se amanhã a coisa ficar de tal maneira preta, como aconteceu no passado, há sempre alguém que compra acções sem valor a 5 euros ou outro esquema qualquer que resolva e tape o buraco. Portugal, podia lá passar sem um clube do regime forte?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Artur
    Não se esqueça que nestas continhas ainda falta o Passivo do benfas/Clube que ultrapassa os 100 milhões de euros.
    O aumento dos Custos da SAD não é derivado da "compra" dos Direitos Televisivos recentemente anunciados, já que, o Relatório deste 1º Semestre refere-se ao período de 1 de Julho até 31 de Dezembro de 2012.
    Rui Pedro Soares, ex-administrador da Portugal Telecom (PT) e que actualmente lidera o grupo de investidores que tomou conta do Belenenses, terá sido um actor central na negociação entre o Benfica e a Premier League para garantir os direitos da competição. Algo que, de resto, terá estado na base da sua saída definitiva da PT, consumada no mês passado.
    Muito provavelmente estão a negociar com vários operadores a transmissão dos encontros, já que, os Direitos Televisivos, por si só, não servem para nada, se não tiverem quem lhes compre os jogos.
    Como sabe preparam-se para "cravar", na forma dum Empréstimo Obrigacionista, mais 80 milhões, onde quem "empresta" são os investidores que comprarem as Obrigações.
    Actualmente a Banca está a cortar os empréstimos bancários normais aos clubes, conforme anunciado, por exemplo, pelo BCP Millennium, há dias. Este Banco e o BES, embora tenham tido grandes lucros com o futebol, não estão autorizados, devido ao acordo do financiamento que o estado lhes concedeu, a meterem-se nestas aventuras com "clientes" falidos.
    Estou a prever grandes complicações financeiras para os 2 circos da Segunda Circular devido aos elevados Passivos que possuem. É por isso que ambos estão a despachar jogadores por qualquer preço só para não terem que pagar os elevados salários dos atletas.
    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...