quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Lei de Ohm - Ver Futebol: no estádio, no cafe ou no sofá?

Tv de Café!! Grande!!

Bom dia amigos e anónimos que seguem este fantástico blog e que agora tem pachorra para vir ler as barbaridades que eu vou escrevendo por aqui.


Hoje tinha já algo programado para escrever. Ia escrever sobre citações famosas que eu identificava com o F. C. Porto. Já tinha varias bem alinhavadas que eu gosto muito como por exemplo:

"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not."de George Bernard Shaw

Que podia muito bem identificar com as vitorias ainda recentes nas competições Europeias e apontar para a Liga Europa deste ano... Competição nova, nunca a ganhamos... Porque não? "Why Not?"
Mas estava a discutir futebol, mais uma vez, e voltei atrás e decidi escrever sobre Ver Futebol, ou "Ver a Bola" como dizemos no Porto.



Eu sou "gajo" que gosta de ver a futebol no estádio, no café ou em qualquer outro lugar... Gosto de futebol!! Gosto de ver a redondinha a girar! Gosto de ver golos bons, maus ou assim-assim. Gosto de ver jogadas bonitas, gosto de ver reviengas, gosto de ver uma "cueca" ou um cabrito. Gosto de ver jogos "grandes" ou pequenos, derbis, clássicos ou jogos da segunda liga.

Mas "ver a bola" não é só futebol... Por isso prefiro ver os jogos no Estádio sempre que posso. Do Porto jogos em casa vejo todos e fora de casa alguns (poucos). Os que não vejo no estádio, e volto a repetir que é porque "ver a bola" não é só futebol, adoro ver no café. E é isto que tenho para vos dizer...


What?? Mas... Mas... Já acabou o post?? E oh Custoias porque é que dizes isso?

Já que perguntam, eu digo... (Eheheh)

Pois bem. "Ver a Bola" tem uma coisa que o futebol de sofá não tem... As "Personagens" e os "Berros". 

As Personagens - São importantíssimas!! Os anónimos, e menos anónimos, que partilham o mesmo espaço que nós quando a redonda está a girar no relvado...
Levar e mandar umas bocas enquanto estamos a ver a nossa equipa ou a equipa dos outros faz parte do ritual. É ai que descobrimos verdadeiras as "Personagens", é ai que vivemos momentos memoráveis que nos fazem rir a semana toda.
Eu aqui no meu café de eleição tenho uma "manada" de personagens que gosto mas já falo deles.


O "Berro" - Alem disso, das "Personagens", quem trabalha, ou estuda a tempo inteiro, tem uma semana sempre desgastante e "ver a bola" tem também o factor "Berro". Faz tão bem berrar ao fim de semana para aliviar o stress. O Berro do Golo, ou o Berro ao Arbitro, etc... Berrar no sofá não dá... Berrar no estádio, ou café, acompanhado por alguns companheiros é óptimo!! Faz-nos logo encarar a segunda feira com outra cara!! Berrar no Sofá é contra producente pois ninguém nos ouve, a não ser os vizinhos e esses raramente se manifestam, logo perde todo o aspecto terapêutico. Alem do "Berro" em si temos o esbracejar, o saltar, o bater palmas, etc, etc, etc. No sofá não temos ninguém para partilhar as coisas. Lá está... Faltam os "Personagens".

Já generalizei e agora vou particularizar. 


Vou contar um pouco do meu ritual, partilhar as "Personagens" que conheço com todos vocês.

Personagens de Estádio -  Tenho lugar anual no Dragão à alguns anos e tenho perto de mim algumas "Personagens" fantásticas.

Não sei o gajo faz malabarismos... Mas deu para perceber a analogia né??

- O Homem Foca -  Faz o grito de acasalamento sempre que algum jogador menos branco passa perto dele.
- Gwaw... - Hum??

- O Espasmos - Dá berros aleatórios durante o jogo levantando-se efusivamente mesmo quando o jogo está mais morno que uma canjinha.
- Queres falar?

- O Mauzão - Um Bisonte de 2 metros, de cabelo comprido, que esta sempre tranquilo a ver o jogo ate que do meio do nada se levanta para toda, repito TODA, a claque visitante e diz "-Queres falar? Vamos lá fora?" Nunca vi ninguém de nenhuma claque a responder... Ele é grande... MUITO GRANDE
Fantástico:-D
 
- Malta dos Hi 5 - Aqueles mais próximos que sempre que é golo ou alguma jogada boa viram-se para todos os lados para cumprimentar os vizinhos com um Hi 5! São os personagens que mais gosto, são bem dispostos e partilham as emoções com todos os que estão ao seu lado!




Personagens de Café - Tenho um café de eleição para ver a bola, como toda a gente provavelmente tem, e no meu não faltam Personagens.
Igual!!

- O Sourness - Benfiquista ferrenho de bigode farfalhudo (daí a comparação com o ex-treinador do Benfica) que 6h antes do jogo já está a emborcar finos e meios "à ganancia". É o bêbado da praxe que tem obrigatoriamente de haver em todo o café.


Assim é que era...

- Os gajos dos relatos - são provavelmente os gajos que eu mais detesto a ver a bola... Fazem-nos perder a atenção toda no ecrã e na bola para a desviarem para eles... Pois se eles se manifestarem foi golo... E so 10 segundos depois é que o vemos... Deviam ser banidos de todos os cafés do MUNDO...
-Benfica!!! Benfica!!!

- Os Gajos lá de Trás - Um grupo de Benfiquistas com mais de 120kg cada um que se sentam todos nas ultimas mesas do café e que só estão lá para se rirem tipo hienas quando o chefe da matilha fala. Passam os jogos das outras equipas a fazerem comentários desagradáveis mas não toleram um único comentário quando o Benfica está a jogar. Se falamos só vamos para ali meter nojo, mas eles não, são especialistas, podem discutir tudo...

-Sou o Maior!! Eheheh

- Bernardo, o Leão Marinho - Chefe da matilha dos "Gajos lá de Trás". É bancário mas gostava de ter sido comediante. Tem corpo para isso, parece o Fernando Mendes ou o Jô Soares, mas não tem grande jeitinho. Volta e meia solta um Aunh Aunh Aunh (tentei imitar um leão marinho...) quando há uma jogada mais duvidosa. Tem um bom nome para um boneco animado infantil não é??

Por isto tudo, por estas experiências maravilhosas, "Ver a Bola" devia ser receitado por psicólogos de todo o mundo. Não há nada melhor para libertar o stress, isto claro se não se chatearem. E se um dia pensarem em se chatear, lembrem-se que é só um jogo, e que somos os maiores, e riam-se amigos :-D

Por hoje é tudo, espero por vocês na próxima semana para mais uma Lei de Ohm. Espero que tenham gostado e se tenham divertido a ler.
Deixo aqui um desafio a todos. Se têm Personagens do estilo das minhas ou piores falem-me delas nos comentários. Partilhem com todos aquilo que disfrutam durante o "Ver a Bola" semanal :-D
Fico à espera!!!

P.S. - Segunda há derbi lisboeta... Adivinhem para onde vou "Ver a Bola"?? AHAHAHAH Vai ser lindo!!!



Até à próxima amigos e SIGA PA BINGO!!!

6 comentários:

  1. Retive particularmente a parte dos gajos dos relatos =). São uma prega, e são desesperantes, porque quando é golo sabemos sempre antes 10 segundos, e quando não é golo também sabemos antecipadamente que a jogada não vai dar em nada porque o gajo não se manifestou.

    Quanto ao resto também sou daqueles que faça chuva, frio ou sol prefiro ver no estádio com a companhia dos amigos, seja em casa ou fora.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sem duvidas nenhumas que o melhor sitio para se ver "a bola" é no estadio onde todas as emoções fervilham a flor da pele...
    Quanto aos cronicos lá do café, caro amigo há-os em todo o lado uns piores que outros mas todos os cafes têm os seus personagens diarios, então no local onde vejo "a bola", chegam a meter nojo pois nao percebem nada daquilo e só la estão para o veneno, que nojo...

    ResponderEliminar
  3. Caro Ohm
    Também tenho experiência dessas. Sou assinante da Sport TV mas às vezes desloco-me 200 metros e vejo os jogos, sobretudo do futebol Inglês, num café. É muito interessante porque não ouvimos as asneiras que o homem diz. Em casa é pior. Ainda no último Benfica X Guimarães no golo anulado a Cardozo por fora-de-jogo, o inefável manhoso que costuma comentar os jogos na TV das sopeiras, grita imediatamente: - “Não estava”! Mais lhe valia estar calado. Segundos depois, a realização coloca a famosa linha onde se vê uma das patolas do sonolento dum dos lados da linha e as outras todas, do lado de fora. Diz o pobre do comentador: - “Está mas o árbitro não devia ter marcado.”!
    Outro cegueta é aquele Administrador da SAD da “instituição” que nunca vê nada que os outros 3 circunstantes vêem. Faz lembrar a anedota daquela Mãe que dizia no juramente de bandeira do filho: - “O nosso Manel é o único que leva o passo certo”!
    Quanto ao derby de 2ª feira, o inimputável Vítor Pereira lá fez a marosca do costume: para um jogo do Benfica, lá estará mais um assumido adepto da “instituição”. Eu ando a perguntar todas as semanas quem manda naquele senhor. Pelos vistos ninguém. A Liga é um órgão autónomo da FPF, ninguém tem poder sobre ela. A comissão de Arbitragem da LIGA (leia-se, o senhor Vítor Pereira) que por sua vez é autónoma dentro do organismo (até tem eleições à parte) faz o que quer e lhe apetece e ainda sobra tempo para ir vender aos pacóvios, umas explicações de 3 em 3 semanas.
    E anda o outro fabiano aos Domingos à Noite no Tempo Extra a tentar vender-nos a imagem da Verdade Desportiva como se alguém levasse a sério o que ele diz! Esta semana desafiei-o a colocar um dos seus “conta-dias” para sabermos quanto tempo já passou sem que um carroceiro que agrediu um jogador perante milhares de pessoas tivesse levado o inevitável castigo. Tudo como dantes, Quartel-General em Abrantes. Vai lá vender a verdade desportiva para a Feira do Relógio!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Amigo José Lima,
    A imprensa terá direito a uma Lei de Omh só para ela:-)
    Não ouvi essa do "está mas não devia marcar" mas um amigo alertou-me para o sucedido... Já começam a cair no ridículo as TV's e Jornais, mas é o que vende:-)
    Próxima quarta falarei sobre isso:-)

    Caro Ricardo, sem duvida nenhuma que os mais enervantes são os gajos dos relatos e em todos, TODOS, os cafés há pelo menos um... E não há jogo em que alguém não mande vir com a situação, mas eles voltam... São persistentes:-)

    Amigo Artur, os venenosos são os melhores... É nesses que dá gozo esfregar na cara a vitoria da nossa equipa, ou a derrota da deles. Sair do café depois do Braga - Porto e antes mandar a boca "ainda não foi desta..." foi tão bom:-D

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. Eu já tive oportunidade de conhecer todas estas personagens eheheh as personagens do estádio são as minhas preferidas ;-)

    Amor, parabéns pela ilustração! Mostra bem que o são na realidade lol :-D

    Beijos*** AMO-TE

    ResponderEliminar
  6. Caro,
    Está um post excelente!
    Também levo com personagens destes,é uma maravilha.

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...