terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Obrigado Ronaldo!


Como nem só de FCPorto vive um homem (embora quase =)), e como amo tanto o futebol como amo o meu clube aqui fica o tributo a este grande jogador que ontem se despediu dos relvados.

Penso que um dia (tal como já o disse de Messi), poderei dizer com imenso orgulho que vi Ronaldo jogar, com a diferença que no caso de Ronaldo posso dizer que cresci a vê-lo espalhar magia.
Lembro-me de estar em casa dos meus avós, quando numa certa noite Ronaldo arrancou, passou por meia equipa do Compostela (sofrendo várias faltas pelo caminho), e rematou para golo, levando Bobby Robson a mãos á cabeça com aquela obra de arte.
Como este, lembro-me de muitos mais golos do Fenómeno, muitos deles um hino á técnica e á potencia física.

Ronaldo começou a carreira no Cruzeiro com apenas 16 anos, no final dessa época mudou-se para o PSV, tendo nessa altura chamado a atenção do Barcelona, a partir daí foi história. No Barcelona fez provavelmente as suas melhores épocas, acabou por sair para o Inter, aí começou o tormento das lesões (aquele joelho nunca lhe deu descanso), no entanto acabou por recuperar, e após uma época em que se sagrou campeão do mundo e melhor marcador do mundial, assinou pelo Real Madrid, em plena altura dos galácticos. Fez várias épocas em grande nível, mas nunca ao nível que se tinha apresentado no Barça. Ainda passou por Itália novamente (AC Milan), antes de ontem ter terminado a carreira no seu Corinthians.

Ronaldo fez 616 jogos como profissional e marcou 414 golos, é o melhor marcador de sempre em fases finais de mundiais, pela selecção brasileira actou em 97 partidas, tendo marcado 62 golos.

Ronaldo inspirou uma geração inteira de amantes de futebol, lembro-me de chegar á escola e todos tentarmos imitar uma "virgula" á Ronaldo ou uma arrancada á Ronaldo.
Por tudo isto não posso deixar de pensar que foi a despedida de um dos melhores jogadores da história.
Também por tudo isto resta-me agradecer e prestar a devida vénia, Obrigado Ronaldo!

1 comentário:

  1. Tal como o amigo Ricardo, tambem eu cresci, assisti, vivi isso tudo, sendo na altura um dos meus herois, tanto que eu festejava os golos que marcava igual ao Fenomeno, cheguei a cortar o cabelo igual oa dele. Foi sem duvidas um dos melhores do mundo, como tal para mim sera recordado por tudo o que fez de bom no mundo do futebol, pelo que para mim será sempre Ronaldo - O Fenomeno e não outro tipo de alcunhas. Obrigado Ronaldo.

    Excelente post.

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...