terça-feira, 5 de abril de 2011

A nossa conquista além fronteiras...


O triunfo do F.C. Porto fez eco um pouco por todo o Mundo. O título ganhou expressão em várias línguas, é verdade, mas não foi só o título que encheu espaço na imprensa internacional. Também se destacou o Tchubirabiron, por exemplo. Mais o apagão na Luz que deixou a festa portista às escuras.

«Com frango e Tchubirabiron de Hulk, Porto vence o Benfica e é campeão», titula o Globoesportes. «O brasileiro Hulk fez o segundo golo da equipa treinada por André Villas-Boas e comemorou com o Tchubirabiron, dança do grupo baiano Parangolé», acrescenta a nota do site brasileiro.

Tudo sobre o título do F.C. Porto

Ainda no Brasil, o Lancenet titula «Porto é campeão português sobre o Benfica» e adianta: «Equipe de Helton e Hulk fez 2 a 1 no rival em pleno Estádio da Luz - que virou estádio sem luz após o apito final». A Folha de S. Paulo afina pelo mesmo tom e coloca uma imagem dos festejos às escuras.

Na Argentina, o Olé titula «um campeão conhecido», destaca Otamendi, Belluschi, Falcao e James e fala de «um título de ponta a ponta». «De resto, o Benfica acabou apagando as luzes e accionou o sistema de rega para que o F.C. Porto não desse a volta olímpica», escreve ainda o jornal desportivo.

Ainda por Buenos Aires, o Clarín fala de um «flamante campeão» e diz que «os seus números são impressionantes: em 25 jogos, ganhou 23 e só empatou dois, com 58 golos a favor e apenas 9 contra». O Clarín escreve também que Belluschi, Otamendi e Mariano «puderam festejar a coroa».

O título portista enche ainda páginas no Uruguai, na Colômbia, no Peru e um pouco por toda a América Latina. O El Colombiano, por exemplo, destaca o golo de Guarín, fala em «incidentes entre adeptos» e termina que «o Porto deu uma lição de estratégia num choque entre estrela sul-americanas».

Em Espanha, a Marca titula que «Porto sagra-se campeão em casa do inimigo», fala em «dia negro de Roberto» e destaca que «apagaram as luzes enquanto o Porto festejava o êxito no relvado». «Era demasiado duro para qualquer adepto do Benfica. Feio gesto, mas até certo ponto entendível».



A imagem dos jogadores às escuras tem lugar de primeira página no site do Ás. «O F.C. Porto celebra o título às escuras e entre aspersores», titula. Já o El Mundo Deportivo diz que o F.C. Porto é campeão «ao derrotar o Benfica no seu estádio da Luz, numa jornada salpicada de incidentes violentos».

Em França, o LEquipe escreve que «Porto assegura o título» e diz que «não foi uma transição gentil entre os dois rivais do país». Já em Inglaterra, o Independent fala em «jogo emocionante» e num «título notável do F.C. Porto» que «pode ser a segunda equipa a terminar o campeonato sem derrotas».

Em Itália, por fim, a Gazzetta dello Sport titula na primeira página «Triunfo do novo Mourinho, que é campeão com o Porto». «Por um Mourinho que cai, um Mourinho se levanta», escreve o jornal desportivo, que ainda adianta que «os números não deixam dúvidas: 23 vitórias e dois empates».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...