sexta-feira, 10 de junho de 2011

O improvável Dragão

É com enorme prazer que começo a fazer parte desta grande equipa que é o Blogue O Mundo Azul e Branco, nesta minha 1ª aparição quero dar-me a conhecer para saberem com que tipo de portista vão poder contar nas vossas leituras aos meus artigos.
Pois bem o titulo indica isso mesmo eu sou um improvável Dragão, sou filho de benfiquistas (o maior desgosto do meu pai eh eh eh), de uma família de Matosinhos onde a maioria eram adeptos do leixões e do benfica, ou seja há 33 anos atrás eram na maioria anti-portistas, felizmente poucos é certo mas alguns de bom gosto eram portistas e eu felizmente soube escolher o lado certo e em 13 de Abril de 1986 com 8 anos assisti in loco ao meu 1º jogo e festa do titulo nas Antas graças ao meu primo por afinidade João, (um portista que casou com uma das minhas primas e que foi um dos obreiros deste meu gosto pelo FCP) num jogo contra o Covilhã que o FCP venceu por 4-2 garantindo assim o titulo que o levou á Taça dos Campeões Europeus da época seguinte, e ai sabemos qual foi o resultado!! Costumo dizer que para além do Pinto da Costa eu também sou um talismã para o FCP, pois quando nasci a 11 de Novembro de 1977 decorria a época 77/78 que é na qual somos campeões ao fim de 19 anos de jejum e daí partimos para uma viagem recheada de títulos!!
Acham pouco? Então vou continuar, como era filho de benfiquistas infelizmente durante muitos anos só via as vitórias do meu clube pela TV, o meu regresso ás Antas só foi em adolescente quando já podia sair de casa sozinho e escolher para onde queria ir tendo algum dinheiro no bolso e assim foi em 12/03/95 voltei ás Antas para assistir ao FCP-4 x Maritimo-1 caso não se lembrem no final desta época ganhamos o 1º campeonato do Penta, em 96 fui ver a 1ª mão da Supertaça ás Antas em que ganhamos 1-0 ao Benfica, na 2ª mão se bem se lembram o resultado foram os famosos 5-0, a partir daqui comecei a ir mais algumas vezes ao estádio, estava no fim dos meus anos de estudante e com alguns trocos que ia juntando de vez em quando conseguia ir ver o meu clube, claro está que se pedisse dinheiro aos meus pais para ir ver o FCP mandavam-me dar uma volta, já tinham que levar comigo em casa e ainda por cima sempre a ganhar, eh eh eh eh!! Entretanto chegaram os 3 anos desportivos mais difíceis da minha vida de portista, custou-me ver o meu clube estar 3 anos sem ser campeão mas pelo menos íamos ganhando umas taças de Portugal, (a minha 1ª ida ao Jamor foi em 98 quando ganhamos 3-1 ao Braga e dai para cá já assisti a 9 finais da taça de Portugal, 97/98, 99/2000, 2000/01, 2002/03, 2003/04, 2007/08, 2008/09, 2009/10, 2010/11, não consegui estar em 2005/06 por não ter conseguido bilhete, o saldo é positivo em 9 finais que tive ganhamos 7 taças), o que era fácil de suportar pois nesses 3 anos o Benfica não foi também campeão, assim não tinha que aturar os vermelhos e as televisões carregadas deles a fazer a festa.
Entretanto começa a minha presença assídua no estádio, como trabalhava á pouco tempo e o ordenado não era nada de especial ainda não tinha conseguido entrar para sócio do meu clube, andava a sonhar com o dia que isso ia acontecer mas ainda tinha que adiar mais um pouco.
Como era bombeiro voluntário conheci uns colegas da corporação que fazia serviço nas Antas e em alguns jogos oferecia-me para prestar serviço com eles, logo no 1º jogo que fui assisti aos 4-0 ao benfica em 23/01/01 para os 1/8 de final da taça de Portugal numa noite diluviosa em água e golos.
Durante a época 2002/03 comecei a ir com regularidade ao estádio tinha uma pessoa amiga que era sócio e comprava o lugar anual todos os anos mas pouco ia ao estádio por motivos de índole pessoal e profissional e foi então que surgiu a abertura para poder ir sempre com o cartão dele assistir aos jogos, ai começou uma assiduidade que me trás até hoje sem praticamente falhar nenhum jogo em casa do FCP, desde que existe dragão só falhei mesmo 2, um Porto x Belenenses por estar doente e não conseguir sair da cama e um Porto x Académica por não ter conseguido desmarcar um compromisso inadiável. Ora se em 2003 assisti aos jogos graças ao meu amigo Monteiro em 2004 surge a minha independência, mudo de emprego, consegui finalmente algo que me dava estabilidade financeira e foi ai que entrei para sócio do FCP, desde ai têm sido também anos de verdadeira euforia culminados nesta época com o nascimento do meu 1º filho, sócio desde o dia em que nasceu, que já com quase 7 meses pode gabar-se de ser sócio de um clube com o maior historial futebolístico português e um dos melhores da Europa e do Mundo. Por isto tudo que relatei posso constatar que sou um adepto afortunado pois faço parte da história do meu clube, estive presente em vários momentos históricos, não pude estar nas finais europeias é verdade mas é como eu digo, ainda hei-de viver para o poder fazer pois tenho a certeza que na próxima vez que isso acontecer estarei em condições para o fazer!! Nos jogos em casa em casa estou sempre presente, nos mais importantes fora não costumo falhar, fui este ano campeão sem Luz eh h eh.
Tudo isto, para vos demonstrar que há 33 anos sei o que é ter de defender as cores do meu clube, sempre tive de o fazer, em casa, nas festas de família e com muitos amigos benfiquistas e sportinguistas e podem ter a certeza que é isso que vão sempre poder encontrar quando vierem ler os meus artigos neste espaço, no qual me deram a oportunidade de o fazer!!

Este é o nosso destino,
Saudações,


João Carlos

3 comentários:

  1. Amigo João, desde já seja muito bem vindo a tão humilde blogue, concerteza que nos vai deliciar com as suas cronicas, e como lhe disse as sextas-feiras estão por sua conta... Juntos somos mais fortes e levaremos este blogue até onde desejamos, que seja uma referencia e um local de visita diaria e permanente por todos os Portistas. Parabens e mais uma vez seja muito bem vindo.

    ESTE È O NOSSO DESTINO

    ResponderEliminar
  2. Bem Vindo João! Estou a ver que começamos a ter um dia por pessoa! Muito bem organizado. eheheh

    Eu sou o Mr. Quarta Feira! :-D Grande Abraço e bem vindo
    Agora toca a escrever e a dar que falar às sextas! SIGA PA BINGO JOÃO!

    ResponderEliminar
  3. Tem que ser assim amigo Custoias, senao havia dias que tinhamos muito e outros em que nao tinhamos nada... lol
    Grande abraço aos dois e mais uma vez seja benvindo João, temos uma grande equipa, juntamente com os amigos Lima, Custoias e uma "maozinha" externa de vez enquando. Juntos somos mais fortes e colocaremos este blogue onde desejamos, bem lá em cima.
    Para o amigo Custoias siga pa bingo

    Porque: ESTE É O NOSSO DESTINO

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...