sábado, 24 de setembro de 2011

O Improvável Dragão - A análise ao jogo





Boas amigos Portistas,
Hoje o Artur Guedes não pode escrever o seu artigo por estar ausente, e coube-me a mim fazer a analise ao jogo.
Fizemos uma excelente 1ª parte, fomos muito superiores em todos os capitulos do jogo durante esse período e o resultado no fim dos 1ºs 45 min. não espelhava toda essa superioridade. Fizemos muita pressão e o adversário raramente conseguiu construir uma jogada e prova disso são os numeros de remates de uma e outra equipa.
Inicio da 2º parte e começa a sorte da equipa adversária, na 1ª vez que chega á nossa baliza com perigo marca e coloca ainda mais injustiça no marcador, o Porto não se deixando abater foi atrás do 2º que apareceu em seguida num excelente trabalho de equipa na marcação de um canto curto!!
O jogo a partir daqui ficou um pouco desinteressante até aos 70 minutos altura em que a nossa equipa começou a entrar num tipo de jogo que não é o nosso, em vez de priveligiar a posse de bola e o passe começou a tentar sair em lançamentos longos que faziam com que a equipa partisse e entregasse a bola muito rapidamente ao adversário. Esta não é a nossa maneira de jogar nem a forma que vejo o nosso treinador a querer que se jogue.
O clube adversário aproveitou e bem essa nossa parte menos conseguida do jogo para chegar a um empate que apesar de injusto, devido à nossa 1ª parte, era castigador para a forma como os nossos jogadores não conseguiram segurar a bola e conseguir fazer com que a vitória nos sorrisse.
Como é habitual ba blogosfera portista tenho visto muitas criticas mas acho que são de pessoas que de futebol não entendem muito. Como estavamos a ganhar 2-1 acho que o treinador fez as alterações necessárias e certas, tirar o Kleber pois ele pediu para sair, vi-o a fazer sinal para o banco, o Hulk já não descia para as compensações defensivas, então colocou o Rodriguez que ajuda a defender e o Varela na ala também fecha bem, assim poderiamos ser mais consistentes, se colocasse o Walter o Hulk teria que continuar na linha e ia ser bem pior pois ele já não defendia!! Estando no meio não se desgastava tanto e sabemos que em qualquer altura podia decidir. A saida do Guarin para a entrada do Bellushi foi uma substituição mais que vista a época passada e certa pois o que o treinador queria era ter a bola e Bellushi é um jogador que a sabe ter!! Podemos dizer que tudo foi feito correctamente e bem analisado por parte do nosso treinador, agora é facil vir criticar pois o adversário marcou o empate, isso aconteceu pois a equipa não consegui ser ela própria nos ultimos 20 minutos do jogo.
Gostava que os nossos adeptos soubessem ser um pouco mais coerentes, não podemos só porque algo nos corre mal achar que tudo está perdido, eu sei que quem lê os pasquins e vê a euforia dos adeptos adversários por ter conseguido um empate em nossa casa não fica satisfeito mas têm de entender que isso é normal, uma equipa pequena quando empata no Dragão é normal que os seus adeptos fiquem satisfeitos. Não tou lixado? Sim também estou, não gosto de empatar ou perder seja contra quem fôr, principalmente como estes dois empates que tivemos contra equipas que são claramente inferiores, mas não sou pessimista ou um Arauto da desgraça conforme demonstrou e bem o nosso amigo Custóias, eu sou Porto, e ser Porto é ser adepto de um clube que me dá mais alegrias que tristezas, é saber que esse clube tem gente nos seus comandos que saberá reverter os momentos menos positivos pelos quais possamos passar!! E mais uma vez digo quem vai ao Dragão para assobiar uma equipa que tantas vitórias nos dá e há mais de uma época que não perde para o campeonato, façam-me um favor fiquem em casa!!!
Os nossos adversários ainda compreendo que nos tentem destabilizar e que tenham critica fácil, como um senhor politico, que já foi vice do nosso adversário de ontem, o Ribeiro e Castro, com quem dei de caras ontem a subir a alameda com mais dois comparsas de clube, que iam todos satisfeitos com o empate e a comentar que o nosso treinador tinha sido um burro em tirar o Kléber, claro que eu não ia deixar passar aqueles anjinhos sem levarem uma bocas, interpelei-os logo e o diálogo foi este:

Três estarolas: ah e tal o Porto até jogou bem na 1ª parte mas o gajo é um burro pois tirou o Kléber.
Improvável Dragão: Burros são aqueles que estão num estádio a ver o jogo e não vêm o que está a acontecer, se tirassem as palas tinham visto que o Kleber pediu para sair.
Três estarolas: Ai pediu, não vimos.... desculpe
Improvável Dragão: Não viram não falam do que não sabem, pois assim passam por asnos!!
Três estarolas: é pá não é preciso.
Improvável Dragão: não é preciso? então o outro não era burro? Ponham-se mas é a andar...


Seguiram caladinhos e eu lá vim á minha vida!!

Eu estava no estádio e consegui ver o Kléber a pedir para sair mas como estes 3 estarolas parece que alguns portistas foram na onda da critica fácil em vez de analisarem sériamente um jogo em que fomos muito mais tempo superiores ao adversário mas um jogo em que no tempo que não o fomos, tivemos um castigo pesado pela eficácia deles.
Apesar de tudo queria dar os parabéns ás claques do FCP pelo espectaculo visual no inicio da partida e por estarem todo o jogo a puxar pela equipa!! Demos uma demonstração do que deve ser uma partida de futebol, o próprio treinador adversário disse que os nossos adeptos foram um exemplo a seguir. Esperemos para ver como seremos tratados quando formos á casa deles!! Eu estarei lá e depois contarei...
Abraços e até sexta-feira.

João Carlos

3 comentários:

  1. O Kléber pediu para sair ?
    Muito bem, entrava Walter. Belluschi contra o Feirense foi pouco mais que nada. Entrava Defour que sempre que jogou esteve muito bem.
    E o Cebola ? Tem uns olhos bonitos, porreiro pá.
    Victor parece a versão foleira de Jesualdo, nas conferencias de imprensa, nas substituições , na sua postura no banco.
    E nem me vou alongar mais, uma equipa que se deixa em casa empatar a 8 minutos do fim, por burrice, e acomodação, estamos conversados.
    Podem chamar-me o que quiserem, sou exigente, critica, e realista, sempre que o meu treinador e os meus jogados, assim o mereçam.
    Ontem os Portistas que encheram aquele maravilho estádio, mereciam sair de lá com um sorriso nos lábios.

    ResponderEliminar
  2. Mani respeito a sua maneira de ver, mas é como eu digo é uma opinião com a qual não concordo!! Eu ontem fui um dos que enchi o estádio, pena é que o estádio só encha nestes jogos, nos outros eu estou lá na mesma nem que seja contra os amadores de uma terra qualquer!! eu tbm sou exigente agora não posso exigir ao treinador quando ele esteve bem e que falhou foram os jogadores!! Bellushi é um dos nossos melhors jogadores. Walter se entrasse naquela altura iamos continuar como estavamos e sinceramnete em vez de empatar iamos correr mesmo o risco de perder!! Agora os jogadores não fizeram bem o seu papel nos ultimos 20 minutos e acho que a culpa não é do treinador pois não é aquela forma de jogar que ele priveligia!!
    O problema dos portistas é que são muito exigentes mas é no sofá!! Não digo com isto que é o seu caso mas sinceramente uma equipa que ganha o que nós ganhamos merecia bem mais apoio e não só contra o benfica!!

    ResponderEliminar
  3. Amigos, duas opiniões diferentes e que para mim, são as duas válidas e realistas.

    A opinião da amiga Mani, é mais parecida com a minha, pois amigo João, nenhum de nós sabe como estão os jogadores, mas há coisas quase imcompreensiveis, VP sabia, ou devia saber que eles iam tentar um ultimo folego, e se Kleber não aguentou e é verdade, pois ouvi o jornalista dizer isso mesmo, devia ter feito entrar Defour, para aguentar o meio campo até a equipa ser novamente recomposta no esquema habitual.

    Não sou nem nunca fui de critica fácil, mas alguma coisa se passa, a falta de atitude que se viu na 1ª parte contra o Feirense e na 2ª contra os benfas, não existe no nosso clube, ou há jogadores desmotivados ou não estão confiantes no timoneiro, mas que algo vai mal, lá isso vai, estamos habituados a dar a volta por cima e é assim que espero que aconteça.

    ESTE É O NOSSO DESTINO.

    Obrigado amigo João pelo trabalho extra desta semana. Abraços e bjs

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...