terça-feira, 25 de outubro de 2011

Menos estupidez e mais apoio, pf

O FC Porto aviou o Nacional com cinco golos sem resposta, mas a tónica de muitos, portistas e não só, é que o clube continua em crise. E porquê? Porque a exibição contra a equipa madeirense foi pálida, descolorida e quase isenta de oportunidades de golo, dizem eles para minha discórdia. Ou sou eu que não percebo nada de bola, ou um jogo em que uma equipa marca cinco ao adversário pode ser tudo menos o que a avalanche de adjectivos pouco abonatórios apontada ao FCP. Que muitos não gostem de Vítor Pereira e o queiram ver pelas costas até aceito. Que se queira queimá-lo depois de um jogo em que tudo correu bem é apelar à hipocrisia e ao sadismo. Parece que o bom senso começa a faltar e não é de agora. E, já aqui o escrevi, ver muitos dragões a cometerem exactamente os mesmos erros que criticam aos outros é a mais pura estupidez, até porque esses mesmos erros são aplaudidos e incentivados aos rivais precisamente porque o respectivo autoflagelamento os enfraquece a bom enfraquecer. Depois um dia admirem-se quando estivermos na mó de baixo com razões de sobra para isso acontecer a chorar maus resultados atrás de resultados e um doloroso jejum de títulos. Aí quero ver quem vai olhar para trás e dar a mão à palmatória admitindo que o seu comportamento ajudou a desestabilização do clube. Crises como a que estamos a atravessar quero eu muitas. Aliás, trocava-as pela outra crise, a que me vai ao bolso todos os dias e ameaça ir mais ainda num futuro não tão longínquo como isso.

O que a gorda vitória perante o Nacional não apaga é, essa sim, sofrível exibição contra o Apoel Nicósia. Mérito aos cipriotas quanto à forma como se organizaram, demérito nosso pela forma como não fomos capazes de superar as dificuldades. De qualquer forma, duas coisas têm que ser admitidas. Uma é que o jogo com o Apoel serviu para confirmar que o banco faz bem a quem se julga titular por direito adquirido e estimula quem dele quer sair porque se julga capaz de ser melhor dos que jogam de início, e nesse aspecto a goleada ao Nacional começou na quarta-feira passada, a outra é que um grupo aparentemente fácil está nas mãos da equipa aparentemente mais fraca. Mesmo assim, a qualificação para os oitavos está nas mãos. Vai ser preciso mais trabalho, é certo, alguma sorte e, sobretudo, mais consistência. Se não seguirmos em frente, dado garantido é que seremos fortíssimos candidatos a vencer a Liga Europa pelo segundo ano consecutivo. E, sinceramente, não sei o que será melhor, se vencer mais um título europeu ou avançarmos numa competição onde o mais certo é cairmos à primeira ou segunda pedrada que apanharmos de um qualquer colosso (eu sei que também somos um colosso, mas há outros com mais equipa, mais dinheiro e mais arbitragens amigas por essa Europa fora, admitamos).

Hulk está louro. Perdoem-me a observação, mas parece uma gaja saída à pressa de uma casa de alterne depois de uma discussão com o chulo. Louro, castanho, verde ou laranja, uma coisa é certa: daqueles pés saem hinos ao futebol.

3 comentários:

  1. Caro Pedro
    Excelente crónica a chamar a atenção dos mais radicais.
    Quem puder leia o discurso de Villas-Boas hoje na atribuição dos Dragões de Ouro.Foi uma excelente demonstração do que é ser Portista.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não vamos tapar o sol com uma peneira, vitória gorda que se fosse com uma equipa razoável podia não ter corrido tão bem!Ainda houve muitas falhas!
    Ainda há muito que fazer e isso notou-se, mas esperemos que seja o pronuncio de um bom caminho!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Pedro, eu tive lá, vi o jogo ao vivo (o amigo Joao pode confirmar rsrsrsrs), a verdade é que o FC PORTO não fez um jogo brilhante é inegavel, mas tambem não fez uma exibição tao má como ja vi por ai e acima de tudo na comunicação social. VP fez muitas alterações e como conversamos antes do jogo, se correr bem é bom, se correr mal vai ser crucificado, a verdade é que algo tinha que ser feito, há muitos jogadores que não sabem ainda muito bem o que é ser PORTO.
    Espero que depois da noite de onrem (ENTREGA DOS DRAGOES DE OURO), todos eles tenham percebido o que é representar o FC PORTO.

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...