quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Lei de Ohm - É o Amor! (Apoel, Nacional e Villas Boas)

Love is Blue!
Bom dia amigos e anónimos Destinados a Vencer desde 1893. Bom dia a todos os outros também, não tenho o hábito de descriminar ninguém.

Venho falar de amor. Amor puro. De longe, de cá e de sempre. Amor. Sim isto é só futebol... Mas é amor também!


Primeiro Amor - APOEL
Os 2.000 que se transformam em 20.000.

Na quarta feira passada, como referi aqui, fui ao Dragão. Como sempre. Se houver jogo estou lá... Mas quando la cheguei, e enquanto la estive, jogo de futebol houve muito pouco... Mas houve outra coisa fantástica que prendeu a minha atenção durante os 90 minutos de jogo, os 15 antes de começar e o intervalo.

Amor

Amor vindo de outro país, vindo do Chipre. Amor sincero, profundo e puro. Amor. Só Amor. O maior amor que é possível ter por uma instituição, por um ideal, por uma cor, por algo inexplicável que é um clube de futebol.

"Perdi" (sim entre aspas porque não o considero perdido) todo o tempo que estive na bancada, no meu lugar do estádio, a observar aquela claque Cipriota. E digo-vos que foi algo fantástico!

A primeira vez que conheci o APOEL foi, como provavelmente todos nós, à uns dois anos quando nos encontramos com eles a primeira vez na LC. Na altura estavam perto de 500 adeptos Cipriotas na bancada e a alegria que emanava daquele canto da bancada era contagiante. Com uns gorros e umas musicas animadas la iam apoiando a equipa, 90 minutos, mesmo a perder.
Este ano foi igual mas em vez de 500 estavam 2000... 
Passo a relatar os acontecimentos:

Sento-me olho para a direita e vejo uma mancha laranja. Cantam cantam saltam e dançam parece que estão numa festa em que o Dress Code foi Laranja. Mesmas musicas de à dois anos, mesma alegria. O Estádio do Dragão fica composto, esta uma boa noite de Verão e vem muita gente ver o jogo de LC. Assobiam e mostram "O Dedo" aos cipriotas que nem olham para o lado, apenas para o retângulo verde onde já estão os seus heróis.
Começa o jogo e começam as musicas com bombos. Tum Turum Tum Tum... Vozes coordenadas, palmas coordenados, saltos coordenados e acima de tudo Sorrisos coordenados! Tudo é festa no meio daqueles 2000 adeptos. Os restantes, azuis, não se ouvem. Tentam assobiar aos cipriotas, tentam insultar berrar fazer de tudo para que os laranjas olhem para eles e parem com aquele sonoro festivaleiro... Mas nada... Olhos cipriotas só tem um sentido... Os 11 homens laranjas.

Golo do Porto!! Estádio salta berra e inicia uma erupção azul e branca. Meia Dúzia de adeptos do Meu Clube e companheiros de bancada mostram o dedo aos cipriotas e insultam os mesmos. Em vez de festejarem com a equipa tentam mandar abaixo os adeptos visitantes. Os cipriotas nem reparam neles... Os cipriotas olham para o chão... Olham para os festejos de Hulk. Bola ao Centro. E... Recomeçam os Bombos... Tum Turum Tum Tum... Mais fortes ainda... As vozes mais soltas ainda. As musicas mais alegres ainda. O Sorriso não deixou os rostos dos 2000 adeptos. Pelo contrario! Sabem que se deve sempre sorrir ao amor pois o amor sorri de volta para nós...E sorriu pouco depois... Golo do APOEL! 2000 transformam-se em 20.000... Algo de formidável acontece ao meu lado na bancada... É a multiplicação das vozes...

- Porra, pensei eu, os gajos la em baixo devem estar a jogar a 500%... Se fosse eu estava... Com gajos assim, longe de casa, no meio de um estádio dificil (os portugueses que la jogam sabem disso e devem ter explicado isso aos colegas) e a apoiarem desta maneira... Que impulso devem dar aos gajos... 
E deram...
45 minutos depois, no intervalo, as vozes acalmaram e recuperaram as forças.Os meia dúzia de anormais la voltaram a chegar-se aos cipriotas com insultos e dedos no ar. Eles conversavam animadamente entre eles e nem repararam no que se passava ao lado. Estavam ali para apoiar, para mostrar o amor, para sorrir para o amor e não para falarem com alguém que não partilha do mesmo amor.
Os Adeptos Azuis, após o golo do APOEL, começaram com o festival de assobios e silencio. Ora assobiavam ora estavam calados a ouvir os Cipriotas...
Inicio da segunda parte... Tum Turum Tum Tum... Mais 45 minutos de Tum Turum Tum Tum... De cânticos... De Sorrisos...

Os Azuis passaram a segunda parte a Assobiar... Insultar... E apoio... Muito próximo de 10%... Perto de 40.000 a fazerem nada enquanto 2.000 faziam tanto...

Fim do jogo, os Heróis vão se mostrar aos adeptos, bem junto a eles. Os Meia Dúzia voltam a insultar, a mostrar o dedo... Os cipriotas não querem saber, nunca quiserem... Querem ver os seus meninos que fizerem frente ao Dragão e saíram incólumes...

Isto é Amor, isto é ser adepto. Isto é uma lição para todos os que lá vão assobiar a própria equipa... Do inicio ao fim, a perder e a ganhar... Sempre a apoiarem, sem insultos, sem provocações. Sem ligarem a provocações... Estão ali para Sorrir! E no fim... Sorriram... E merecidamente carago...

O APOEL é uma equipa composta por jogadores medianos muitos deles vindos do nosso campeonato... Mas os adeptos são bem melhores que os nossos... A diferença está aí... No Amor!


Segundo Amor - À Chuva com o Nacional.
Os 20.000 verdadeiros.
Porto - Normalmente é assim! Lindo e cinzento!

Domingo voltou o clima portuense à cidade do Porto. Chuva, frio, vento... Cinzento... O nosso clima. Ora eu, obviamente, fui ao estádio. Pensei que seria o dia ideal para se voltar a ganhar e a equipa sentir os adeptos.

Porque? (Perguntam vocês)

Porque com esse tempo só vai à bola quem é adepto... Mesmo... Estavam 10 graus, chovia e diziam que ia chover e ventar como no fim do Mundo... Perfeito! Os grandes jogos Draconianos foram feitos na chuva. Os que eu me lembro pelo menos...

Love the Rain!!
Estavam perto de 20.000 almas no Dragão. O Porto não fez uma exibição de gala (se não tinha dado uns 8 ou 9...) mas foi seguro. Deu para o VP mandar uma mensagem para o grupo (Guarim Moutinho, Otamendi e James) deu para alguns ganharem moral (Walter e Kleber) e deu para os jogadores sentirem o carinho dos adeptos. Os 20.000 que la estavam são puros e estiveram o jogo todo a apoiar. Pareciam os 2.000 do APOEL (menos barulhentos sim mas o sorriso estava lá). Muitos (eu inclusive) debaixo de chuva e mesmo assim a sorrir. O Porto ganhava e as feridas estavam a sarar. Só é preciso mimo e Amor.
SongokHulk

20.000 mostraram o Amor. E não se ouviu assobios... So se "Ouviu" os sorrisos. E o Hulk Amarelo ajudou:-)


Estes são os que Amam!!  Porque não pode ser sempre assim?? Por isso gosto da Chuva!!

Rir na Chuva! :-D

Faz lavar a alma e sorrir quem ama! :-D


Terceiro Amor - Carta a Villas Boas.
O Amor de Verão... Não sai do coração...

(Ler a Ouvir o Perfeito Vazio dos Xutos e Pontapés)

Bem vindo de Volta André!

André:

Foi um retorno do filho pródigo. O Amor de Verão é fugaz, intenso, brilhante... Mas destruidor quando vem o afastamento... No entanto a magoa dissolve e o Amor de Verão fica sempre marcado no coração como uma historia, a mais bela historia de amor que vivemos.

Ontem dissolveu-se a magoa. Reencontramos-te André e sorrimos... Partilhamos recordações, momentos inesquecíveis. Rimos de peripécias, choramos de emoção ao relembrar conquistas. Partiste mas ficarás sempre cá...

Uma vez disse isto de ti:

"Ele é adepto do Porto. Vai ser sempre. Adeptos somos eternamente, não se pode mudar de clube. Não vai ser adepto do Chelsea, não vai dizer que o Chelsea é o clube do coração, que é a sua cadeira de sonho... É e vai ser sempre adepto do Porto...  Mas é principalmente profissional... Mas não foi isso que disse todo o ano, toda a época... Fodasse André... É por isso que doí..."

Mas já passou, já doí menos André. És um dos nossos... E por mais problemas que tenhamos, serás sempre um de nós...
Grande discurso, deixas-te ali uma lágrima... eheheh
Tudo bem, os Homens com h grande choram por Amor!
Gostei de te ver André, volta sempre, nem que seja para beber um copo e ver a bola, ver o nosso clube... E sorrir... À chuva e ao frio... Sabes onde vou estar...

Na bancada a Sorrir...
Smile!!

"Bem-vindos a minha casa
Ao meu lar mais profundo
De onde saio por vezes
Para conquistar o mundo


Às vezes tu tens mais frio
Às vezes eu fico imóvel
Pairando no vazio
No perfeito vazio
Às vezes lá faz mais frio"

E faz frio no Porto... E já saímos e conquistamos o mundo... Mas voltamos sempre a casa... Certo André?


Até à próxima amigos. 20.000 de domingo, vemo-nos na sexta ok?

Siga para Bingo!! :-D

3 comentários:

  1. Amigo, este artigo até faz-nos sentir aquele friozinho na barriga, muito bom mesmo!! Concordo plenamente contigo, principalmente no Apoio que deve ser dado à nossa equipa!! Eu sou daqueles que diz a muitos lá no estádio, se for para assobiar fiquem em casa!!
    O André todos sabemos que será sempre Portista para mim nem está em causa ele sair, está mais o timing em que saiu, mas é como dizes já passou e agora o que interessa é quem cá está, por isso é que quem cá está terá sempre o meu apoio enquanto cá estiver!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Claque do Apoel 5 estrelas :)

    Mas no domingo também demonstramos o nosso verdadeiro ser :D Apanhei grande molha, tinha as mãos a arder mas sai de lá satisfeita :) Tanto com o resultado como o apoio dos adeptos! FOI LINDOOOOOO!

    I love this: "Faz lavar a alma e sorrir quem ama! :" :D:D:D:D:D

    ResponderEliminar
  3. Amigo Custóias, em relação à claque do Apoel, apenas para dizer umas coisas, assisti ao jogo da LC de à duas ou tres epocas atras e desse jogo tenho na memoria duas coisas, a vitoria do nosso clube e o apoio daqueles gajos ao clube deles, foram fantasticos, ainda antes do nosso jogo comecei a pensar, vou ouvir disto todo os jogo ( lalalalala lalalala APOOOEL), ou as coisas correm bem ou no apoio não vai ser facil ganhar, inflizmente acertei.

    Quanto ao jogo de Domingo, eu fiz parte dessas cerca de 20000 almas que estiveram no Dragão, não apanhei muita chuva, mas mesmo que apanhasse, adorei ver o apoio do publico, mas lá no meio ainda houve tempo para alguns energumenos terem o seu tempo de antena com alguns assobios, que felizmente foram de imediato abafados... Obrigado João Carlos

    Quanto ao AVB, sou da opinião do João Carlos, fiquei chateado com ele, não tanto pela saida mas pelo timing da mesma, mas uma coisa continua inquestionavel, ele é PORTO tal como nós... E se quiseres voltar André, por mim, sabes onde é a porta...

    Grande Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...