sábado, 1 de outubro de 2011

O Adepto

Ser adepto de um clube, é ser um seguidor, um sectário, um admirador, é principalmente ser um apaixonado pelo seu símbolo. Sim amigos e amigas símbolo, aquilo pelo qual é representado o FCP neste caso específico. Eu posso admirar muito o nosso fundador António Nicolau d'Almeida e o seu seguidor e impulsionador do projecto o José Monteiro da Costa. Posso orgulhar-me do presidente que temos Jorge Nuno Pinto da Costa, posso ter saudades do eterno José Maria Pedroto, do Madjer, do Fernando Gomes, do Kostadinov e tantos outros que passaram por esta família, mas uma coisa vos posso dizer como uma das maiores certezas da minha vida, por nenhum deles nutro um sentimento tão forte como aquele que sinto pelo meu símbolo, o amor ao meu clube.
Esta minha introdução é o reflexo de um estado de espírito que me avassala cada vez que ouço um adepto do FCP a exigir a demissão do treinador por três jogos menos felizes. Concordo com todos os que exigem e esperam mais de uma equipa que nos últimos vinte anos nos habituou a ganhar quase tudo, mas dou por mim a pensar, não serão estes jovens adeptos na sua maioria, adeptos de festa? Será que o FCP continuava a encher o estádio, se estivesse cinco anos sem ganhar o campeonato? Ora aqui está uma pergunta à qual não desejo obter a resposta.
O adepto tem, na minha maneira de ver, que apoiar sempre as pessoas que servem o nosso símbolo, porque ao fazê-lo estão a demonstrar o amor que sentem por ele. Claro que podemos criticar uma ou outra decisão, claro que podemos discutir tácticas e opções, mas em caso algum nos podemos esquecer que mesmo que as coisas de momento não estejam a correr bem, no dia que se segue a um jogo menos conseguido, o nosso amor por este clube vai continuar igual e com a mesma força. Temos de acreditar e respeitar as pessoas que trabalham na nossa casa até ao último dia e não compactuar com supostas “crises”e “calúnias”. Para isso já basta alguma “imprensa desportiva” que de há uns anos a esta parte não tem feito outra coisa.
Quero acreditar que independentemente da faixa etária, somos todos adeptos verdadeiros, e não adeptos de festa, adeptos só de vitórias.

Carla Costa

5 comentários:

  1. Muito bom, Carla, muito bom.
    É verdade que se estivermos 5 anos sem ganhar, lá vão os sócios… Eu sou desse tempo, sabe? Do tempo em que não ganhávamos nada. Olhe, por exemplo, em 1958 ganhámos um campeonato por um triz (é a tal história do Calabote que nos queria roubar o título).
    Aquilo deu tamanha bronca no clube do regime que durante 19-anos-19 nunca mais ganhámos nada.
    Sabe o que fazíamos? Rasgávamos os cartões! Na altura eram de cartão, era muito fácil. Tínhamos um cantinho no antigo Estádio das Antas, junto à entrada dos jogadores a que chamávamos “Tribunal”. Nem queira saber o que lá se dizia…

    O próximo campeonato que vencemos só foi em 1977 e daí para cá, felizmente, foi sempre a subir.
    Por isso, tem muita razão. Só temos que ultrapassar esta crise que apareceu por um conjunto de circunstâncias infelizes, todas ao mesmo tempo.
    Cumprimentos e continue a privilegiar-nos com os seus artigos.

    ResponderEliminar
  2. Carla somos adeptos para tudo, mas como tu dizes acima de tudo amamos o nosso Clube e defende mo lo ate ao fim...
    Em relação a tua pergunta se o Porto estivesse 5 anos sem ganhar sempre que eu pudesse iria la dar o meu apoio..Ha males que vem por bem, e temos esperança que este ano tudo ira ser nosso novamente..Por isso Porto Forever

    ResponderEliminar
  3. Amiga Carla, nós Portistas (os verdadeiros) não primamos pela falta de memória, isso é para outros, como tal, temos que saber que o nosso clube já nos deu/continua a dar, muitas alegrias e não pode ser o facto de estarmos 3 jogos sem ganhar que nos vai abater, não somos nem podemos ser como a corja da comunicação social que já fala em mini-crise e despedimentos do treinador, fará se tivessemos sido enxovalhados e humilhados (varias vezes) numa epoca como outros foram.

    Nós não somos assim, nós SOMOS PORTO, pois como disse o nosso Presidente, NÓS VAMOS GANHAR, NÓS VAMOS CONTINUAR A GANHAR, PORQUE NÓS SOMOS UNIDOS...

    Dos fracos não reza a historia, por isso connosco quem quiser, contra nós quem puder - ESTE É O NOSSO DESTINO.

    Até para a semana

    ResponderEliminar
  4. "Quero acreditar que independentemente da faixa etária, somos todos adeptos verdadeiros, e não adeptos de festa, adeptos só de vitórias."

    Exatamente! Grande frase! Muito Bom Post ;-)

    ResponderEliminar
  5. Carla eu como se pode ver pelos meus artigos sou daqueles que nem que fossemos para a distrital!! o meu lugar anual está sempre ocupado nas vitórias e nas derrotas, felismente não assisti a muitos anos maus, mas mesmo em 2004/5 a levar aos 4 do Nacional em casa não falhava um jogo!! Portista a sério não quer só festas, portista que é portista está sempre com o clube nos bons e principalmente nos maus momentos!!

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...