domingo, 2 de outubro de 2011

Superstições

Olá a todos.

Espero que tenham tido uma boa semana e que tenham conseguido digerir o repasto que nos serviram em S. Petersburgo. Confesso que ainda estou com uma certa azia...

Mas a crónica de hoje não é sobre a actualidade, mas sim sobre superstições no futebol. Como sabem, há as mais diversas desde o benzer antes de entrar em campo, entrar com o pé direito ou quando isto não era suficiente, sapos eram enterrados atrás das balizas. Ter bruxos por perto também foi moda ou então ter bruxos treinadores, como era conhecido anteriormente JJ. Já mostrou a sua competência ao vaticinar os 5-0 que levou aqui no Dragão...

Sou absolutamente céptico a cerca de tudo que tenha que ver com bruxedos, rezas ou mau olhado. Acho o sobrenatural nada mais do que folclore, mas como em tudo na vida há que respeitar quem acredita. No entanto, há um sítio em que sou altamente supersticioso. No Dragão agora e antigamente nas Antas. Entrava sempre pelo mesmo torniquete (muitas vezes com fila e a do lado sem ninguém), sempre pela mesma porta, virava sempre à direita e sentava-me sempre no mesmo sítio.
De onde vem isto, perguntam vocês? Pois bem, tudo começou quando ainda ia para o camarote com o meu pai. Entrávamos sempre pela porta par, que ficava mesmo em frente ao nosso camarote, era sempre assim, como um ritual. Tudo foi diferente no dia 4 de novembro de 1987. Jogo em casa contra o Real, para a Liga dos Campeões e com o ceptro na mão, já depois de termos ido a Madrid perder absurdamente por 2-1, com uma roubalheira épica de um penalti sobre o Frasco que nos daria o 1-2. Ao chegar à entrada estava uma fila imensa para a entrada Par e ninguém na Ímpar. O meu pai diz-me: anda, vamos entrar pela Ímpar, dá no mesmo. Mas eu não estava muito à vontade com a coisa e disse que entravamos sempre por aquela, podia dar azar. Disse que não, que íamos chegar atrasados e lá entramos pela porta Ímpar. O certo é que, depois de estarmos a ganhar com um golo do Sousa, entrou um gajo chamado Valverde, marcou dois golos e decidiu a eliminatória. Nunca mais fez nada de jeito e nós ficamos a ver navios.
No entanto, a confirmação chegou num famigerado jogo contra a Sampdória, para os Quartos de final da Taça das Taças, na época 94/95. Fomos a Génova ganhar por 0-1 e jogávamos em casa a segunda mão. A passagem às meias era praticamente certa. Baia, Iuran, Kulkov, Domingos, Paulinho Santos, Latapi... Enfim, jogávamos muito e bem. Nesse dia, todo engalanado, lá vou para a Arquibancada, entrada Norte, quando vejo que as portas estavam fechadas e teria de ir para a parte de baixo, bancada portanto, porque em cima estaria reservado para os italianos. Para além de ter ficado fora do meu sitio, coisa que ainda hoje me deixa podre, ainda tive de levar com todo o género de objectos, e não só, vindos da parte de cima. Quanto ao jogo, os italianos marcaram o 0-1 e aguentaram até ao final. Sem golos no prolongamento, fomos a penaltis onde perdemos 3-5 com Latapi a falhar o penalti decisivo.

Resumindo e concluindo: " Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!"

Um abraço todos e até à próxima semana

GRossi

3 comentários:

  1. Amigo Gustavo, como diz, à que respeitar as opiniões/ideias e/ou ideais de todos, mas vou-lhe dizer uma coisa, quando quiser falar de superstições e/ou rituais, fale comigo ou com o amigo Custóias, pelo que vejo nele tb tem alguns, está aqui um excelente assunto para falarmos um dia quando nos encontrarmos todos...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Artur, espero que em breve. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ser nada supersticioso na vida comum, no que toca a futebol a coisa muda de figura,tenho algumas e alguns rituais por exemplo aqui há uns anos ofereceram-me um caschecol do FCP, era lindo, usei-o pela 1ª vez na final da taça de 2004 contra o benfica, perdemos, nunca mais o usei e até o ofereci, quando vou ver o Porto fora o meu cartão de sócio vai sempre comigo como se fosse no Dragão!! A minha medalha do fcp que tenho na volta tbm me acompanha sempre!! no Dragão antes de ir para a bancada tenho que ir dar sempre uma mijinha, e detesto ver a equipa a jogar de norte para sul na 1ª parte (ex os dois ultimos jogos com o benfica)!!

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...