domingo, 20 de novembro de 2011

CONTAS DO MANCHESTER CITY

Manchester City Football Club publicou ontem o Relatório e Contas referente à época passada. Os clubes Ingleses apresentam contas relativas ao período entre 1 de Junho a 31 de Maio. O clube fundado em 1880 é assim uma espécie de Boavista que tem de lutar com um grande da mesma cidade mas que, ultimamente, tem muito dinheiro. Venceu a Liga 2 vezes, a Taça 5, a Super Taça 2, e uma Super Taça Europeia em 1969/70.

Nos anos 90 andou pelas divisões secundárias até que, há três anos, foi tomado de assalto pelo Sheikh Mansour que fez uma transformação radical no Clube com um forte investimento de capital e a contratação de jogadores como Carlos Tévez, Emmanuel Adebayor, Touré, David Silva, Kolarov, Balotelli, Kun Aguero, e o treinador Roberto Mancini.

Naturalmente que com as entradas de capital dos Investidores, surgiram também os patrocínios de grandes companhias como a Ethiade Airways ou a marca de equipamentos Umbro. Os resultados começam a aparecer e à 12ª jornada comanda a classificação com mais 5 pontos do que o Manchester United. (*)

A par dos resultados desportivos, as Receitas do Clube aumentaram 22,5%. A Bilheteira subiu para £19,7M, os Direitos Televisivos alcançaram £68,8M, o Merchandising aumentou para £2,6M, e as Parcerias Comerciais subiram para £48,5M. Pela negativa as Despesas extraordinárias atingiram £34,4M aliadas ao forte investimento no plantel, que acabaram por provocar um resultado líquido negativo de £196,3M, ou seja, 230M€.

http://content.mcfc.co.uk/files/2011/MCFC_Annual_report_2011.pdf

(*) Nota da Redacção – A rameira já está a 12 pontos

Abraço



1 comentário:

  1. Mais um excelente exercicio de contabilidade. sempre em forma o amigo Lima.

    Abraço

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...