terça-feira, 22 de novembro de 2011

A quente uma hora depois de Coimbra (mas o mais frio possível)

Escrever a quente pode acarretar injustiças profundas, mas cá vai. O FC Porto acaba de ser copiosamente derrotado por 3-0 por uma equipa que luta por pouco mais do que a permanência e viu travado o sonho de conseguir um inédito tetra na Taça de Portugal. A partida terminou há pouco mais de uma hora e desde então Vítor Pereira o máximo que conseguiu afirmar foi que o FCP fez um jogo para "recordar porque é com estes jogos que se faz crescer a equipa". Até seria levado a concordar com ele, não fosse o facto de a miséria exibicional de Coimbra não ter sido inédita.
Este FC Porto é confrangedor como nem o pior FC Porto de Octávio ou Fernando Santos o era. Mais uma vez isso ficou comprovado em Coimbra. Soluções que o façam sair o futebol do FCP do marasmo tardam. Pior do que isso, de jogo para jogo a situação piora e não se vê que timoneiro e tripulantes tenham capacidade de dar a volta por cima.
Escrevi há duas semanas que o futuro de Vítor Pereira deve ser resolvido apenas em Dezembro, logo após terminar um ciclo que começou precisamente com o jogo da Taça frente à Académica e que prossegue com o jogo com o Braga para o campeonato e os dois jogos que, espera-se um milagre, façam ressuscitar os oitavos de final da Champions. E mantenho essa opinião. Apenas acrescento dois dados novos: Vítor Pereira dá cada vez mais sinais de que é incapaz de recuperar a equipa e, por isso, cada dia que passa é o princípio do último; e o grupo de trabalho parece não ter confiança alguma em quem se senta no banco.
Por falar em grupo de trabalho, a responsabilidade dos maus resultados e exibições não se esgota meramente no treinador. Seria fácil e redutor atirar-lhe todas as culpas. É certo que pegou numa equipa que ganhou tudo o que havia para ganhar a época passada, excepção feita à Taça da Liga (à qual vergonhosamente corremos o risco de termos de nos agarrar esta temporada) amputada ‘apenas’ de Falcao e tornou-a uma equipa medíocre. No entanto, Vítor Pereira não pode açambarcar sozinho o ónus negativo deste FC Porto 2011/12.
O papel que alguns jogadores têm desempenhado neste FC Porto é vergonhoso a todos os níveis. Uns porque queriam sair e ficaram, outros porque não confiam no treinador, outros pelas duas coisas, outros apenas porque sim. E é preciso denunciar nomes para que não se corra o risco de responsabilidades próprias ficarem diluídas no sempre conveniente colecitvo. Ver elementos como Rolando, Maicon, Álvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho e Varela passearem incompetência e ronha jogo atrás de jogo é desejar que dispam a camisola do FCP o mais rapidamente possível e aprendam que neste clube a instituição está sempre acima das suas pretensões individuais. Por mim iam embora já em Janeiro. De preferência para um clube que lute por pouco mais do que a permanência, para daqui a uns meses darem valor ao que tinham antes e egoisticamente deitaram a perder.
Por fim, uma palavra para a administração da SAD, em particular para o seu presidente, que, como infelizmente acontece quando as coisas correm menos bem, tem-se mantido calado como um rato. Depois da saída de José Mourinho, em 2004/05, o FCP viveu uma das suas piores temporadas em termos de gestão desportiva e de expectativas. Julguei termos aprendido com os erros. Afinal, sete depois, eles repetiram-se em doses iguais. E quem não aprende com os erros…
PS: Aceitam-se apostas quanto ao treinador a apresentar a Dezembro. A minha é André Villas Boas. Tem pé e meio fora do Chelsea e nesta altura seria recebido como herói no FC Porto. Porque uma traição de há seis meses parece ter ocorrido há décadas em futebol.

3 comentários:

  1. Boas, eu nunca considerei uma traição, NUNCA VI NO NOSSO CLUBE alguém que traísse e fosse aceite novamente, quem sai a mal com o Pinto da Costa, tão cedo levanta a cabeça, volta AVB e despachem 3 ou 4 jogadores

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo Pedro, concordo plenamente, alias como se pode ler no meu ultimo post. Quanto a AVB, claro que não gostei da maneira e principalmente do timing da sua saida, mas por mim seria sempre benvindo de regresso, principalmente agora que estamos como estamos. Em jeito de brincadeira, ainda hoje comentei com alguns colegas meus que a ida dele para Inglaterra tinha sido combinada entre ele e o nosso presidente, ganhavamos 15M de guito, ele fazias asneiras, o maluco do russo mandava-o embora e tinha-mo-lo de regresso e ganhavamos tudo o que havia para ganhar, que tal?

    ResponderEliminar
  3. Nunca mais voltes ao lugar, onde um dia foste feliz !
    E, depois de uma traição....
    O nosso Presidente sabe muito bem, o tempo certo para falar.
    Vamos aguardar serenamente....

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...