sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

GESTÃO PARA O ABISMO

No Público de hoje, o Professor do ISEG António Samagaio faz uma interessante reflexão sobre a “inquietante situação financeira das SAD”.
Tudo estaria certo se, no seu raciocínio, e perante o descalabro de que fomos informados há dias, através de partes soltas de uma auditoria no Sporting, não tivesse trazido a SAD do Futebol Clube do Porto, ao barulho.
Pelo que nos toca, e penso que os meus amigos têm essa convicção, embora não se possa dizer que vivemos num mar de rosas, pelo menos temos conseguido aumentar os Capitais Próprios e manter os compromissos dos Passivos financeiros de forma, a cumprir as obrigações com a Banca, dentro dos prazos previstos nos Orçamentos.
Isto, ao contrário do Sporting que está, efectivamente, numa situação de falência técnica e da “instituição” cujo Clube já “despachou” o estádio para a SAD, numa tentativa artificial e habilidosa de aumentar o Activo.
Interessantes também, as medidas propostas pelo senhor Professor, ao sugerir “penas” para os incumpridores: “a Liga de Clubes deveria prever os seguintes critérios nos regulamentos de competições: resultados antes de impostos positivos; meios disponíveis para accionistas e credores positivos; valor mínimo para o grau de autonomia financeira. O incumprimento deveria implicar a perda de pontos na Liga.”
Muito bem caro Professor mas, se algum dos Circos da 2ª Circular incorresse nestas “penalidades”, por certo no próximo ano descia de divisão. Basta ler os Relatórios e Contas dos 3 Clubes e das SAD nos últimos 10 anos e comparar.

Melhores cumprimentos

1 comentário:

  1. Grande amigo Lima, se esses individuos fizessem como eu e não falassem do que não sabem/não percebem, evitavam fazer figuras de burros e ursos, perante quem percebe da poda, como se diz na minha terra...

    Abraço amigo

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...