terça-feira, 12 de junho de 2012

OS ATAQUES CONTINUAM


Só hoje houve dois. Um, no correio manhoso, que descobriu no Relatório e Contas do FCPorto (publicado há 15 dias), uma comissão de 5% ao empresário de Hulk, numa eventual transferência. Fantástica revelação, sobretudo num orgão oficioso de um clube que paga mais de juros, do que vale o Cardozo.
Outro, do “vice-presidente e administrador” do clube da treta que, noutro órgão oficioso, neste caso a SIC, descobriu que “se o jogador sair por 47 milhões será um mau negócio”.
Tirando o insólito da situação que é a de um analfabeto desportivo vir tentar discutir um problema interno de outro clube e não se preocupar com o seu que está completamente falido, desta vez levou para tabaco. Paulo Andrade (em substituição de Dias Ferreira) trazia números do Passivo Financeiro da “instituição” e colocou-os em cima da mesa.
O “vice-presidente e administrador” ao proclamar que tiveram um lucro de 2 milhões no 3º trimestre apanhou nas ventas, coisa pouca, com um Passivo de 402 milhões. Ainda estrebuchou com a lenga-lenga das contas consolidadas ou não, que nem sequer entende o que significam e porquê. Das duas, uma. O homem não sabe ler, ou se sabe, não entende o que lê. As nossas contas são tão consolidadas como as dele. Está lá escrito. As sociedades que fazem parte das Sad dum e doutro clube aparecem destacadas e até com os resultados individuais. Provavelmente o senhor, ao ler as 5 folhinhas das suas que são resumidas, não percebeu patavina.
Também lhe dá muito jeito contar aldrabices aos pacóvios que ainda “acarditam” naquilo, visto terem uma Assembleia-geral no próximo dia 14, como de costume encostada a um feriado para aparecer pouca gente, e assim, evitar perguntas.
Com a miserável comunicação que o clube tem, não percebo como é possível deixarem este analfabeto à solta num órgão de comunicação social. Desprestigia o clube, engana os associados, e coloca mal a operadora que o leva ao colo.
Acabo como comecei. Os ataques continuam. E oxalá que com esta mesma gente. Os resultados falam por si, há 10 anos que lhes limpamos o sebo. Como canta um benfiquista ilustre, Paulo de Carvalho: “10 anos é muito tempo”.

8 comentários:

  1. Caro José Lima, a prova do que nos diz sobre os numeros da instituição estão na página do facebook do candidato a presidente a instituição, o Bruno Carvalho
    A VERDADEIRA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO BENFICA
    Muitos me pedem para que faça uma análise das contas do Benfica e que apresente soluções.

    Vamos lá, então, à análise. Amanhã vamos às soluções.

    Quando se olhe para o Benfica, comete-se, normalmente, o erro de olhar apenas para as contas consolidadas da Benfica SAD e esquecem-se as contas do Clube.

    Assim, se olharmos para o Benfica como um todo, isto ...é, Benfica SAD Consolidada + Benfica Clube, a fotografia que obtemos da situação financeira é a seguinte:

    Activo: 426 milhões de euros
    Passivo: 503 milhões de euros
    Situação Liquida: -77 milhões de euros

    O Activo é o valor de tudo aquilo que temos: património + o que nos devem (ex: patrocínios, direitos TV, etc.).

    O Passivo é tudo aquilo que devemos e que vamos ter que pagar.

    A Situação Líquida é a diferença entre o Activo (o que temos) e o Passivo (o que devemos) e neste caso é negativa em 77 milhões.

    Meus amigos, isto são factos.

    Indesmentíveis!

    Significa que se pegássemos em tudo o que temos para liquidar o que devemos ainda nos faltariam 76 milhões de euros.

    Perguntem a qualquer técnico que nome se dá à situação de uma empresa ou instituição que deve mais do que tem, isto é, que apresenta uma Situação Líquida negativa. Vamos lá, perguntem, mas sem dizer que se trata do Benfica para obterem uma resposta isenta.

    No entanto, apesar das coisas já aparentarem ser más, na realidade, ainda são piores do que parecem!

    Se alguns argumentam que o Activo está sub-valorizado, isto porque os passes dos jogadores estão registados pelo valor de aquisição e não está considerada nenhuma valorização potencial, não é menos verdade que, também, não está contemplada nenhuma desvalorização.

    É preciso, aqui, ser-se muito prudente porque o futebol é um negócio de alto risco em que se tende a falar das grandes transferências e se esquecem os fracassos.

    Dou o exemplo do Pedro Mantorras. O Presidente do Benfica chegou a dizer que ele valia 18 milhões de contos (!), o que seriam 90 milhões de euros, e depois ele magoou-se e... nada! Ficou a valer zero!

    Mas, mesmo assim, vamos supor que o Activo até possa estar um pouco sub-avaliado.

    Isso não evita um grande problema: é que o Activo não pode ser todo realizado em dinheiro sob pena de o Benfica acabar enquanto que o Passivo é todo para pagar!!!

    Eu explico melhor:

    No Activo, nos 426 milhões de euros, está o estádio, o centro de estágios, os jogadores, etc.. Não podemos vender os jogadores todos ao mesmo tempo, nem podemos vender o estádio, senão acabava o Benfica.

    Pelo contrário, o Passivo é todo para pagar. O Passivo são as dívidas aos bancos, as dívidas aos fornecedores, as dívidas ao Estado, etc. O Passivo são dívidas e responsabilidades. O Passivo é preciso ser pago na sua totalidade e nos prazos previstos.

    Sem mais palavras e sem grandes juízos de valor, por serem manifestamente desnecessários, fica aqui feito o retrato da situação financeira do Benfica!

    Este é o retrato sem mentiras, sem demagogia e sem propaganda!

    Perguntam-me agora: será que esta situação tem saída?

    A resposta é sim. E eu, amanhã, explico como.

    PS: Gostava, apenas, de recordar que quando Vale e Azevedo saiu do Benfica, o Passivo era de pouco mais de 80 milhões de euros e hoje é de mais de 500 milhões. Vou abster-me de qualificar o responsável, ou os responsáveis, deste crime contra o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Lima quando pudesse agradeço que me explique isso das contas consolidadas, pois estou sempre a ouvir que as do FCP não estão consolidadas!! Julgo que isso não pode ser, se estamos na Bolsa elas são consolidadas por natureza certo?

    ResponderEliminar
  3. Amigo João Carlos
    Conheço o texto do Bruno de Carvalho, assim como, de outros benfiquistas que começam a acordar para o desnorte que reina no clube do regime.
    Também posso dizer-lhe que há mais gente do que se pensa a ler este blogue.
    Indo ao que me solicitou. Em principio, todas as Sad tem Contas Consolidadas, desde que detenham em seu nome sociedades. Simplesmente, optam por apresentá-las em 2 versões (normalmente na mesma página) para que se possa analisar, de per si, o valor de cada uma das sociedades que fazem parte da consolidação. Entendem-se por Contas Consolidadas as Contas que englobam as várias sub-sociedades que fazem parte duma "Sociedade-Mãe". Por exemplo, no nosso caso que é o que interessa, as sociedades que entram na consolidação são: Porto/Sad; Porto/Comercial; Porto/Multimédia; Porto/Estádio; Porto/Seguro; e uma nova sociedade “Dragon Tour Agência de Viagens”.
    O total do resultado de exploração destas sociedades, depois de expurgados os saldos (se os houver) entre elas, resulta no Consolidado da SAD.
    Ontem o aldrabão do senhor silva, no programa Dia Seguinte, afirmou que as nossas Contas NÃO SÃO CONSOLIDADAS. Repito: esse senhor, além de ignorante, é um ALDRABÃO!
    Quanto à segunda parte da sua questão "se estamos na Bolsa elas são consolidadas", não é bem assim. Só quando uma entidade, neste caso a FCPorto/Sad, detém a maioria do Capital das sub-sociedades ou, quando não detenha a maioria do Capital, tenha responsabilidades de gerência, é que tem que as apresentar consolidadas.
    Mas não tem nenhuma importância para a análise das Contas se são consolidadas ou não. O que estamos a discutir, e isso é o mais importante, são as Contas da SAD.
    A cambada da "instituição" quer referir-se a outra coisa. às Contas de outras sociedades do nosso Clube que NÃO SÃO detidas pela SAD. Dessas sabemos nós, e estão bem de saúde.
    Termino com uma frase de uma crónica que coloquei ontem no Mística Azul e Branca.
    As nossa, são más, as da "instituição", péssimas e as dos Calimeros, um descalabro!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas amigos.
    Sem nada perguntar, graças as perguntas do João Carlos e às respostas do José Lima, fiquei a saber mais umas coisinhas sobre guito e como funcionam essas coisas, e mais umas coisas para esfregar nas ventas dos brumelhos. Obrigado amigos.

    Quanto à situação da instituição, amigos, deixem que lhes diga uma coisa, que temo que vá acontecer e será p mais provavel, o orelhas e cia, não estão minimamente preocupados com as contas e muito menos em as reduzir, querem saber porquê? Porque aposto que quando as coisas começarem mesmo a apertar alguem fará a amnistia e o perdão dos pagamentos, como foi o caso do pagamento das outras dividas com ações que valiam zero até que a podre da besta velha lhes perdoou a divida, assim serão liquidadas as contas deles, aposto com quem quiser..

    grande abraço aos dois e a todos os que nos visitam, pena não comentarem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Artur pelas suas amáveis palavras.
      Se algum dos comentadores quiser ler o RC, ele está em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT40033.pdf
      Chamo especial atenção para a página 10 onde aparecem as sociedades que fazem parte da consolidação.
      Abraço

      Eliminar
  5. Desculpem amigos.
    As sociedades que fazem parte da SAD estão na página 20.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo Lima, obrigado pelo seu brilhantismo!!! Fiquei bem mais esclarecido!!
    Amigo eu sei bem que somos lidos!! Não fosse eu um seguidor atento!! Infelizmente não consegui escrever durante uns tempos mas penso consiguir voltar à rotina habitual!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Com a ajuda de todos voces, conseguiremos atingir os objectivos e os patamares que tanto anseio, com calma, humildade e dedicação, juntos conseguiremos, pois ESTE É O NOSSO DESTINO.

    Grande abraço a TODOS os colaboradores e amigos e todos os que nos visitam diariamente, só falta comentarem...

    ResponderEliminar

Golaço marcado por...