sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O ESTRANHO CASO DA FICHA DESAPARECIDA


Acompanhando os blogues afectos à “instituição”, não me surpreendeu que aparecesse outro candidato a disputar as eleições com LFV. Eram por demasiado evidentes os sinais de insatisfação dos sócios com a pobreza dos resultados desportivos conseguidos nos 10 anos de mandatos do senhor. As sondagens, depois de Rui Rangel ter admitido que se apresentará ás urnas, indiciam que pelo menos metade dos sócios votará nele. A dúvida está em saber se os 50% de votantes que se apresentarão no acto eleitoral (podem ser daqueles que apenas tem 1 ou 5 votos) chegam para as encomendas.

Juiz e Mestre em Direito, Presidente da Associação de Juízes pela Cidadania, Rui Rangel não me parece talhado para aquele cargo. Sabendo-se que o presidente do clube e o vice-presidente, farão parte da Direcção da SAD, e que o Futebol hoje é um negócio que movimenta milhões, desconheço a sua competência para a recuperação financeira de duas entidades falidas (Clube e Sad).

Dando de barato o “pormenor” dos 10.000 votos (é tamanho o descontentamento que não será difícil arranjá-los), e mais interessante do que isso, é o desaparecimento da sua ficha de inscrição de associado. Os Estatutos recentemente alterados pelo senhor Vieira mais a corja que o acompanha obrigam a que o candidato à presidência da “instituição” tenha mais de 43 anos de idade e 25 anos ininterruptos (depois da maior idade) de filiação clubista. Como é importante verificar esta condição, levou à hora a que escrevo esta crónica (23:00 horas de sexta-feira), a uma reunião de emergência do presidente da Mesa da Assembleia-geral, Luís Nazaré, com a sua estrutura, da qual não se conhecem as conclusões, isto é, se Rangel é ilegível.

Alguns apoiantes meio envergonhados também não auguram nada de bom. João Carvalho é um faz-que-vai-mas-não-vai. Manuel Boto, além de ter feito parte da Comissão destes Novos Estatutos (circunstância que só por si atesta a qualidade anti-democrática do senhor) não existe. Fernando Tavares que geriu as actividades pseudo amadoras saiu em rotura com o actual presidente. Fala-se também de José Veiga, conhecido fornecedor de carne ensacada, para dirigir a estrutura do futebol.

Do outro lado da barricada, que é como quem diz, do lado da Companhia de Circo, é apontado o nome de José Eduardo Moniz, funcionário da Ongoing, que tem como principal accionista, Isabel Rocha dos Santos, mãe do presidente Nuno Vasconcellos. A Ongoing é o segundo principal accionista da PT com credibilidade suficiente junto da Banca e/ou dos Fundos de Investimento a que a “instituição” está habituada a recorrer. E ninguém melhor do que a PT, de braço dado com Joaquim Oliveira, (tem 50% da SportTV), para gerir a questão das transmissões televisivas.

O senhor Vieira que anda com as 250 Casas do Benfica nas palminhas, só ali, pode ir buscar 10 mil votos. Como é sabido cada Casa vale 50 votos, independentemente da vontade pessoal dos filiados. O que interessa à maioria dos sócios são vitórias. Não querem saber das Contas para nada, pouco lhes importa o que devem à Banca, cujos compromissos já vão até 2024! Se nesta semana de campanha o senhor Vieira mais a poderosa máquina publicitária dos pasquins que andam com ele ao colo, conseguirem vender-lhes outra vez “o projecto”, lá o teremos (como espero) a comandar o Titanic.

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Golaço marcado por...